Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Gastronomia

Saiba tudo sobre o curso de Gastronomia e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Gastronomia no notebook
Média Salarial: R$ 3.270,92
Duração: de 2 a 4 anos
Bolsas: a partir de R$ 56,00
Ver bolsas de até 88%

Sobre o curso de Gastronomia

Última atualização: 20/03/2024

A Gastronomia é o campo do conhecimento que engloba a culinária, bebidas e aspectos culturais relacionados à alimentação. Ele é aplicado em contextos culinários para a preparação de pratos.

O curso de Gastronomia tem o objetivo de formar profissionais capazes de conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias em diferentes contextos de serviços de alimentação. Os alunos aprendem a montar pratos, aplicar técnicas culinárias diversas e a valorizar a ciência dos ingredientes.

A grade curricular inclui disciplinas que abordam planejamento, controle de custos, coordenação de equipes, segurança alimentar e projetos de montagem de cozinha. Além disso, os estudantes aprendem a utilizar os utensílios, equipamentos e matéria-prima presentes em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Eles também desenvolvem habilidades para articular e coordenar empreendimentos gastronômicos e avaliar as perspectivas do mercado alimentício.

Para o desenvolvimento do curso, é requerida uma infraestrutura mínima por parte da instituição, que inclui biblioteca com acervo específico, laboratório de informática, cozinhas para prática, laboratórios de análise sensorial de alimentos e de bebidas, laboratório de panificação e confeitaria, além de restaurante didático.

Após concluírem o curso, os profissionais de Gastronomia podem trabalhar em centros gastronômicos, embaixadas, empresas de hospedagem e lazer, hospitais, indústria alimentícia, parques temáticos, restaurantes comerciais, institucionais e industriais, entre outros. Também podem atuar como chefes de cozinha.

O programa também oferece a possibilidade de prosseguimento de estudos na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos por meio de uma pós-graduação. A duração do curso é de 1.600 horas, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do Ministério da Educação (MEC).

Qual a principal função da gastronomia?

A principal função da gastronomia é estudar e explorar a comida de maneira abrangente, envolvendo não apenas a preparação e o consumo de alimentos, mas também aspectos culturais, sociais, históricos, econômicos e científicos relacionados à comida. Algumas das funções específicas da gastronomia incluem:

Exploração Cultural: A gastronomia ajuda a entender as tradições culinárias de diferentes regiões e culturas ao redor do mundo, incluindo ingredientes típicos, técnicas de preparação e pratos tradicionais.

Desenvolvimento de Paladar: Ela promove a apreciação da diversidade de sabores, texturas e aromas dos alimentos, incentivando a experimentação e a descoberta de novos ingredientes e combinações.

Nutrição: A gastronomia pode ser usada para promover uma alimentação saudável e equilibrada, explorando ingredientes nutritivos e técnicas de preparação que preservam os valores nutricionais dos alimentos.

Inovação: Ela estimula a criatividade na cozinha, encorajando a experimentação com novos ingredientes, técnicas de preparação e estilos culinários, contribuindo para o desenvolvimento de novos pratos e tendências gastronômicas.

Sustentabilidade: A gastronomia pode promover práticas sustentáveis na produção, distribuição e consumo de alimentos, incluindo o uso de ingredientes locais e sazonais, o combate ao desperdício de alimentos e a adoção de práticas agrícolas eculinárias ambientalmente responsáveis.

Os tipos de formação para o curso de Gastronomia são: bacharelado , tecnólogo , pós-graduação e técnico .

Como é o curso de Gastronomia?

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gastronomia deve preparar o profissional para, entre outros itens:

  • Conceber planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação;

  • Criar preparações culinárias e valorizar a ciência dos ingredientes;

  • Diferenciar e coordenar técnicas culinárias;

  • Validar a segurança alimentar;

  • Identificar novas perspectivas do mercado alimentício;

  • Vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Caso queira dar prosseguimento aos estudos, o aluno pode ingressar numa pós-graduação na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, por exemplo.

A duração da faculdade de Gastronomia é de, em média, 2 anos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do MEC. Entretanto, em grau de bacharelado, a extensão pode ser maior, chegando a 4 anos de formação.

Vale ressaltar que as instituições de ensino superior ofertam, majoritariamente, a formação em Gastronomia em nível tecnológico, resultando em uma carga horária reduzida, de, em média, 1.600 horas.

Ao final do curso, o estudante deve realizar o TCC em Gastronomia (Trabalho de Conclusão de Curso). A atividade é desenvolvida por meio da escolha prévia de um tema por parte do aluno, que deve esmiuçar o conteúdo por meio de uma apresentação oral e textual.

Vale destacar que a disponibilização do TCC por parte da instituição de ensino é opcional. Cabe às faculdades, universidades e centros universitários a categorização da grade curricular e metodologia adotada.

O curso de Gastronomia é disponibilizado em diferentes níveis de formação, como tecnológico, bacharelado e técnico. Em nível tecnológico, o curso possui viés prático, preparando o aluno para uma inserção profissional. Já o bacharelado, com cerca de 4 anos de duração, oferece uma formação mais ampla e aprofundada, abrangendo desde as técnicas culinárias até a gestão de negócios na área de alimentação. Por fim, o curso técnico é mais curto, ideal para quem busca uma rápida capacitação profissional específica na área de cozinha e serviços relacionados à gastronomia.

Qual é a diferença entre gastronomia e culinária?

Gastronomia e culinária são termos relacionados, mas têm significados ligeiramente diferentes:

Gastronomia

: É um campo mais amplo que abrange não apenas a preparação e o consumo de alimentos, mas também aspectos culturais, históricos, sociais, econômicos e científicos relacionados à comida. A gastronomia inclui o estudo dos ingredientes, técnicas de preparação, apresentação dos pratos, tradições culinárias, influências regionais e internacionais, além de aspectos como nutrição, sustentabilidade, marketing e gestão de negócios na área de alimentos e bebidas.

Culinária

: Refere-se especificamente à arte de cozinhar e preparar alimentos. Envolve o conhecimento e a prática das técnicas de preparação, combinação de ingredientes, métodos de cozimento e apresentação dos pratos. A culinária está mais focada na execução prática da preparação de alimentos, enquanto a gastronomia abrange uma compreensão mais ampla e abrangente da comida e de todos os elementos que a envolvem.

Veja, também, ofertas para o curso técnico de Gastronomia.

Qual a grade curricular de Gastronomia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gastronomia em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Atividades Complementares

  • Confeitaria

  • Controle de Qualidade e Conservação dos Alimentos

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Gastronomia?

A gastronomia estuda a preparação de alimentos, aplicando técnicas culinárias e manipulando ingredientes frescos. Por meio desses conceitos, é possível criar pratos que combinem harmoniosamente sabores, texturas e estética visual.

Durante o curso de Gastronomia, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a arte culinária, saúde alimentar, ética e responsabilidade social, planejamento de refeições, nutrição, planejamento de menus, manuseio de alimentos, entre outros. Os estudante também compreendem as técnicas da preparação dos alimentos de forma segura, saudável e criativa, além de estudar as diferentes técnicas culinárias.

Além das aulas teóricas, os alunos também têm a oportunidade de participar de workshops e visitar empresas, restaurantes e indústrias do setor alimentício. Tais experiências permitem que os estudantes se familiarizem com as práticas gastronômicas no setor e adquiram conhecimentos práticos que podem ser aplicados em suas futuras carreiras.

Durante sua formação, o estudante de Gastronomia aprende não apenas a manusear e preparar alimentos, mas também estuda sobre gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia e muito mais.

No curso de Gastronomia, o aluno estuda, entre outras possibilidades, as seguintes disciplinas:

  • Confeitaria

  • Controle de Qualidade e Conservação dos Alimentos

  • Cozinha Fria

  • Estrutura e Funcionamento da Cozinha

  • Estudo das Bebidas

  • Gastronomia Regional Brasileira

  • Gastronomia Vegetariana, Funcional e Sustentável

  • Gestão em Negócios Gastronômicos

  • Harmonização e Criatividade em Cardápios

  • Historia da Alimentação

  • Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia

  • Legislação Aplicada a Hospitalidade

  • Nutrição e Segurança dos Alimentos

  • Organização de Eventos

  • Panificação

  • Planejamento e Elaboração de Cardápios

  • Plano de Negócios

  • Tendências em Gastronomia

Quanto custa uma faculdade de Gastronomia?

As mensalidades da faculdade de Gastronomia variam entre cursos de tecnologia ou de bacharelado. Entre os tecnólogos, é possível encontrar preços que partem de R$ 98,97 e chegam a R$ 1.965,60. Já entre os de bacharelado, as opções variam de R$ 95,01 a mais de R$ 600,00.

Se você deseja ingressar na formação com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e encontre as principais ofertas para o curso em sua região.

Procure o curso de Gastronomia ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 56,00 entre as 1.416 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Gastronomia

O que faz o profissional de Gastronomia?

O profissional de Gastronomia cria e elabora pratos e cardápios, atuando direta e indiretamente na preparação dos alimentos.

Ele também gerencia a equipe de cozinha e planeja as rotinas de trabalho. Pode gerenciar, ainda, os estoques e trabalhar na capacitação de funcionários.

Como se chama a pessoa que é formada em Gastronomia?

A pessoa formada em Gastronomia é chamada de gastrônomo ou gastrônoma, independente do gênero. Este termo é utilizado para descrever alguém que estudou e se formou em gastronomia, adquirindo conhecimento teórico e prático sobre culinária, nutrição, gestão de alimentos e bebidas, entre outros aspectos relacionados à área.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Gastronomia ou profissões nesta área, pergunte na Comunidade Quero . A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da comunidade com as dúvidas sobre cursos e faculdades.

Onde o profissional de Gastronomia pode trabalhar?

O profissional de Gastronomia pode trabalhar em locais como hospitais e spas, restaurantes comerciais, institucionais e industriais, embaixadas e consulados, parques temáticos e cruzeiros marítimos, etc.

Trabalha individualmente ou em equipe, em ambiente fechado, em horários diurno e noturno.

Veja também: Todas as informações sobre o curso de Engenharia de Alimentos no site da Quero Bolsa.

Quem é formado em Gastronomia pode trabalhar em quê?

Um graduado em Gastronomia pode trabalhar em uma variedade de áreas dentro da indústria de alimentos e bebidas, bem como em campos relacionados. Aqui estão algumas opções:

Chef de cozinha: Preparar e criar pratos em restaurantes, hotéis, cruzeiros, resorts, ou mesmo em serviços de catering.

Consultor gastronômico: Oferecer serviços de consultoria para restaurantes, empresas de alimentos, hotéis e outros negócios relacionados à gastronomia, ajudando-os a desenvolver menus, treinar equipe, melhorar a qualidade dos alimentos, etc.

Gerente de alimentos e bebidas: Gerenciar operações de alimentos e bebidas em hotéis, resorts, restaurantes, ou outros estabelecimentos de hospitalidade.

Empreendedor: Abrir e administrar seu próprio restaurante, café, padaria, food truck, serviço de catering, ou empresa de alimentos e bebidas.

Crítico gastronômico: Escrever críticas de restaurantes, livros de receitas, ou artigos sobre comida para mídia impressa, online ou televisiva.

Educação: Ensinar gastronomia em escolas de culinária, universidades, ou oferecer workshops e cursos especializados.

Desenvolvimento de produtos: Trabalhar em pesquisa e desenvolvimento de alimentos, criando novos produtos alimentícios para empresas ou desenvolvendo receitas para empresas de alimentos.

Nutrição: Aplicar conhecimentos em gastronomia para desenvolver planos de alimentação saudável, trabalhando como consultor de nutrição ou em programas de saúde.

Turismo gastronômico: Organizar tours gastronômicos, eventos culinários, ou trabalhar em agências de viagens especializadas em turismo gastronômico.

Veja também: Quanto ganha um Sushiman?

Quanto ganha um profissional de Gastronomia?

O salário médio de um Tecnólogo em Gastronomia no Brasil é de R$ 3.270,92 . Os estados onde a profissão de Tecnólogo em Gastronomia têm os melhores salários são .

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

Ver salários dessa profissão
Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Como ingressar na profissão de Gastronomia?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Gastronomia?

Para atuar, o profissional de Gastronomia precisa apenas do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, já que não é obrigatória a inscrição em nenhum órgão ou conselho da categoria. Também pode seguir cursos de especialização que variam de 200 a 400 horas.

Para o chefe de cozinha, o exercício pleno das atividades costuma acontecer após três ou quatro anos de experiência profissional. Já os tecnólogos em Gastronomia não necessitam de experiência profissional prévia para exercer suas atividades.

O exercício da Gastronomia foi regulamentado em 2015.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Gastronomia?

As principais características do profissional de Gastronomia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Senso de organização e liderança;
Saber delegar tarefas e trabalhar em equipe;
Criatividade;
Controle de situações adversas e capacidade de improvisação;
Auto-controle;
Multiplicar talentos;
Senso estético, capacidade de discriminar odores e paladar apurado.

Nota de corte para Gastronomia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Gastronomia foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Gastronomia
Está com dúvidas sobre Gastronomia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Gastronomia

Tipo de Pergunta
Recentes