Sobre o curso de Marketing
O curso de Marketing forma profissionais capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado, traçar e executar estratégias para melhorar a imagem de uma marca ou produto para torná-los mais competitivos, e trabalhar com pesquisa de mercado.
Além disso, o Marketing vem ganhando destaque com o avanço da internet, por inserir as marcas no contexto digital e criar relacionamento com os usuários das redes sociais.
Ao final do curso, o aluno se qualifica como um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas e criar estratégias mercadológicas. Será capaz de acompanhar e analisar todo o processo de venda, desde concepção da ideia de um produto ou serviço até a satisfação do consumidor, a fim de fidelizar clientes e aumentar o alcance da marca.
Como é a faculdade de Marketing?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino já oferecem a opção de bacharelado.
O curso tecnológico deve apresentar conteúdos gerais sobre o campo de gestão, além dos conteúdos específicos de marketing. Já o currículo do bacharelado inclui, além das matérias ligadas ao marketing e à gestão de negócios, disciplinas como economia, sociologia e estatística.
A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.
Qual a grade curricular de Marketing?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Marketing em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Marketing?
Entre as disciplinas básicas e específicas do curso de Marketing, encontram-se:
- Matriz de análise;
- Comportamento do consumidor;
- Estratégia;
- Produto;
- Preço;
- Distribuição;
- Comunicação;
- Marketing de varejo;
- Gestão de Marcas;
- Pesquisa;
- Serviços;
- Código de Defesa do Consumidor;
- Marketing Social e Ambiental;
- Marketing Digital.
Quanto custa uma faculdade de Marketing?
O valor do curso de Marketing pode variar bastante. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 96,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Procure o curso de Marketing ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Tipo de modalidade
Qual a sua localização?
Prefere alguma faculdade?
- São Paulo
- Cursos EaD
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Brasília
- Curitiba
As principais cidades com o curso de Marketing
- Direito
- Administração
- Ciências Contábeis
- Arquitetura e Urbanismo
- Publicidade e Propaganda
- Logística
Alguns cursos similares ao Marketing
Sobre a carreira de Marketing
Saiba tudo sobre a profissão de MarketingO que faz o profissional de Marketing?
O profissional de Marketing elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação das empresas, implementando e coordenando a execução de atividades.
Ele pode atuar na comunicação corporativa, prestar consultoria a empresas para o lançamento de produtos e serviços, trabalhar com pesquisa para identificar hábitos e necessidades de consumidores e posicionar e promover o trabalho de artistas e influenciadores, entre outras funções.
No mercado de trabalho, esse profissional pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.
O setor de serviços é o que mais costuma empregar esse profissional. Entre as áreas mais aquecidas estão marketing digital, cultural e promocional.
Onde o profissional de Marketing pode trabalhar?
O profissional de Marketing exerce suas atividades em empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral. Geralmente, atua com carteira assinada.
Trabalha em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em períodos diurnos. Em alguns casos, atua sob pressão, o que pode ocasionar situações de estresse.
Quanto ganha um profissional de Marketing?
O salário médio de um Marketing no Brasil é de R$ 3.454,75 . Os estados onde a profissão de Marketing têm os melhores salários são São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Marketing .
Como ingressar na profissão de Marketing
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Marketing?
É necessário diploma em um curso reconhecido pelo MEC para poder atuar profissionalmente. No caso do analista ou tecnólogo em Marketing, o tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Para atuar como administrador na área de Marketing, é exigido também registro no Conselho Regional de Administração (CRA).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Marketing?
As principais características do profissional de Marketing, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Marketing
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Marketing foram: