Sobre o curso de Odontologia
O curso de Odontologia é dedicado ao estudo e ao tratamento dos dentes, dos ossos da face, da gengiva, da língua, da mordida e articulação da mandíbula com o crânio. Ele forma profissionais com vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para cuidar da saúde e da estética bucal, restaurar, extrair e limpar dentes, projetar e instalar próteses, realizar cirurgia e tratar doenças da gengiva, bochecha e língua.
No mercado de trabalho, o dentista costuma atuar em programas sociais, no serviço público ou em consultórios particulares. Cursos de especialização são importantes para conseguir destaque no mercado, devido à grande oferta de profissionais, principalmente nos grandes centros urbanos.
Como é a faculdade de Odontologia?
A faculdade de Odontologia traz disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como fisiologia, epidemiologia, bioética, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia, entre outros.
As matérias profissionalizantes incluem radiologia, endodontia, periodontia, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia e técnica radiográfica. O aluno começa a treinar restaurações e outros procedimentos em manequins odontológicos a partir do segundo ano. A partir do terceiro, pode atender pacientes na clínica da faculdade.
A duração média da graduação em Odontologia é de cinco anos, e o estudante deve realizar estágio que atinja no mínimo 20% da carga horária total do curso. O MEC também pede que os alunos entreguem um trabalho final sob orientação dos professores para concluir o curso.
Qual a grade curricular de Odontologia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Odontologia em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Odontologia?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Odontologia deve contemplar três grandes áreas, sendo elas:
Ciências Biológicas e da Saúde;
Ciências Humanas e Sociais;
Ciências Odontológicas (propedêutica clínica, clínica odontológica e odontologia pediátrica);
A estrutura do curso prioriza um perfil profissional com noções e atitudes claras de sua formação geral, profissional e cidadã. A grade curricular precisa aproximar o conhecimento básico e a prática clínica, aplicando metodologias de ensino com participação dos alunos e com programas de iniciação científica implementados.
Quanto custa uma faculdade de Odontologia?
O valor da mensalidade do curso de Odontologia pode variar bastante dependendo da instituição de ensino. Mas, para quem procura por valores mais baixos, existe a chance de conseguir uma bolsa de estudos.
O Quero Bolsa, site que oferece descontos nas mensalidades de cursos de todo o Brasil, possibilita essa oportunidade. Na plataforma digital, há cursos de Odontologia em diversas instituições com mensalidades a partir de R$ 595,00.
Quais cidades têm cursos de Odontologia?
Procure o curso de Odontologia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Tipo de modalidade
Qual a sua localização?
Prefere alguma faculdade?
- São Paulo
- Brasília
- Mogi das Cruzes
- Cursos EaD
- Rio de Janeiro
- São Luís
As principais cidades com o curso de Odontologia
- Enfermagem
- Educação Física
- Fisioterapia
- Farmácia
- Nutrição
- Radiologia
Alguns cursos similares ao Odontologia
Sobre a carreira de Odontologia
Saiba tudo sobre a profissão de DentistaO que faz o profissional de Odontologia?
O cirurgião-dentista atende pacientes e executa procedimentos odontológicos. Ele também realiza diagnóstico e prognóstico e aplica medidas de promoção e prevenção de saúde.
O profissional de Odontologia interage com profissionais de outras áreas e também pode desenvolver ações de ensino e pesquisas na área odontológica.
Em diferentes níveis de complexidade, desenvolve atividades junto a crianças, adultos e idosos, com ou sem necessidades especiais.
Onde o profissional de Odontologia pode trabalhar?
O cirurgião-dentista trabalha por conta própria ou com carteira assinada em clínicas particulares, cooperativas, empresas de atendimento odontológico e na administração pública. Pode exercer suas atividades individualmente ou em equipe.
São muitas as possíveis áreas de atuação. Entre elas:
Odontologia legal e saúde coletiva;
Dentística, prótese, e prótese maxilofacial;
Odontopediatria e ortodontia;
Radiologia;
Patologia;
Estomatologia;
Periodontia;
Traumatologia bucomaxilofacial;
Implantologia.
O profissional pode permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Além disso, pode ficar exposto a radiações, materiais tóxicos, ruído intenso, contaminações e aos riscos de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Quanto ganha um profissional de Odontologia?
O salário médio de um Dentista no Brasil é de R$ 5.066,40 . Os estados onde a profissão de Dentista têm os melhores salários são Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Dentista .
Como ingressar na profissão de Odontologia
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Odontologia?
Para poder atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o cirurgião-dentista precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
É recomendado ao profissional buscar especializações e atualização constantemente, com cursos de pós-graduação na área.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Odontologia?
As principais características do profissional de Odontologia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Odontologia
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Odontologia foram: