Gestão Comercial na FIG - UNIMESP
- 20 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 14,00
Como é o curso de Gestão Comercial na FIG - UNIMESP?
Gestão Comercial é o conjunto de práticas e estratégias usadas para administrar as atividades de venda de produtos ou serviços de uma empresa, incluindo a organização de processos relacionados.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade FIG - UNIMESP
Resumo da faculdade
- mais de 1.590 alunos matriculados
- mais de 40 docentes
- 29 cursos de graduação e 29 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
A Fig - Unimesp possui um Juizado Especial Cível no qual são prestados os mesmos serviços de um cartório.
O Juizado oferece orientação jurídica de nível consensual, além de dar oportunidade aos estudantes de Direito da FIG - Unimesp de trabalho voluntário.
Na instituição também há um Cartório de Prática Jurídica, ao lado do Juizado, que atende, exclusivamente, aos alunos do curso de Direito.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Comercial segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.
Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.
A duração média do curso de Gestão Comercial é de 2 anos.
O curso pode ser realizado tanto na modalidade presencial quanto à distância, atendendo a diferentes necessidades e estilos de aprendizado. Na modalidade presencial, a formação oferece interações diretas com professores e colegas, proporcionando um ambiente propício para debates e trabalhos em grupo. Por outro lado, o curso de Gestão Comercial EaD oferece flexibilidade de horários, permitindo que o aluno estude conforme sua disponibilidade. O aprendizado on-line utiliza plataformas digitais para a entrega de conteúdo, discussões em fóruns e realização de avaliações.
A gestão faz referência ao processo de planejamento, organização, direção e controle de recursos e atividades dentro de uma organização, com o objetivo de atingir metas e objetivos estabelecidos. Ela envolve a tomada de decisões, alocação de recursos, liderança de equipes, monitoramento do progresso e a realização de ajustes necessários para garantir o sucesso e o bom funcionamento da organização.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, quem completou a formação em Gestão Comercial pode prosseguir com seus estudos por meio de pós-graduações nas áreas da Administração. As possibilidades englobam formações como:
Gestão Comercial é o conjunto de práticas e estratégias usadas para administrar as atividades de venda de produtos ou serviços de uma empresa, incluindo a organização de processos relacionados.
O curso de Gestão Comercial forma profissionais capazes de planejar a venda de produtos ou serviços, alavancando a rentabilidade e produtividade da empresa, além de elaborar análises comerciais, considerando as demandas e oportunidades do mercado.
O currículo da formação inclui disciplinas que abordam técnicas de venda, marketing, negociação, gestão de equipes e clientes, e planejamento estratégico. Os alunos são treinados em análise de mercado, estudo do comportamento do consumidor, estratégias de precificação, e desenvolvimento de campanhas promocionais.
Além disso, o curso apresenta aspectos da gestão financeira e contábil, preparando os profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos do comércio, incluindo a transformação digital e o comércio eletrônico.
Ao final do curso de Gestão, o aluno estará qualificado para gerenciar equipes e definir estratégias, preço e melhor mercado para atuação, por meio de estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária.
No mercado de trabalho, o tecnólogo em Gestão Comercial pode atuar como vendedor, representante, gerente e diretor comercial em empresas privadas. Pode, também, trabalhar como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando seu próprio negócio.
Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Comercial?
A faculdade de Gestão Comercial pode variar em duração, dependendo da titulação escolhida. Os cursos de bacharelado em Gestão Comercial geralmente têm duração de cerca de 4 anos, enquanto os cursos tecnológicos na mesma área costumam ter uma média de 2 anos e meio de duração.