Envie mensagem ou ligue
Informações

MBA

Tudo que você precisa saber sobre a sua MBA:
entenda a diferença entre os diversos tipos, método de ingresso,
carga horária, avaliações, características dos cursos e encontre a
opção ideal para você.

Buscar cursos Pós-graduação
Digite o curso
Digite as faculdades
Até quanto pode pagar?
Encontrar minha vaga

Descubra o melhor da pós-graduação

O que é um MBA?

A sigla MBA se refere à expressão Master Business Administration ou algo como “Mestre em Administração de Negócios”, em tradução livre. O curso é classificado como uma pós-graduação lato sensu voltada para profissionais que buscam conquistar cargos de liderança pertencentes ao mundo empresarial e de negócios. Ou seja, ele é totalmente focado na parte prática do que se está estudando.

É um curso muito procurado por gestores, empresários e profissionais em cargo de liderança. Isso porque prepara o profissional para aplicar os conhecimentos e técnicas de gestão e administração em sua área de atuação.

É importante dizer que, no Brasil, o MBA é apenas uma nomenclatura para cursos especialização na área de gestão empresarial e não garante uma titularização ao aluno (como o mestrado ou doutorado ). Ao final do curso o estudante receberá um certificado de conclusão.

O que é necessário para fazer um MBA?

Assim como qualquer outra pós-graduação (lato ou stricto sensu), para cursar um MBA é necessário que o aluno tenha concluído anteriormente uma graduação (considerando bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Ou seja, ele precisa ser formado em um curso superior em uma faculdade ou universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta reportagem da Revista QB você por encontrar mais informações sobre a possibilidade de iniciar o seu MBA ou qualquer outra pós-graduação antes de se formar definitivamente na graduação.

Qual a diferença de MBA e pós-graduação?

Apesar de pertencerem à mesma categoria, é muito importante entender que um curso de MBA e de pós-graduação são bastante diferentes, tanto em seu intuito, quanto em relação ao público que o procura.

As especializações são voltadas para alunos que desejam aprofundar melhor algum assunto visto durante a graduação ou em uma área específica. As aulas são direcionada para uma vertente mais técnica da própria matéria.

Já os estudante de MBA são profissionais que almejam um cargo de gestão na empresa que trabalham, querem iniciar seu próprio negócio ou procuram cargos executivos.

Isso porque o MBA é uma pós-graduação lato sensu com foco em gestão, negócios e em questões empresariais. Suas aulas dão uma visão geral de disciplinas e prepara o aluno na prática, com discussões sobre casos reais que acontecem no mundo corporativo. Por isso é importante que os alunos já tenham uma noção prévia sobre esse mercado de trabalho antes de darem início ao curso.

Você pode conferir outros detalhes sobre essa diferença nesta reportagem publicada pela Revista QB.

Quanto tempo tem um MBA?

Por ser um curso lato sensu, a carga mínima regularizada pelo MEC é de 360 horas-aula. Esse tempo inclui o período de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, além do tempo de realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Porém, vale dizer que, desde a nova resolução do MEC (N.01/06.04.2018), a entrega e defesa do TCC deixaram de ser obrigatórios para todas as especializações lato sensu (excluindo, então, os cursos stricto sensu). Ou seja, fica a critério da universidade ou faculdade exigir que seja realizado o TCC ao final do curso para que o aluno possa receber o seu certificado.

Existe MBA online?

Sim! Existem diversas opções de cursos de MBA que são realizados a distância. Isso porque, de acordo com o MEC, os cursos lato sensu na modalidade EaD podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que elas possuam o credenciamento específico para ministrar aulas a distância.

Ou seja, se a faculdade ou universidade tiver o cadastro específico para ofertar aulas EaD, o MBA pode ser realizado totalmente a distância (porém, pelo menos suas provas deverão ser realizadas presencialmente).

Como saber se meu MBA é reconhecido?

É muito importante saber se a instituição certificadora em uma pós-graduação (incluindo o MBA) é reconhecida pelo MEC. Isso porque, caso a faculdade ou universidade esteja irregular, há grandes chances do seu certificado de conclusão do curso ser invalidado e você ter gasto tempo e dinheiro à toa.

Confira abaixo algumas dicas do que fazer para garantir que você não terá problemas com o certificado do seu MBA:

1. Confirme o cadastro da IES

Antes de fazer sua matrícula, certifique-se que a faculdade ou universidade está credenciada no MEC. A nota fiscal das mensalidades devem conter os dados dessa instituição, incluindo nome e CNPJ. A consulta pode ser realizada pelo próprio site do MEC neste link .

2. Confirme o cadastro do curso

Além da instituição, é necessário verificar se o próprio curso está regularizado. É necessário que ele esteja cadastrado no Cadastro Nacional de Cursos de Pós-graduação, na aba referente às especializações no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC). Esse cadastro é obrigatório e por isso é tão importante.

3. Leia seu contrato com atenção

Fique de olho no contrato que você está fazendo ao aderir ao seu curso de MBA. Se ele foi firmado com uma empresa não credenciada ao MEC, isso poderá configurar uma irregularidade e, consequentemente, trazer problemas na hora de validar seu diploma.

Caso isso aconteça, é possível recorrer aos órgãos de defesa ao consumidor, como os Procons e a Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministérios da Justiça – Senacon/MJ, ou, ainda, diretamente ao poder judiciário.

4. Converse com outros alunos

Tenha referências de quem já fez o curso de MBA que você está interessado antes de decidir realmente começá-lo. Dessa forma é possível saber mais informações sobre a qualidade da grade curricular e também do corpo docente, além ter uma noção melhor do que está por vir e assim evitar frustrações.

Por se tratar de um curso de MBA é muito importante que as aulas realmente tratem de assunto mais práticos e sejam voltadas para a carreira corporativa e de gestão. Afinal de contas, esse é o grande propósito desse tipo de especialização, não é mesmo?

5. Saiba quais são seus professores

De acordo com o determinado pelo MEC, o corpo docente em pós-graduações lato sensu deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor (ou seja, terem concluído um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido). Os demais docentes devem possuir, no mínimo, a formação em nível de especialização.

Ao escolher a instituição que irá estudar é importante analisar quem serão seus professores também, pois, se tratando de um curso voltado para o meio empresarial e de gestão, é importante que os docentes estejam inseridos nessa área e tenham conhecimento sobre todas as particularidades envolvidas nela.

Por que fazer um MBA?

Fazer um MBA pode trazer diversas vantagens para a sua vida profissional. Veja abaixo alguns motivos para começar o seu curso e confira também outras dicas na matéria publicada pela Revista QB:

1. Cresça na carreira

Fazer um MBA ou outro curso de pós-graduação traz um maior aprofundamento em determinadas áreas. Isso quer dizer que você se tornará um profissional mais experiente, com mais conhecimento e mais preparado para o mercado de trabalho. Essas qualidades são reconhecidas pelas empresas, pois elas buscam, justamente, o profissional que tenha maior conhecimento para ocupar seus cargos.

Confira nesta matéria da Revista QB algumas dicas de como um MBA pode ajudá-lo a ganhar destaque na carreira.

2. Garanta cargos altos

Um estudo realizado pelo Conselho de MBA Executivos (o Executive MBA Council – Embac), em 2014, aponta que um pouco mais de 40% dos profissionais que realizaram um MBA receberam uma promoção no trabalho depois de fazer o curso. Outros 53% afirmaram ter assumido novas responsabilidades.

Isso acontece pois, o MBA capacita o estudante com conhecimentos teóricos e ferramentas para que ele consiga dar uma guinada profissional por meio de uma promoção dentro da empresa. Ou seja, o curso traz uma maior visibilidade, mais conhecimento em sua área e, consequentemente, traz um maior destaque para a sua atuação. Por esse motivo muitos profissionais investem em um curso de MBA para se destacarem onde trabalham e atingirem cargos mais altos.

3. Ganhe maiores salários

Segundo o mesmo levantamento norte-americano da Embac, os profissionais qualificados com um programa de MBA executivo chegam a receber um aumento de 16,8% em seu ordenado em comparação aos seus rendimentos antes do MBA.

No Brasil ainda não existe uma pesquisa que aponte uma diferença salarial entre quem faz e quem não faz o curso - e que vale lembrar que o cenário econômico no nosso país é bem diferente dos Estados Unidos. Porém, os profissionais costumam receber conforme o seu conhecimento e experiência na área e, se o seu aprendizado é maior, o seu salário também pode aumentar.

4. Faça networking profissional

O chamado networking é um dos principais motivos que leva alguém a fazer um MBA. Isso porque conhecer outros profissionais que compartilham de experiência na mesma área e conhecimento é essencial para poder agregar mais experiência, além de fazer contatos no meio corporativo - algo imprescindível para quem deseja atuar na área.

Ou seja, com maior conhecimento, mais contatos na área, um preparo sobre possíveis cenários e uma prática maior e uma carreira voltada para atingir um cargo de liderança, não tem como não dar aquela guinada tão esperada em seu caminho profissional, não é mesmo?

5. Ganhe destaque no mercado de trabalho

A partir do momento que você possui mais conhecimentos sobre sua área, está preparado para se tornar um gestor, encarar os desafios de atuar em uma empresa - inclusive em cargos mais altos - o seu currículo passa a ganhar mais destaque. Isso se torna essencial em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa