Sobre o curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais especializados em campanhas e peças publicitárias. Durante as aulas, o estudante aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, além de lidar com ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos, patrocínio e atividades de marketing e assessoria.
Ao final do curso, o aluno é capaz de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda e garantir sua boa imagem no mercado.
O profissional de Publicidade e Propaganda também faz a arte de embalagens, cria logomarcas, define os meios de comunicação mais adequados à campanha e ao público-alvo, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção.
No mercado de trabalho, o publicitário atua em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa. Apesar de as agências de publicidade serem o principal espaço de trabalho em diversas funções profissionais, a crescente importância das novas tecnologias e linguagens abre novas frentes de atuação no mercado.
Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?
Para o Ministério da Educação (MEC), o curso de Publicidade e Propaganda é considerado uma habilitação de Comunicação Social e, por isso, segue suas diretrizes. Isso significa que precisa incluir conteúdos básicos, teóricos e práticos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à habilitação.
Já os conteúdos específicos são definidos livremente pelas Instituições de Ensino de acordo com o objetivo e o perfil traçados aos egressos. Algumas faculdades oferecem uma formação com ênfase em Marketing.
A duração média dessa formação é de quatro anos. Para concluir a graduação, muitas faculdades exigem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Qual a grade curricular de Publicidade e Propaganda?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Publicidade e Propaganda em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda?
O núcleo de conteúdos básicos do curso de Publicidade e Propaganda envolve reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação Social em geral e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:
- Conteúdos teórico-conceituais;
- Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;
- Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,
- Conteúdos ético-políticos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda considerando as seguintes disciplinas:
- Teorias e história da Comunicação;
- Metodologia e Pesquisa em Comunicação;
- Políticas de comunicação;
- Linguagens e tecnologias da Comunicação;
- Estética da Comunicação;
- Sociologia da Comunicação;
- Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor;
- Marketing e Gestão de Marcas;
- Planejamento de Marketing e de Comunicação;
- Planejamento de mídia;
- Ferramentas da comunicação;
- Redação Publicitária;
- Direção de Arte;
- Fotografia publicitária;
- Produção Gráfica;
- Produção Sonora e Audiovisual;
- Produção Digital;
- Comunicação Política;
- Administração em Publicidade e Propaganda;
- Legislação e Ética profissional.
Quanto custa uma faculdade de Publicidade e Propaganda?
O valor do curso de Publicidade e Propaganda pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 79,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Quais cidades têm cursos de Publicidade e Propaganda?
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As principais cidades com o curso de Publicidade e Propaganda
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- Ciências Contábeis
- Arquitetura e Urbanismo
- Logística
- Gestão Financeira
Alguns cursos similares ao Publicidade e Propaganda
Sobre a carreira de Publicidade e Propaganda
Saiba tudo sobre a profissão de PublicitárioO que faz o profissional de Publicidade e Propaganda?
A função do publicitário é fortalecer a imagem de marcas e empresas junto ao público, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos, serviços ou ideias.
Esse profissional cuida de tudo aquilo que envolve a imagem da marca e do produto diante do público. Isso inclui desenvolver um plano de comunicação para definir todo o comportamento da empresa em relação à sua divulgação, desde o logotipo até as propagandas veiculadas na mídia.
Com as novas tecnologias e as redes sociais, o mercado de Publicidade e Propaganda tem vivido um processo de mudanças intensas. As grandes agências estão agora dividindo o espaço com outras menores e mais especializadas, que vêm cada vez mais se tornando boas opções para os profissionais da área.
É possível ao publicitário atuar em diversas áreas relacionadas à comunicação entre empresas e público, incluindo criação de campanhas, gerência de produto, marketing, mídia e atendimento.
Onde o profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar?
O profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e marketing, ou em departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas. Também encontra trabalho em institutos de pesquisa e como professor em universidades.
O publicitário trabalha principalmente com carteira assinada ou associado a agências de publicidade, mas também pode atuar de forma autônoma.
Quanto ganha um profissional de Publicidade e Propaganda?
O salário médio de um Publicitário no Brasil é de R$ 2.989,67 . Os estados onde a profissão de Publicitário têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Publicitário .
Como ingressar na profissão de Publicidade e Propaganda
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Publicidade e Propaganda?
Para o exercício da profissão de publicitário, é necessário diploma no curso superior de Publicidade e Propaganda reconhecido pelo MEC.
O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Publicidade e Propaganda?
As principais características do profissional de Publicidade e Propaganda, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Publicidade e Propaganda
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Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Publicidade e Propaganda foram: