logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Estude jogando: 11 jogos para estudar pro Enem

por Adriana Nakamura em 14/10/16 89 mil visualizações

Sabe quando bate aquele cansaço de tanto estudar, mas, ao mesmo tempo, se você parar para jogar um joguinho, vai ficar se sentindo culpado, porque o Enem está chegando e você deveria estar estudando? Ai, que dilema… Pensando nesses momentos, a gente decidiu mostrar algumas soluções para salvá-lo!

Que tal estas dicas de jogos para estudar para o Enem? A ideia não é substituir as apostilas, mas reforçar o conteúdo de forma interativa, para estudar sem perceber! Vamos lá?

#1

Tema: Independência do Brasil.

O jogo: Um game simples de tabuleiro, ótimo para distrair a cabeça e jogar sem compromisso. A cada casa, um quiz sobre o processo histórico que culminou na independência do Brasil – e algumas curiosidades pelo caminho.

Disponível on-line: Clique aqui para jogar!

#2

Temas: Guerras da Antiguidade, Colonização Europeia.

O jogo: Esta série de jogos de estratégia em tempo real é ambientada em contextos de eventos ocorridos na Europa, África e Ásia, da Idade da Pedra à Antiguidade Clássica. O jogo passa por guerras da Antiguidade, pelas conquistas militares da Idade Média, pelo começo da Idade Moderna e pela conquista espanhola do Império Asteca. Também são exploradas épocas pré-modernas, com seus períodos de colonização europeia da América e sua expansão por nações asiáticas. Há ainda os jogos relacionados à série principal, como Age of Mythology, que contém elementos das mitologias grega, egípcia e nórdica.

Disponível para*: Microsoft Windows, iOS, PlayStation 2.

*Diferentes versões podem não rodar em todas as plataformas.

#3

Tema: Crise econômica na Europa.

O jogo: Como presidente do Banco Central Europeu e da União Europeia, o jogador é responsável por salvar a zona do Euro e a economia global. De forma leve, o game explora temas complexos, como taxas de juros e negociações diplomáticas. A historinha contada na abertura para contextualizar o jogo resume as causas da crise econômica que atingiu a Europa no início desta década, tendo a Grécia como foco.

Disponível on-line: Clique aqui para jogar!

#4

Temas: Terceira Cruzada, Renascimento, Revolução Francesa.

O jogo: A série já tem em sua linha principal quase uma dezena de lançamentos. Os jogos contam a história de um personagem que se torna assassino profissional, com ‘acesso’ às memórias de ancestrais de grandes assassinos da história, como Altaïr Ibn-La’Ahad, um assassino da Terceira Cruzada que ajudou o sultão Saladino a expulsar os cruzados liderados pelo rei Ricardo I da Terra Santa; Ezio Auditore da Firenze, assassino italiano que viveu na época do Renascimento, aliado de Leonardo da Vinci; Connor, assassino da Revolução Americana que se uniu ao presidente dos EUA, George Washington, para expulsar os britânicos das Treze Colônias, realizando a Declaração da Independência. Também aparecem figuras como Napoleão Bonaparte, Karl Marx e Vladimir Lenin.

Disponível para*: Android, HP Java, iOS, Mac OS X, Microsoft Windows, Nintendo DS, Nokia, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Portable, PlayStation Vita, Symbian, webOS, Wii U, Windows Phone, Xbox 360, Xbox One.

*Diferentes versões podem não rodar em todas as plataformas.

#5

Temas: Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Vietnã.

O jogo: A série de jogos de tiro em primeira pessoa Call of Duty (CoD) é ambientada em cenários de guerra. Call of Duty, Call of Duty: United Offensive, Call of Duty 2 e Call of Duty 3 têm como cenário a Segunda Guerra Mundial. Nesses jogos, é possível imergir em fatos históricos como a defesa do território russo pelo Exército Vermelho e a Batalha da Normandia, em cenários europeus e norte-africanos, na pele de um soldado americano, inglês, soviético, canadense ou francês. Depois de passar pela Modern Warfare, a série Black Ops retorna ao contexto da Segunda Guerra. Call of Duty Black Ops traz elementos da Guerra Fria e da Guerra do Vietnã.

Disponível para*: Android, BlackBerry, iOS, Microsoft Windows, Nintendo DS, Nintendo GameCube, Nokia N-Gage, OS X, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Portable, PlayStation Vita, Wii, Wii U, Xbox, Xbox 360, Xbox One.

*Diferentes versões podem não rodar em todas as plataformas.

#6

Tema: Tabela Periódica.

O jogo: Trata-se de um jogo com as mesmas regras do Sudoku tradicional, mas no lugar de números, você encontra elementos da tabela periódica. Elementos iguais não podem aparecer na mesma linha nem na mesma coluna. A pontuação fica armazenada num ranking on-line. Então, se você gosta de competir, vale a pena arriscar!

Disponível on-line: Clique aqui para jogar!

#7

Tema: Guerra do Vietnã.

O jogo: Neste terceiro jogo da série Conflict, um grupo de soldados americanos, cada um com uma habilidade diferente, controlados pelo jogador, perde-se do batalhão durante a Ofensiva do Tet, em 1968. A missão é voltar ao “território amigo”.

Disponível para: Microsoft Windows, Nintendo GameCube, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox, Xbox 360, Cloud (OnLive).

#8

Tema: Interpretação de textos.

O jogo: Atravessar um campo de asteróides para chegar ao Ensino Superior é o objetivo deste jogo. Cada vez que você acerta um tiro nos meteoritos vermelhos, abre uma charada literária. Se você acertar, tem seu poder de tiro aumentado.

Disponível on-line: Clique aqui para jogar!

#9

Tema: Revolução Industrial.

O jogo: Este é um game de construção e gerenciamento de cidades, no qual o jogador é imerso na Europa contemporânea no contexto da Revolução Industrial e é responsável por administrar cidades à beira da industrialização, presenciando, em pequena escala, o desenvolvimento e as mudanças sociais, ambientais e políticas que aconteceram nas cidades àquela época.

Disponível para: Microsoft Windows. Clique aqui para baixar.

#10

Tema: Movimento Cabano.

O jogo: Ambientado no contexto do Movimento Cabano, que aconteceu no século XIX no Pará, o jogo divide-se em três etapas, que representam o período pré-revolucionário, a fase de conflito armado e a tomada do poder em Belém.

Disponível para download: Clique aqui para baixar.

#11

Tema: Revolução Francesa.

O jogo: Trata-se de um game de simulação que tem como pano de fundo o universo do século XVIII, no contexto da Revolução Francesa. O jogador assume o papel de Jeanne, órfã cujo pai era defensor dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, em oposição ao Regime Absolutista da época. Você tem a opção de escolher se lutará ao lado dos girondinos a fim de reaver os bens da família de Jeanne, perdidos quando seu pai aliou-se ao movimento revolucionário, ou se seguirá os jacobinos a fim de derrubar o Absolutismo.

Disponível para: Microsoft Windows e Linux. Clique aqui para baixar.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54