Panorama Quero Bolsa - Ciclo 2016.1

Análise da captação de alunos no Ensino Superior Brasileiro

Inflação da Educação Superior Privada

Comparando os cursos ofertados na plataforma Quero Bolsa tanto em 2015.1 quanto em 2016.1, aferimos a variação anual de preços no setor de ensino superior, segmentada por modalidade e cidades.

Inflação (Mensalidades sem desconto)
4,5%

Presencial

4,7%

EaD

Inflação (Mensalidades com desconto)
-5%

Presencial

-11%

EaD

Valor Médio das Mensalidades

Variação de Preço Cheio - Média Nacional Ponderada 2016.1 x 2015.1 - Presencial e EAD.

b

Variação de Preço Cheio Médio Ponderado 2016.1 x 2015.1 - Presencial

Mostrando em:

Ranking Brand Awareness

Medimos, para o ano completo de 2015, em cada praça/família de cursos, quais as faculdades mais buscadas na home do nosso portal, independentemente da modalidade de ensino. Escolhemos a home pois é o único caminho em que o aluno ainda não foi influenciado pelas ofertas do portal. Com o quantitativo, criamos um índice de brand awareness, que é simplesmente a quantidade de buscas.

Com esse índice, criamos o RBA, ou Relative Brand Awareness, que (i) para o primeiro colocado (maior quantidade de buscas), consiste em dividir o seu brand awareness pelo do segundo colocado, e (ii) para o restante, é a divisão de seu brand awareness pelo do primeiro colocado.

Tabelas de RBA (Relative Brand Awareness)

Mostrando em:
rank Licenciaturas Saúde Arquitetura e Urbanismo Direito Engenharias Humanidades Medicina Negócios Odontologia Psicologia Tecnólogos Artes Ciências Exatas Medicina Veterinária Ciências da Religião
1 Uninove (117%) Uninove (193%) Uninove (160%) Uninove (114%) Uninove (254%) Uninove (132%) Uninove (211%) Uninove (219%) Uninove (270%) Uninove (123%) Uninove (167%) FMU (185%) Uninove (187%) FMU (151%) MACKENZIE (108%)
2 UNICSUL - Cruzeiro do Sul (86%) FMU (52%) UNIP (63%) FMU (87%) FMU (39%) FMU (76%) UNICID (47%) FMU (46%) FMU (37%) FMU (81%) FMU (60%) Anhembi Morumbi (54%) UNIP (54%) Anhembi Morumbi (66%) Metodista (93%)
3 UNICID (54%) UNIP (37%) FMU (54%) UNIP (53%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (39%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (60%) Anhembi Morumbi (36%) UNIP (41%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (23%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (51%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (46%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (47%) FMU (39%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (55%) UNINTER (52%)
4 Estácio (39%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (32%) Anhembi Morumbi (40%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (44%) UNIP (37%) UNIP (41%) Estácio (27%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (34%) UNIB (20%) UNIP (49%) UNIP (41%) Belas Artes (25%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (31%) UNIP (24%) UNASP (22%)
5 UNIP (38%) UNICID (27%) MACKENZIE (32%) Estácio (43%) Estácio (26%) Anhembi Morumbi (35%) UMC (26%) Estácio (25%) UNICID (20%) Anhanguera (22%) UNICID (37%) Estácio (17%) Anhembi Morumbi (20%) Anhanguera (21%) PUC-SP (20%)
6 FMU (37%) Anhanguera (16%) UNICID (29%) MACKENZIE (31%) UNICID (23%) UNICID (24%) FMU (26%) UNICID (20%) UNICASTELO (19%) MACKENZIE (20%) Estácio (34%) UNICID (17%) UNICID (18%) UNISA (17%) FATIPI (11%)
7 Anhanguera (29%) Estácio (15%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (20%) UNICID (20%) MACKENZIE (15%) Estácio (24%) FAM (22%) Anhanguera (18%) UNISA (12%) Estácio (15%) Anhembi Morumbi (29%) FAAP (17%) FAM (16%) UnG (12%)
8 SUMARÉ (23%) FAM (11%) USJT (20%) USJT (18%) Anhembi Morumbi (15%) MACKENZIE (21%) São Camilo SP (19%) Anhembi Morumbi (18%) UNIP (11%) UniPaulistana (14%) Anhanguera (24%) ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA (17%) MACKENZIE (14%) Uninove (11%)
9 UNINTER (13%) Anhembi Morumbi (8%) Estácio (19%) Anhanguera (16%) Anhanguera (15%) Anhanguera (20%) PUC-SP (18%) MACKENZIE (12%) Anhanguera (6%) Anhembi Morumbi (13%) FAM (18%) UNIP (15%) IBTA (9%) USJT (10%)
10 UNICASTELO (10%) São Camilo SP (7%) FAM (19%) FAM (13%) UMC (13%) PUC-SP (11%) UNIP (17%) SUMARÉ (8%) UnG (6%) UNISA (11%) FAMESP (11%) Uninove (14%) PUC-SP (8%) FAMESP (10%)

Ranking Brand Preference

Para os top 10 players em buscas no portal Quero Bolsa em 2015 em cada cluster de praça/família de curso/modalidade, criamos um índice de preferência de marca, ou brand preference, que é a média dos valores informados por todos os leads que indicaram ao Quero Bolsa quanto estariam dispostos a pagar naquela faculdade naquele cluster. Com esse índice, criamos o RBP, ou Relative Brand Preference, que (i) para o primeiro no ranking (maior média), consiste em dividir o seu brand preference pelo do segundo colocado, e (ii) para o restante, é a divisão de seu brand preference pelo do primeiro colocado.

Tabelas de RBP (Relative Brand Preference)

Mostrando em:
rank Licenciaturas Saúde Arquitetura e Urbanismo Direito Engenharias Humanidades Medicina Negócios Odontologia Psicologia Tecnólogos Artes Ciências Exatas Medicina Veterinária Ciências da Religião
1 FMU (108%) Anhembi Morumbi (101%) Belas Artes (113%) MACKENZIE (109%) MACKENZIE (109%) MACKENZIE (115%) UMC (117%) MACKENZIE (124%) UNICID (100%) MACKENZIE (111%) Anhembi Morumbi (137%) FAAP (112%) MACKENZIE (126%) UnG (102%) MACKENZIE (145%)
2 UNIP (93%) UMC (99%) Anhembi Morumbi (89%) PUC-SP (92%) Anhembi Morumbi (92%) Anhembi Morumbi (87%) Anhembi Morumbi (86%) Anhembi Morumbi (81%) UnG (100%) Anhembi Morumbi (90%) FMU (73%) Anhembi Morumbi (89%) PUC-SP (79%) Metodista (98%) Metodista (69%)
3 Uninove (88%) FMU (85%) MACKENZIE (89%) USJT (86%) UMC (83%) PUC-SP (72%) FAM (85%) FMU (64%) UNIB (97%) FMU (82%) UNIP (69%) Belas Artes (82%) Anhembi Morumbi (78%) Anhembi Morumbi (95%) UNINTER (42%)
4 UNICASTELO (84%) UNIP (81%) UNIP (73%) FMU (80%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (75%) FMU (61%) Uninove (82%) UNIP (64%) Uninove (95%) UNIP (78%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (65%) FPA (68%) FMU (71%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (91%)
5 UNICSUL - Cruzeiro do Sul (84%) Uninove (78%) FMU (72%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (68%) UNIP (74%) UNIP (58%) UNICID (81%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (60%) UNICASTELO (95%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (74%) Uninove (65%) FMU (64%) UNIP (69%) UNISA (90%)
6 UNICID (80%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (77%) UNICID (72%) UNIP (68%) FMU (74%) Uninove (54%) MACKENZIE (77%) Uninove (59%) FMU (93%) Uninove (73%) FAM (64%) UniSant'Anna (51%) Anhanguera (68%) FMU (90%)
7 Anhanguera (76%) UNICID (76%) FAM (71%) UNICID (66%) Uninove (68%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (51%) Estácio (75%) UNICID (56%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (91%) UniPaulistana (69%) FAMESP (62%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (51%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (63%) UNIP (81%)
8 SUMARÉ (73%) FAM (72%) UNICSUL - Cruzeiro do Sul (69%) Uninove (65%) Anhanguera (66%) Anhanguera (44%) UNIP (71%) Anhanguera (52%) UNISA (91%) UNICID (63%) Anhanguera (60%) UNIP (51%) Uninove (62%) Anhanguera (80%)
9 Estácio (73%) Anhanguera (69%) Uninove (67%) Anhanguera (59%) UNICID (65%) Estácio (42%) FMU (71%) SUMARÉ (51%) UNIP (86%) Anhanguera (62%) UNICID (57%) Estácio (44%) UNICID (56%) Uninove (67%)
10 UNINTER (58%) Estácio (60%) Estácio (57%) Estácio (51%) Estácio (55%) UNICID (40%) PUC-SP (61%) Estácio (49%) Anhanguera (73%) Estácio (56%) Estácio (55%) UNICID (38%) FAM (54%) FAMESP (59%)

Cursos mais buscados

Os cursos mais buscados no Quero Bolsa estão indicados na tabela abaixo. Direito, Administração, Enfermagem e Psicologia dominam a preferência dos estudantes. Ciências Contábeis e Educação Física tem ganhado posições nos últimos semestres, enquanto Engenharia Civil tem mostrado sinais recentes de perda de preferência.

Perfil dos Alunos que Contratam o Quero Bolsa

Nesta seção, detalhamos o perfil dos alunos que contrataram o Quero Bolsa até 2016.1. O intuito é dar solidez aos estudos explicitados nos itens anteriores, para que o leitor possa compreender qual o perfil dos alunos que sustentam as análises e conclusões encontradas.

Idade Média
26 anos

IDADE MÉDIA DOS QUEROBOLSISTAS

Gênero
60%

DOS QUEROBOLSISTAS SÃO MULHERES

Distribuição de idade de ingressantes - Censo x Quero Bolsa

Mix de Renda - Alunos Quero Bolsa

Captação Quero Bolsa - Notas de Redação do ENEM

Mix de Gênero - Alunos Quero Bolsa

Atendimento por Telefone

0800 666 1010
Seg-Sex 9 às 23h

Chat ao vivo

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