Biotecnólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que alia tecnologia às ciências biológicas em vários setores econômicos

Profissional utiliza conhecimentos sobre o funcionamento de sistemas biológicos.

biotecnólogo

Sobre a profissão

O biotecnólogo é o profissional que pesquisa, cria e implementa soluções tecnológicas a partir da manipulação de sistemas biológicos, associando conhecimentos das ciências biológicas e das ciências naturais e exatas. 

Em seu trabalho, o biotecnólogo pode trabalhar com criação de vacinas, desenvolvimento genético de plantas, pesquisa de bactérias e microorganismos prejudiciais ao ser humano, produção de medicamentos, produção de combustíveis e biocombustíveis, entre outros. Trata-se de uma carreira multidisciplinar, já que pode atuar em diferentes setores econômicos.

Devido ao fato de o biotecnólogo ser um profissional que encontra espaço em diferentes setores econômicos, não há apenas uma possibilidade de atuação.

É mais comum verificar a atuação do biotecnólogo no agronegócio, onde busca trabalhar pelo aprimoramento genético de plantas e pelo combate às pragas; na área da saúde, onde apoia no desenvolvimento de medicamentos, vacinas, estudos sobre vírus e bactérias, entre outros; na indústria, onde pode trabalhar com produção de alimentos e bebidas, em refinarias de combustíveis etc.

O salário médio de um biotecnólogo no país é de R$ 2.759,52, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O biotecnólogo pode trabalhar em empresas, indústrias e instituições de pesquisa.

Por que ser um Biotecnólogo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Biotecnólogo

    Como se tornar um Biotecnólogo?

    O biotecnólogo deve se formar em um curso relacionado à área, como em Biotecnologia ou em Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Bioprocessos, Ciências Biológicas,

    entre outros, Posteriormente, o profissional deve adquirir experiência no setor por meio de pesquisa acadêmica, estágios e processos seletivos em geral. Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Biotecnologia, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.