logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Notas de corte das engenharias: qual é a menos concorrida pelo Sisu?

por Adriana Nakamura em 20/07/16 26 mil visualizações

No primeiro semestre de 2016, a relação candidato/vaga da Engenharia Química foi a mais baixa entre as 10 engenharias com maior número de inscritos pelo Sisu. No entanto, na média histórica, a menor concorrência é por uma vaga na Engenharia de Alimentos.

Notas de corte das engenharias

Quando você pergunta qual a profissão de uma pessoa e ela diz que fez engenharia, você pode até se satisfazer com a resposta, no entanto há muito mais variações envolvidas nessa afirmação do que pode parecer. Apenas a Escola Politécnica da USP tem 17 cursos diferentes de engenharia, mas já existem mais de 30 divisões possíveis no Brasil.

Entre as dez mais populares do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão: Civil, Mecânica, de Produção, Elétrica, Florestal, de Alimentos, Ambiental, de Controle e Automação, Química e de Computação.

Veja também: Teste Vocacional de Engenharia Civil

Concorrência

Se você pretende prestar uma delas, saiba que a menos concorrida pelo Sisu no primeiro semestre de 2016 foi a Engenharia Química , com 12 candidatos por vaga. Na sequência veio a Engenharia de Computação (13 por vaga), a Engenharia de Alimentos (14 por vaga), as Engenharias Elétrica e Ambiental (16 por vaga), a Engenharia Florestal (17 por vaga), a Engenharia de Produção (19 por vaga) e as Engenharias Mecânica e de Controle e Automação (20 por vaga). A engenharia mais concorrida dessa lista em 2016.1 foi a Civil , com 28 concorrentes por cada vaga.

Notas de corte das engenharias

No entanto, na média histórica até 2015, a engenharia menos concorrida entre essas dez modalidades é a de Alimentos , com 18 candidatos por vaga nas provas do primeiro semestre, e 23 candidatos por vaga nas provas do segundo semestre.

Média Histórica Sisu - Relação Candidato/Vaga

Curso

Provas do 1º semestre  

Provas do 2º semestre  

Engenharia Ambiental

23,8 candidatos/vaga

31,1 candidatos/vaga

Engenharia Civil

37,3 candidatos/vaga

61,7 candidatos/vaga

 Engenharia de Alimentos

18,4 candidatos/vaga

22,9 candidatos/vaga

Engenharia de Computação *

20,1 candidatos/vaga

48,5 candidatos/vaga

Engenharia de Controle e Automação

26,4 candidatos/vaga

36,1 candidatos/vaga

Engenharia de Produção

26,1 candidatos/vaga

41,1 candidatos/vaga

Engenharia Elétrica

20,5 candidatos/vaga

28,7 candidatos/vaga

Engenharia Florestal

20,2 candidatos/vaga

24,9 candidatos/vaga

Engenharia Mecânica

24,8 candidatos/vaga

32,8 candidatos/vaga

Engenharia Química

20,3 candidatos/vaga

32,7 candidatos/vaga

*A Engenharia de Computação entrou no Sisu na terceira edição da prova, portanto suas médias são referentes ao período de 2011 a 2015.

Uma observação interessante é que a concorrência nas provas do primeiro semestre do Sisu vem caindo desde 2013 nesses dez cursos, com exceção da Engenharia de Alimentos, cuja concorrência manteve-se estável do primeiro semestre de 2013 para o mesmo período de 2014.

Já nas provas do segundo semestre, ela costuma ser mais alta. Em 2014.2 foram registradas as maiores relações candidato/vaga em 8 desses 10 cursos. Apenas a Engenharia Química teve sua maior concorrência registrada no segundo semestre de 2012, e a Engenharia de Controle e Automação teve o exame mais disputado no segundo semestre de 2013.

Nota de corte

A nota de corte do Sisu é a pontuação mínima que o candidato precisa obter na prova do Enem para participar do processo de seleção.

As médias das notas de corte das dez engenharias de maior interesse dos inscritos no Sisu variaram de 642 a 756 ao longo dos anos.

Historicamente, as mais altas notas de corte são para os inscritos em Engenharia Química . A média só foi ultrapassada pela Engenharia Civil no segundo semestre de 2015.

Já as mais baixas notas de corte sempre foram registradas pela Engenharia Florestal.   

Notas de corte das engenharias

Agora que você já sabe quais são as engenharias mais fáceis e as mais difíceis de conquistar uma vaga em instituições públicas do Brasil pelo Sisu, ficou mais fácil de escolher?

Bolsas de estudo para Engenharia

No Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 75% de desconto para vários cursos de Engenharia em mais de mil faculdades no Brasil inteiro. Confira algumas instituições:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54