logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Aditamento FIES 2016 - Guia completo

por Gustavo Stein em 10/03/16 1,4 mil visualizações

Se você participa do FIES, já deve ter ouvido falar em aditamento. É um assunto que surge todo semestre durante o período de matrículas e, por ser um pouco complicado, acaba confundindo muita gente. Vamos tentar explicar de um jeito resumido do que se trata e os passos que você deve seguir para resolver isso logo!  

Aditamento FIES 2016 - O que é?

O aditamento, também conhecido como renovação semestral, é um processo que todo aluno que recebe financiamento do FIES deve fazer para renovar seu contrato. O procedimento do aditamento deve ser feito no início de cada semestre e garante o financiamento para o próximo semestre letivo.   

Tipos de aditamento

Existem duas modalidades de aditamento: o simplificado e o não-simplificado. O aditamento simplificado ocorre quando o seu contrato de financiamento não sofre alterações. Ou seja, quando você não precisa alterar nenhum dado importante no seu cadastro/contrato. Já o aditamento não simplificado, como você já deve ter imaginado, é quando alguma informação precisa ser alterada. A seguir, você fica sabendo o passo-a-passo para cada uma das modalidades.   

Como fazer o Aditamento FIES 2016?

Para dar início ao processo, você vai precisar acessar o SisFIES e preencher os dados necessários. Após o preenchimento dos dados, você terá que confirmar se todas as informações estão corretas. Se algum dado estiver incorreto, você vai precisar entrar em contato com a CPSA da sua instituição de ensino e solicitar a correção dos erros.

CPSA: Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. É uma comissão, formada por cinco membros do corpo docente, discente e administrativo da Instituição de ensino. A CPSA é responsável por validar as informações dos estudantes no processo de inscrição. Também é responsável pelo aditamento de renovação dos contratos do FIES.

Estando tudo ok, você pode confirmar a solicitação de aditamento e, em seguida, você será informado se o seu caso é simplificado ou não simplificado.

Aditamento simplificado: Você só precisa dirigir-se até a CPSA da sua instituição de ensino e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente da Comissão e seu processo estará finalizado.

Aditamento não simplificado: Será necessário comparecer à CPSA da sua Instituição de Ensino para retirar o DRM assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente. Em seguida, para finalizar o processo, será necessário dirigir-se ao banco ou instituição financeira portando os documentos necessários (informe-se na CPSA) e acompanhado do fiador ou responsável, quando for o caso.

 

Cuidado para não Perder o Prazo!

Lembrando que, mesmo que a matrícula do seu curso seja anual, é necessário efetivar o aditamento semestralmente. O procedimento parece ser complicado, mas é de extrema importância para quem recebe o financiamento.

Atenção: A falha em efetuar o aditamento pode acarretar na perda do benefício.

Por isso, fique atento aos prazos! Normalmente o período para solicitações acaba em 30 de abril (para o primeiro semestre) e 31 de Outubro (para o segundo semestre), mas os prazos podem variar. Para garantir, informe-se com a sua instituição de ensino e através do portal do Fies

Para mais informações, você pode visitar esse guia Aditamento Fies.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54