Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de projetar, planejar, construir e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, e em correspondência às necessidades sociais.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para trabalhar com no desenvolvimento de projetos de edifícios, de urbanismo e de paisagismo e, ainda, em restauração de monumentos, em estudos de impactos ambientais e arquitetura de interiores.
No mercado de trabalho, o arquiteto pode atuar no setor público, em empresas de arquitetura, construtoras, no setor educacional e de pesquisa, em organizações não governamentais ou como autônomo.
Como é a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?
O curso de Arquitetura e Urbanismo reúne disciplinas da área de exatas e ciências humanas. Embora o primeiro semestre seja mais teórico, o aluno passará a colocar a mão na massa já a partir do segundo. Softwares que simulam edificações e reforma de ambientes farão parte do seu dia a dia.
Ao fim dessa formação, a pessoa será capaz tanto de compreender os processos e produtos envolvidos na construção do habitat humano, quanto de uma visão histórico-crítica da realidade.
A duração média do bacharelado de Arquitetura e Urbanismo é de 5 anos. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Qual a grade curricular de Arquitetura e Urbanismo?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Arquitetura e Urbanismo em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Arquitetura e Urbanismo?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Arquitetura e Urbanismo tem seu conteúdo dividido em dois núcleos, além do Trabalho de Conclusão de Curso.
No Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação está inserida a base teórica necessária para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. Esse núcleo será integrado por:
- Estética e História das Artes;
- Estudos Sociais e Econômicos;
- Estudos Ambientais;
- Desenho;
- Meios de Representação e Expressão.
Já o Núcleo de Conhecimentos Profissionais será composto por áreas do conhecimento destinadas à caracterização da identidade profissional. Esse eixo de ensino será constituído por:
- Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo;
- Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo;
- Planejamento Urbano e Regional;
- Tecnologia da Construção;
- Sistemas Estruturais;
- Conforto Ambiental;
- Técnicas Retrospectivas;
- Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo;
- Topografia.
Os núcleos de conteúdos poderão conter atividades práticas e teóricas, individuais ou em equipe. Isso inclui aulas teóricas, conferências e palestras, produção em ateliê, viagens de estudos, visitas a canteiros de obras, pesquisas e atividades extracurriculares.
Quanto custa uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo?
O valor do curso de Arquitetura e Urbanismo pode variar bastante. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 135,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Quais cidades têm cursos de Arquitetura e Urbanismo?
Procure o curso de Arquitetura e Urbanismo ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Tipo de modalidade
Qual a sua localização?
Prefere alguma faculdade?
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Cursos EaD
- Mogi das Cruzes
- São José dos Campos
- Curitiba
As principais cidades com o curso de Arquitetura e Urbanismo
- Direito
- Administração
- Ciências Contábeis
- Logística
- Marketing
- Publicidade e Propaganda
Alguns cursos similares ao Arquitetura e Urbanismo
Sobre a carreira de Arquitetura e Urbanismo
Saiba tudo sobre a profissão de ArquitetoO que faz o profissional de Arquitetura e Urbanismo?
O arquiteto elabora planos e projetos associados à Arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias e analisando dados e informações.
O profissional de Arquitetura e Urbanismo fiscaliza e executa obras e serviços, e desenvolve estudos de viabilidade financeira, econômica e ambiental. Pode prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como estabelecer políticas de gestão.
Ele pode trabalhar em empresas de construção civil ou órgãos públicos, bem como ter seu próprio escritório. Com sua formação, pode assumir desde uma reforma de um cômodo até grandes construções.
Uma das possibilidades para esse profissional é a arquitetura de interiores, em que deverá projetar ambientes levando em conta sua harmonia, ventilação, conforto e segurança. Trabalhando com paisagismo, o arquiteto poderá projetar espaços abertos, como jardins, praças e parques. Outra área possível é a de restauração de prédios antigos e fachadas.
Arquitetos também podem atuar no planejamento urbano, o que inclui obras de mobilidade, resolução de problemas resultantes da expansão populacional e planejamento de novos bairros, entre outras coisas.
Onde o profissional de Arquitetura e Urbanismo pode trabalhar?
O trabalho do profissional de Arquitetura e Urbanismo é exercido em atividades econômicas como a da construção civil, de empresas imobiliárias, industriais e de serviços.
Desenvolve-se tanto de forma individual como em equipe especializada ou multidisciplinar. Pode exercer sua profissão na condição de empregado com carteira assinada ou como autônomo, com prestação de serviços.
O arquiteto pode trabalhar em empresas e escritórios de médio e grande porte do setor privado, em empresas e órgãos administrativos do setor público, em institutos de pesquisa e planejamento urbano, em instituições ligadas ao patrimônio histórico e na área ambiental.
Quanto ganha um profissional de Arquitetura e Urbanismo?
O salário médio de um Arquiteto no Brasil é de R$ 4.822,76 . Os estados onde a profissão de Arquiteto têm os melhores salários são Distrito Federal, Rio de Janeiro e Amazonas.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Arquiteto .
Como ingressar na profissão de Arquitetura e Urbanismo
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Arquitetura e Urbanismo?
Para poder atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o arquiteto precisa estar regularmente inscrito no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Arquitetura e Urbanismo?
As principais características do profissional de Arquitetura e Urbanismo, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Arquitetura e Urbanismo
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Arquitetura e Urbanismo foram: