Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex: 8h-23h
Sábado: 10h-14h

Aceitamos ligação de celular.

Home57C77C78-8763-4FB7-A3CC-F103BFBA018E Lista de Cursos

Engenharia de Mobilidade

Resumo do curso

*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Engenharia de Mobilidade

O curso de Engenharia de Mobilidade forma profissionais capazes de lidar com as necessidades atuais de transporte de pessoas e materiais de forma harmônica, estratégica e efetiva.

O aluno graduado neste curso pode desenhar projetos que visem o maior alcance possível na eficiência das operações das redes de transporte. Ele se importa com os impactos econômicos, de qualidade de vida e de melhoria para as cidades e sociedades.

O engenheiro de mobilidade trabalha com uma visão humanística, que se integra ao local em que planeja, projeta e executa seus empreendimentos. É um profissional moderno e antenado com uma das maiores questões atuais na engenharia e no planejamento de cidades.

Estudante de Engenharia de Mobilidade sentado na mesa

Quer saber tudo sobre Engenharia de Mobilidade? Aqui no Quero Bolsa, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta. E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 70% de desconto.

Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.

Garanta sua bolsa de estudo.

Veja como é simples:

1

Encontre sua bolsa de estudo abaixo

2

Faça sua pré-matrícula online

3

Economize até o fim do curso

Qual a sua localização?
Qual curso você está buscando?

Até quanto pode pagar?

Prefere alguma faculdade?

O que faz o Profissional de Engenharia de Mobilidade?

O engenheiro de mobilidade projeta e executa a construção, o monitoramento e a manutenção da infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária.

Dentro dos centros urbanos, sua função é zelar pelar sinalização viária e pela organização e do planejamento do transporte urbano, com a intenção de dar melhor fluidez ao tráfego e sugerir obras de mobilidade necessárias.

Como é o curso de Engenharia de Mobilidade?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdo básicos, um de profissionalizantes e um de específicos.

Os conteúdos básicos a todos as engenharias compõem 30% da carga horária mínima e envolvem algumas das seguintes áreas: Matemática, Física, Fenômenos de Transporte, Mecânica dos Sólidos, Eletricidade Aplicada, Química, Economia e Humanidades.

Outros 15% da carga horária de Engenharia de Mobilidade são ocupados com conjuntos de conteúdos profissionalizantes. A instituição de ensino os define com base em conjuntos coerentes, assim como também escolhe os conteúdos profissionalizantes.

Algumas das áreas com disciplinas oferecidas especificamente para o aluno de Engenharia de Mobilidade são:

  • Mobilidade Urbana. Sustentabilidade e Licenciamento;

  • Engenharia de Transportes e Sistemas (Portos, Hidroviários, Aeroportos, Metroviários, etc.);

  • Operação e Manutenção em Sistemas de Transportes.

É obrigatório realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e participar de estágio supervisionado por ao menos 160 horas. A graduação tem duração média de cinco anos.

Faça carreira em Engenharia de Mobilidade

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Engenharia de Mobilidade pode atuar nas esferas de planejamento governamentais ou em empresas de construção civil especializada em obras dos setores automotivo, metroviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo e espacial, de infraestrutura, transportes e logística.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Além de curso superior na área devidamente reconhecido pelo MEC, é exigido que o engenheiro de mobilidade tenha registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para ser autorizado a trabalhar.


Quais são as principais competências pessoais do Profissional de Engenharia de Mobilidade?

As principais características do profissional deEngenharia de Mobilidade, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Trabalhar em equipe;

  • Capacidade de negociação;

  • Raciocínio lógico;

  • Visão sistêmica;

  • Raciocínio matemático;

  • Criatividade;

  • Dinamismo;

  • Capacidade de liderança;

  • Capacidade de decisão;

  • Visão espacial;

  • Usar equipamentos de proteção individual (EPI);

  • Controlar situações adversas.

Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Engenharia de Mobilidade