logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Ranking de Partidos Políticos por Escolaridade dos Candidatos a Prefeitos

por Adriana Nakamura em 30/09/16 1,6 mil visualizações

No Brasil, não é exigido grau mínimo de escolaridade para candidatar-se a cargos públicos. Ainda assim, como já falamos aqui no post sobre quais faculdades fizeram os presidentes do Brasil, vimos que entre aqueles que não tiveram formação militar, apenas o Lula não chegou a entrar no Ensino Superior.

Desta vez, fomos atrás do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para coletar informações sobre a escolaridade dos candidatos a prefeitos nestas eleições, de 2016. Veja só os resultados.

Candidatos à Prefeitura: Partido x Escolaridade

Se considerarmos os candidatos por partido político, veremos que, como só tem 1 candidato, o Partido Novo aparece no topo da tabela, com 100% dos candidatos com nível de escolaridade superior. Na sequência, vem a Rede Sustentabilidade, com 69% dos seus 155 candidatos a prefeitos com faculdade. Em 3º lugar aparece o PSTU, com 67% de seus candidatos a prefeitos com Ensino Superior.

Os partidos que reúnem os candidatos a prefeitos com menor escolaridade são PT do B, PSL e PRB. De um total de 119 candidatos pelo PT do B, último da tabela, 15% não concluíram o Ensino Fundamental e 39% cursaram o nível superior. Entre os candidatos do PSL e do PRB, 58% dos filiados a cada um desses partidos não fizeram faculdade.

Confira o grau de escolaridade dos candidatos a prefeitos por partido nestas eleições.

Elaborado pelo Quero Bolsa com base em dados do TSE.


Candidatos à Prefeitura: Estado x Escolaridade

Analisamos também a distribuição dos candidatos a prefeitos por Estado e verificamos suas escolaridades. O estado que mais apresenta candidatos a prefeitos que cursaram o Ensino Superior é o Mato Grosso do Sul, onde 65% deles fizeram faculdade, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro.

Curiosamente, enquanto o Mato Grosso do Sul lidera, aparecendo no topo da tabela, na ponta oposta, com candidatos com menor escolaridade, está o seu vizinho Mato Grosso, com 41% dos candidatos a prefeitos com curso superior.

Elaborado pelo Quero Bolsa com base em dados do TSE.


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54