logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Mapas Mentais: um canivete suíço para sua mente

por Felipe Tuyama em 07/09/15 4,1 mil visualizações

Tony Buzan é autor de "O Poder da Inteligência", "O Poder da Inteligência Criativa", entre outros.

Memorizar o conteúdo que estudamos pode ser um desafio, num mundo tão cheio de distrações e assuntos que demandam nossa atenção. Com a técnica de Mapas Mentais, é possível melhorar significativamente sua capacidade de memorização.

Criados na década de 70 pelo escritor inglês Tony Buzan, a técnica dos mapas mentais consiste em construir fichas ilustradas para dar forma às ideias que pretendemos fixar. O Mapa Mental é essencialmente um diagrama hierarquizado de informações, no qual podemos facilmente identificar as relações e os vínculos entre as informações.

Para criar um mapa mental com base em qualquer assunto, devemos começar no centro de uma folha em branco, com uma palavra ou desenho, caso tenha facilidade de desenhar, representando o tema e, a partir daí, expandir em ramos de, pelo menos, 3 cores diferentes.

Segundo Tony, os ramos não devem ser linhas retas e sim, curvos, como galhos. O motivo é o mapa mental tentar reproduzir no papel o que acontece no cérebro quando desenvolvemos uma ideia: ele centraliza o tema e irradia os pensamentos a partir dali, o que não acontece linearmente.

Para ilustrar melhor, buscamos um mapa mental pronto, direto do site de Tony Buzan (em inglês).

Toda esta estrutura trata-se, portanto, de um mapa sobre mapas mentais. Note que em cada ramo há apenas uma palavra ou imagem, para facilitar a assimilação e para aumentar as possibilidades de novos ramos.

No vídeo abaixo, legendado em português, Tony dá uma breve explicação sobre o processo:

https://www.youtube.com/watch?v=3GfoPnX2MxE

Tony Buzan, nasceu em 1942, em Londres, formado na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), desempenhou funções de conselheiro em departamentos governamentais e empresas multinacionais, incluindo equipes olímpicas de atletismo, remo e xadrez. Seu sucesso veio com as séries de televisão Use Your Head, na BBC e In Search of Genius, na BBC2. Atualmente, Tony é conferencista no mundo todo. Sua obras estão publicadas em mais de cem países e em trinta línguas diferentes.

Se você quer entender ainda mais sobre o assunto, leia este Manual de Aprendizagem e Desenvolvimento de Inteligências, elaborado em 2005, por Walther Hermann e Viviani Bovo.

Estudar sempre traz desafios, mas ferramentas como essa ajudam a deixar tudo mais claro, simples, colorido e divertido.

Sobre o autor
author
Felipe Tuyama

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54