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Publicidade e Propaganda

Resumo do curso

*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais especializados em campanhas e peças publicitárias. Durante as aulas, o estudante aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, além de ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos e patrocínio e atividades de marketing e assessoria.

Ao final do curso, o aluno é capaz de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda e garantir sua boa imagem no mercado.

O profissional de Publicidade e Propaganda também faz a arte de embalagens, cria logomarcas, define os meios de comunicação mais adequados à campanha e ao público-alvo, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção.

No mercado de trabalho, o publicitário atua em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa. Apesar das agências de publicidade serem o principal espaço de trabalho em diversas funções profissionais, a crescente importâncias das novas tecnologias e linguagens abre novas frentes de atuação no mercado.

Estudante de Publicidade e Propaganda sentado na mesa

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O que faz o Publicitário?

O publicitário desenvolve propagandas e promoções, elaborando projetos, planejamento estratégico e venda de serviços publicitários.

Nota de corte para Publicidade e Propaganda

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidadesfederais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em umdos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Publicidade e Propaganda foram:

Menor nota de corte

450

Iest

Maior nota de corte

697

Ucs

Menor nota de corte

566

Univali

Maior nota de corte

696

Puc – Campinas

Menor nota de corte

656

Unicentro

Maior nota de corte

752

Ufpr

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Publicidade e Propaganda é considerado uma habilitação de Comunicação Social e, por isso, segue suas diretrizes. Entretanto, como vem ocorrendo com as outras habilitações de Comunicação Social, como Jornalismo, o MEC poderá desenvolver uma diretriz específica para o curso de Publicidade e Propaganda.

De acordo com as diretrizes de Comunicação Social, os conteúdos curriculares são diferenciados em Conteúdos Básicos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à habilitação, e Conteúdos Específicos, que são definidos livremente pelas Instituições de Ensino de acordo com o objetivo e o perfil traçados aos egressos.

O núcleo de Conteúdos Básicos envolve tanto conhecimentos teóricos como práticos, reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos teórico-conceituais;

  • Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;

  • Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,

  • Conteúdos ético-políticos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda considerando as seguintes disciplinas:

  • Teorias e história da Comunicação;

  • Metodologia e Pesquisa em Comunicação;

  • Políticas de comunicação;

  • Linguagens e tecnologias da Comunicação;

  • Estética da Comunicação;

  • Sociologia da Comunicação;

  • Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor;

  • Marketing e Gestão de Marcas;

  • Planejamento de Marketing e de Comunicação;

  • Planejamento de mídia;

  • Ferramentas da comunicação;

  • Redação Publicitária;

  • Direção de Arte;

  • Fotografia publicitária;

  • Produção Gráfica;

  • Produção Sonora e Audiovisual;

  • Produção Digital;

  • Comunicação Política;

  • Administração em Publicidade e Propaganda;

  • Legislação e Ética profissional.

Faça carreira em Publicidade e Propaganda

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Publicidade e Propaganda exerce suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso do agenciador de propaganda.

O publicitário trabalha principalmente com carteira assinada ou associado a agências de publicidade. Costuma atuar em período diurno, sem supervisão.


Quanto ganha um Publicitário?

O salário médio de um Publicitário no Brasil é de R$ 2.999,27. Os estados onde a profissão dePublicitário têm os melhores salários são São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Diretor de contas (publicidade)

Salário médio: R$ 3.614,38

Diretor de arte (publicidade)

Salário médio: R$ 3.517,51

Diretor de mídia (publicidade)

Salário médio: R$ 3.272,42

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Publicitário.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para o exercício da profissão de publicitário, é necessário diploma no curso superior de Publicidade e Propaganda reconhecido pelo MEC.

O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Quais são as principais competências pessoais do Publicitário?

As principais características do profissional dePublicidade e Propaganda, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Trabalhar em equipe;

  • Dinamismo;

  • Pró-atividade;

  • Criatividade;

  • Habilidade de comunicação;

  • Habilidade de comunicação verbal;

  • Ponderar opiniões divergentes;

  • Senso crítico;

  • Adaptar-se a situações adversas;

  • Administrar conflitos;

  • Antever cenários futuros;

  • Capacidade de trabalho interdisciplinar;

  • Capacidade de negociação;

  • Flexibilidade;

  • Poder de síntese;

  • Senso de oportunidade;

  • Liderança;

  • Senso estético;

  • Adaptar linguagem ao público;

  • Capacidade de escuta atenta (saber ouvir);

  • Assumir riscos;

  • Manter relacionamento com o cliente;

  • Manter relacionamento com veículos de comunicação.

Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Publicidade e Propaganda