Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Português

Charge

Caroline Fazio
Publicado por Caroline Fazio
Última atualização: 22/11/2019

Introdução

A charge é um gênero discursivo visual muito presente no meio jornalístico por interligar imagem e texto a um contexto social/político, que tem como objetivo fazer uma crítica bem humorada e/ou irônica

De origem francesa, a palavra charge tem como significado “carregar”, “exagerar” ou “atacar violentamente”, e é o que se observa em sua composição - nas figuras, que exageram na representação da fisionomia humana gerando um efeito cômico, humorístico ou até mesmo grotesco, e na crítica direcionada a determinado assunto de forma irônica. Dessa maneira, a charge se compreende na correlação desses elementos - textual e imagético -  junto ao conteúdo crítico expresso

Explicitada em um único quadro, a charge condensa a notícia junto aos elementos visuais e textuais que vão produzir a crítica. Muitas vezes, ela pode ser considerada como uma matéria inteira, explicitando também a opinião do veículo midiático frente ao assunto abordado.  

Não é à toa que esse gênero é difundido em jornais, pois, para compreender seu conteúdo, é necessário estar bem atualizado sobre os acontecimentos e os temas debatidos no momento. Por ser um texto temporal, que se liga ao momento presente, o leitor deve então estar bem informado sobre o que acontece no país e no mundo, de forma a manter uma relação intertextual, entrelaçando as informações de maneira que elas se complementem e que possibilitem a compreensão da crítica exposta.

Com essas informações, fica um pouco mais simples identificar uma charge, porém, existem outros gêneros discursivos-visuais que podem produzir alguma confusão na hora de classificá-los, por terem traços em comum. Vamos então desfazer esses equívocos para evitar os possíveis mal entendidos na hora da análise.

Charge x Caricatura x Cartum x Tirinha 

Antes de começarmos a analisar as diferenças entre esses gêneros que mais se confundem, é necessário sempre ter em mente em qual suporte cada um deles circula com mais frequência. Desta maneira, damos um passo inicial para considerar as outras especificidades de cada um deles, e assim, diferenciá-los de forma mais prática.

Por vezes, charge e caricatura são confundidos ou considerados como pertencendo ao mesmo gênero, porém, a caricatura nada mais é que a representação fisionômica com traços exagerados, de maneira a produzir um certo tipo de deformação, causando uma certa comicidade. Nesse gênero não existe a intenção de uma reflexão crítica sobre determinado assunto.

Caricaturas de Marta e Ronaldinho Gaúcho

Já ao considerarmos o cartum, é necessário ter em mente que, ao contrário da charge, sua crítica é focalizada em assuntos do cotidiano, como hábitos, comportamentos e costumes. A charge, por sua vez, se remete a acontecimentos recentes e públicos, atentando-se a fatos políticos/sociais específicos e temporais. Sendo assim, o cartum é um gênero que se vincula a assuntos atemporais, buscando retratar comportamentos humanos.

tirinha, por sua vez, é uma sequência de quadrinhos, marcando sua diferença em relação aos outros gêneros citados, já que eles se produzem em um único quadro. Ela é difundida em jornais, revistas, livros didáticos e também faz críticas a valores sociais com um certo tom humorístico/irônico. Vale destacar que ela não é considera uma história em quadrinhos, por ser uma versão mais reduzida e também  reproduzir críticas sociais, o que não necessariamente acontece nos HQ’s. 

Depois dessas explicações, vamos então recapitular as características da charge:

  • É um gênero discursivo visual presente no meio jornalístico;
  • Faz críticas que contêm humor e/ou ironia de fatos recentes, e, por consequência, é um gênero considerado temporal;
  • Para compreendê-la é necessário estar bem informado sobre os acontecimentos político-sociais atuais.
  • Seus elementos verbais e não-verbais necessitam ser analisados em conjunto para que seja possível interpretá-la;
  • Pode ser que em alguma charge não exista texto, podendo conter somente alguma pontuação.

Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2009)

Observe a charge, que satiriza o comportamento dos participantes de uma entrevista coletiva por causa do que fazem, do que falam e do ambiente em que se encontram. 

Considerando-se os elementos da charge, conclui-se que ela:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...