Sobre o curso de Jornalismo
O curso de Jornalismo forma profissionais capazes de produzir notícias para meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. Para isso, o estudante deve aprender a investigar, compreender, narrar e informar sobre acontecimentos, fatos ou situações que dizem respeito à sociedade.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para redigir textos, organizar pautas, editar matérias, planejar e executar coberturas jornalísticas e realizar entrevistas. Devido a responsabilidade social da profissão, o estudante de Jornalismo deve ser capacitado como agente da democracia, comprometido com o interesse público, por meio de formação teórica, técnica e ética.
No mercado de trabalho, o jornalista pode atuar em jornais, revistas, emissoras de TV, assessorias de comunicação e portais de internet. Pode exercer sua profissão em diferentes funções, como repórter, fotógrafo, diagramador, redator, editor e até como assessor de imprensa. O jornalista também pode atuar como autônomo e freelancer.
Como é a faculdade de Jornalismo?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Jornalismo possui função social específica, de identidade profissional diferenciada em relação ao campo maior da Comunicação Social e, por isso, segue direcionamento próprio.
De acordo com as diretrizes, as instituições de ensino têm liberdade no planejamento e definição da grade curricular, desde que contemplem os seis eixos definidos como fundamentais para a formação do jornalista. Seguem os eixos e suas funções:
Eixo de fundamentação humanística: capacitar o jornalista para exercer a sua função intelectual de produtor e difusor de informações e conhecimentos de interesse para a cidadania;
Eixo de fundamentação específica: proporcionar ao jornalista clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade de sua profissão;
Eixo de fundamentação contextual: embasar o conhecimento das teorias da comunicação, informação e cibercultura, em suas dimensões filosóficas, políticas, psicológicas e socioculturais;
Eixo de formação profissional: fundamentar o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com as atividades do jornalista no mercado de trabalho;
Eixo de aplicação processual: fornecer ferramentas técnicas e metodológicas para os diferentes suportes do jornalismo;
Eixo de prática laboratorial: adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades inerentes à profissão a partir da aplicação de informações e valores e integrar os demais eixos.
Qual a grade curricular de Jornalismo?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Jornalismo em uma de nossas faculdades parceiras:
Quais cidades têm cursos de Jornalismo?
Procure o curso de Jornalismo ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Tipo de modalidade
Qual a sua localização?
Prefere alguma faculdade?
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Cursos EaD
- Brasília
- Manaus
- Mogi das Cruzes
As principais cidades com o curso de Jornalismo
- Direito
- Administração
- Ciências Contábeis
- Arquitetura e Urbanismo
- Logística
- Marketing
Alguns cursos similares ao Jornalismo
Sobre a carreira de Jornalismo
Saiba tudo sobre a profissão de JornalistaO que faz o profissional de Jornalismo?
O jornalista recolhe, escreve, registra através de imagens e de sons, interpreta e organiza informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos.
Ele faz seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público.
Onde o profissional de Jornalismo pode trabalhar?
O profissional de Jornalismo trabalha exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado.
Costuma desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregado ou autônomo.
Em algumas atividades, o jornalista pode estar sujeito aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos e do ruído intenso, bem como pode desenvolver lesões por esforços repetitivos.
Quanto ganha um profissional de Jornalismo?
O salário médio de um Jornalista no Brasil é de R$ 2.455,86 . Os estados onde a profissão de Jornalista têm os melhores salários são Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Jornalista .
Como ingressar na profissão de Jornalismo
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Jornalismo?
Pela legislação atual, não é necessário diploma em curso reconhecido pelo MEC para o exercício da profissão de jornalista. Entretanto, há discussões no Supremo Tribunal Federal (STJ) para a volta de sua obrigatoriedade.
Geralmente, as empresas contratantes exigem curso superior completo em Comunicação Social ou Jornalismo.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Jornalismo?
As principais características do profissional de Jornalismo, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Jornalismo
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Jornalismo foram: