Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h

Aceitamos ligação de celular.

Home57C77C78-8763-4FB7-A3CC-F103BFBA018E Lista de Cursos

Zootecnia

Resumo do curso

*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Zootecnia

O curso de Zootecnia capacita profissionais para aumentar a produtividade da criação animal e a rentabilidade de produtos de origem animal como leite, ovos, carnes, etc.

O zootecnista atua nas diversas fases da cadeia produtiva dos animais, coordenando a criação de rebanhos de bois, aves, cabras, ovelhas, porcos e cavalos. Também é responsável pela gestão e o planejamento agropecuário.

O profissional trabalha com melhoramento genético, sanidade e nutrição animal, além de gerenciar e fazer consultorias para empresas rurais.

Algumas das atividades do zootecnista consistem em elaborar, avaliar e executar projetos de produção animal. Oferecer orientação técnica nas áreas da pecuária e preservação de animais silvestres. O profissional também pode treinar bichos para esporte e lazer.

Estudante de Zootecnia sentado na mesa

Quer saber tudo sobre Zootecnia? Aqui no Quero Bolsa, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta. E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 50% de desconto.

Mensalidades a partir de R$ 615,00 entre as 1.078 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Garanta sua bolsa de estudo.

Veja como é simples:

1

Encontre sua bolsa de estudo abaixo

2

Faça sua pré-matrícula online

3

Economize até o fim do curso

Qual a sua localização?
Qual curso você está buscando?

Até quanto pode pagar?

Prefere alguma faculdade?

O que faz o Profissional de Zootecnia?

O zootecnista concentra-se na defesa sanitária animal, nas produções industrial e tecnológica e no controle de qualidade de produtos (diferentemente do médico veterinário, que cuida da saúde do animal, sobretudo, clinicando e fazendo cirurgias).

Este profissional também fomenta a produção animal, atua nas áreas comercial agropecuária, de biotecnologia e de preservação ambiental. Elabora laudos e assessora a elaboração da legislação pertinente.

Nota de corte para Zootecnia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidadesfederais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em umdos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Zootecnia foram:

Menor nota de corte

458

Eduvale

Maior nota de corte

615

Puc Goiás

Menor nota de corte

568

Uespi

Maior nota de corte

734

Ifce

Concorrência no curso de Zootecnia

Segundo as estatísticas do Ministério da Educação, em 2016, 70 mil estudantes disputaram as 10 mil vagas de Zootecnia disponíveis no país. Isto significa uma relação candidato vaga de 6,96.

6,96candidatos por vaga

Como é o curso de Zootecnia?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a proposta do curso de Zootecnia deve incluir, entre outros, os temas:

  • Morfologia e Fisiologia Animal;

  • Ciências Exatas e Aplicadas;

  • Ciências Econômicas e Sociais;

  • Ciências Ambientais;

  • Ciências Agronômicas;

  • Genética, Melhoramento e Reprodução Animal;

  • Nutrição e Alimentação;

  • Produção Animal e Industrialização.

A duração média do curso é de cinco anos e o estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Em algumas instituições de ensino, são estudadas espécies silvestres.

As atividades complementares podem incluir projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, seminários, simpósios, congressos, conferências e até disciplinas oferecidas por outras instituições.

Quantos profissionais de Zootecnia se formam por ano no Brasil?

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), todos os anos 1,9 mil profissionais se formam em faculdades de todo o país.

1,9 milprofissionais se formam por ano no Brasil

Faça carreira em Zootecnia

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Zootecnia pode atuar em empreendimentos agropecuários, cooperativas rurais, frigoríficos, zoológicos, centros de triagem de animais silvestres, unidades de conservação e indústrias alimentícias.

Há bastante espaço na agropecuária, que é uma das principais atividades econômicas do Brasil.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para poder atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o zootecnista precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária – inclusive os tecnólogos.

Para se destacar no mercado de trabalho, o bacharel em Zootecnia também precisa conhecer as inovações tecnológicas usadas na rotina da profissão para controlar rebanhos a distância e para aprimorar o pasto e a nutrição dos animais, por exemplo.


Quais são as principais competências pessoais do Profissional de Zootecnia?

As principais características do profissional deZootecnia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Habilidade manual;

  • Resistência física;

  • Versatilidade;

  • Iniciativa;

  • Coragem.

Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Zootecnia