Ajuda

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h

Aceitamos ligação de celular.

Para que serve o ENEM?


O ENEM serve, entre muitas outras coisas, para medir o desempenho dos alunos sobre o conteúdo básico do Ensino Médio e traçar melhorias na educação. Entretanto, hoje, com a popularização do exame, muito além de apenas medir o desenvolvimento médio dos alunos, as notas podem servir para os mais diversos fins. Se vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ainda está em dúvidas para quais fins a nota pode ser utilizada, vale a pena conferir as opções a seguir:

  • Conclusão do Ensino Médio

    Os candidatos maiores de 18 anos, que ainda não concluíram o Ensino Médio, podem obter o certificado de conclusão por meio do ENEM. Para isso, é necessário que a pontuação obtida em cada área de conhecimento seja superior a 450, e na redação, superior a 500. Para conferir maiores detalhes, acesse o edital do ano vigente, que pode ser baixado no site do ENEM.

  • SISU

    Para quem almeja fazer um curso superior público, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma excelente oportunidade. A cada semestre, o sistema é aberto com uma infinidade de vagas em instituições do Brasil todo. O critério de seleção é a nota obtida no ENEM. Informações adicionais sobre o funcionamento do sistema, podem ser encontradas aqui no site, na aba Tudo sobre o SiSU.

  • Complemento do vestibular

    Algumas universidades ainda não aderiram integralmente à seleção pela nota do ENEM, mas podem aderir a este método de seleção em uma das fases do vestibular. Caso vá participar de um processo seletivo, fique atento ao edital, e verifique se é o caso da universidade que está tentando.

  • FIES

    O programa oferece oportunidade para pessoas de baixa renda que desejam ingressar em um curso superior particular, por meio do financiamento estudantil. Para participar, o candidato deve ter realizado alguma edição do ENEM a partir de 2010 e ter obtido uma média de notas das provas acima de 450, além de ter uma nota superior a zero na redação. É preciso também, comprovar renda inferior a 3 salários mínimos. Para esclarecer eventuais dúvidas, acesse nossa aba Tudo sobre o FIES.

  • PROUNI

    O programa Universidade para Todos (ProUni), concede bolsas integrais e parciais, no ensino superior privado, para pessoas com renda até 3 salários mínimos, que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública, ou particular na condição de bolsista integral. A seleção é realizada por meio da nota do ENEM. Para isso, o candidato deve ter realizado a edição do ano anterior e ter obtido uma média, de todas as áreas, superior a 450, e não pode ter zerado a redação. Na aba Tudo sobre o PROUNI, você encontra mais informações importantes sobre o projeto. Para consultar o edital acesse o site oficial.

  • Cursos técnicos

    Por meio do Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), os participantes do ENEM podem utilizar a nota obtida para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino técnico pelo Brasil. A seleção é realizada todo semestre e pode ser acompanhada pelo site do Sisutec.

  • Estudar em Portugal com ENEM

    Em 2014, algumas universidades portuguesas firmaram acordo com o Inep, garantindo uma parcela das vagas em alguns cursos para estudantes brasileiros que realizaram o ENEM. Os critérios variam de instituição para instituição, desta forma o recomendado é que procure no site da Universidade se há parceria e quais as condições aplicáveis.

  • Idiomas sem Fronteiras

    O Idiomas sem Fronteiras (IsF), oferece cursos gratuitos presenciais e online de Inglês para alunos das instituições públicas de ensino superior participantes. Entretanto, os alunos de instituições privadas podem aplicar para uma vaga no programa utilizando a nota do ENEM obtida em qualquer edição seguinte à de 2010. Nos projetos piloto de Alemão, Japonês e Italiano, a nota do ENEM é utilizada como fator de classificação, conferindo pontos adicionais aos candidatos que obtiveram um melhor desempenho no exame. No site do IsF é possível conferir mais informações, editais e realizar a inscrição para os cursos de idiomas.

Faça uma simulação com a sua nota do Enem

Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies.

O Quero Bolsa ajuda estudantes a encontrar e pagar sua faculdade

O Quero Bolsa é um serviço que te ajuda a encontrar a sua faculdade ideal e economizar nas mensalidades. Através do nosso site você consegue bolsas de estudo parciais em mais de 1000 universidades parceiras. Basta fazer a pré-matrícula no site para garantir um desconto até o fim do curso!
Você encontra sua bolsa e faz a pré-matrícula na hora
Sua Bolsa vale até o fim do curso
Bolsa garantida ou seu dinheiro de volta
ALERTA DE BOLSAS i-close
Bolsas de estudo de até 75% em todo o Brasil Scream

Você considera a opção de estudar em uma faculdade particular com desconto até o final do curso?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Você sabia? Thinking face

Nem sempre estudar em uma instituição pública é a melhor opção para se formar.

Nós do Quero Bolsa, criamos um comparativo de vantagens entre uma instituição pública e uma privada.

Quer dar uma olhada?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox
ALERTA DE BOLSAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands

As nossas melhores bolsas de estudo chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o Brasil Scream
i-close