Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h

Aceitamos ligação de celular.

Home57C77C78-8763-4FB7-A3CC-F103BFBA018E Lista de Cursos

Oceanografia

Resumo do curso

*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Oceanografia

O curso de Oceanografia forma profissionais aptos a investigar as características dos mares, oceanos e zonas costeiras.

O profissional trabalha desde as características físicas até os fenômenos ocorrentes nesses ambientes e suas formas de vida. Isto inclui sua interação com a atmosfera e os continentes.

Ao final do curso, o aluno está apto a analisar a composição dos ambientes aquáticos e a desenvolver projetos de exploração de recursos dos mares, avaliando os impactos sobre o ecossistema.

No mercado de trabalho, a atuação do oceanógrafo não se restringe a pesquisar. Pode prestar serviços em estudos de impacto ambiental em regiões turísticas e no setor do petróleo.

Também há emprego para o oceanógrafo na modelagem da circulação dos oceanos, no setor pesqueiro, na biotecnologia e até mesmo no setor de cosméticos, alimentícios e na indústria farmacêutica.

O litoral brasileiro é de grande extensão e diversidade, o que faz do Brasil um campo importante e que tem possibilidade de expansão de oportunidades para a Oceanografia.

Estudante de Oceanografia sentado na mesa

Quer saber tudo sobre Oceanografia? Aqui no Quero Bolsa, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta. E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 70% de desconto.

Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.

Garanta sua bolsa de estudo.

Veja como é simples:

1

Encontre sua bolsa de estudo abaixo

2

Faça sua pré-matrícula online

3

Economize até o fim do curso

Qual a sua localização?
Qual curso você está buscando?

Até quanto pode pagar?

Prefere alguma faculdade?

O que faz o Profissional de Oceanografia?

O oceanógrafo formula, elabora, executa, fiscaliza e dirige estudos, planejamento, projetos e pesquisas científicas que visem ao conhecimento e à utilização racional do meio marinho.

Para isto, ele faz levantamento, processamento e interpretação das condições do meio marinho. Também desenvolve e aplica métodos, processos e técnicas de exploração, de preservação, monitoramento e gerenciamento de quaisquer empreendimentos na área marinha.

Pode ainda orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a diferentes instituições, pública ou privadas. O profissional da Oceanografia pode ainda realizar perícias, emitir e assinar pareceres e laudos técnicos.

Nota de corte para Oceanografia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidadesfederais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em umdos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Oceanografia foram:

Menor nota de corte

598

Universidade Do Vale Do Itajaí

Maior nota de corte

598

Universidade Do Vale Do Itajaí

Menor nota de corte

658

Ufma

Maior nota de corte

797

Usp

Concorrência no curso de Oceanografia

Segundo as estatísticas do Ministério da Educação, em 2016, 5,1 mil estudantes disputaram as 710 vagas de Oceanografia disponíveis no país. Isto significa uma relação candidato vaga de 7,12.

7,12candidatos por vaga

Como é o curso de Oceanografia?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Oceanografia conta com duração mínima de quatro anos, com pelo menos 3.000 de carga horária.

Os currículos das faculdades devem trabalhar com três núcleos em comum para a formação do oceanógrafo. Um de formação básica, um geral e outro de formação profissional, assim divididos:

  • Formação básica: Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia.

  • Formação geral: Oceanografia Química, Oceanografia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica, Interações Oceanográficas e Geomática.

  • Formação Profissional: Recursos Renováveis, Recursos não Renováveis, Gestão Ambiental e Processos Naturais.

É obrigatório que 25% da carga horária seja ocupada com as disciplinas de formação profissional. Além disso, as atividades práticas devem estar presentes em 40% dos conteúdos.

Outro requisito é que o aluno cumpra ao menos 100 horas de em atividades de embarque, para familiarização do aluno com as atividades a bordo.

A realização de um trabalho final de curso (TCC) envolvendo todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica também é obrigatória.

Quantos profissionais de Oceanografia se formam por ano no Brasil?

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), todos os anos 220 profissionais se formam em faculdades de todo o país.

220profissionais se formam por ano no Brasil

Faça carreira em Oceanografia

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional da Oceanografia está presente em universidades e centros de pesquisa, ou também pode atuar em diferentes órgãos federais, estaduais e municipais.

São possíveis áreas as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Obras e de Saneamento, além da Marinha.

O oceanógrafo que busca oportunidades no âmbito de empresas privadas, encontrará posições em cooperativas de produtores e em setores de segurança e meio ambiente de diferentes indústrias que lidam com a zona costeira.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Por lei, a profissão de oceanógrafo exige graduação em cursos superiores da área reconhecidos pelo MEC.


Quais são as principais competências pessoais do Profissional de Oceanografia?

As principais características do profissional deOceanografia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Visão espacial;

  • Senso crítico;

  • Capacidade de observação;

  • Demonstrar adaptabilidade;

  • Capacidade de lidar com situações de risco;

  • Tolerância ao isolamento;

  • Visão sistêmica;

  • Visão temporal;

  • Trabalhar em equipe;

  • Proatividade;

  • Criatividade;

  • Capacidade de agir sob pressão;

  • Trabalhar com segurança.

Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Oceanografia