Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

10 dicas para economizar no material escolar

por Caroline Sassatelli em 13/02/19

Todo começo de ano ou de semestre é a mesma história: uma lista de material escolar novo para comprar e levar ao colégio ou à faculdade. E com tantas opções é difícil sair da papelaria sem gastar muito mais do que deveria, não é mesmo?


E o principal motivo para isso é a falta de planejamento nas compras. Por isso, a gente preparou uma lista com 10 dicas para não gastar mais do que precisa com as compras de material escolar. Confira abaixo e segura essa grana no bolso:

1. Confira o que você já tem


Não saia às compras antes de fazer uma boa análise dentro de casa do que você já tem, do que precisa ser trocado e daquilo que ainda pode ser usado. Canetas, lápis, estojo, mochilas, fichários e pacotes de folhas, por exemplo, geralmente podem ser utilizados por bastante tempo e não apenas por um ano ou seis meses. Nada de gastar dinheiro à toa com algo que você não precisa realmente!

2. Faça uma lista do que realmente precisa


Se você já tiver organizado o que realmente irá precisar sem chegar na papelaria tentando lembrar item por item da lista de material, ficará muito mais fácil de gastar apenas com o necessário. 

Leia também:
+ Como era ser estudante nos anos 90

3. Tente comprar em maiores quantidades


Quando se compra em quantidade de atacado, normalmente os preços dos produtos tendem a diminuir. Procure por lugares que vendem aquilo que você está procurando em quantias maiores. Uma dica é se juntar com os pais de outro aluno para dividir o material (e o valor), ou, ainda, guardar o que não for usado para outros anos ou semestres.  

4. Compre com antecedência

O material escolar normalmente fica com o valor mais alto no início do ano ou do semestre. Isso porque a procura é sempre maior e os preços acabam indo lá para cima. A dica é tentar se antecipar e comprar o que você precisa pelo menos um mês antes do início das aulas. 


5. Pesquise em mais de um lugar

Nada de ir em apenas um lugar e já comprar tudo por lá. Pesquise em, pelo menos, três locais diferentes antes de comprar definitivamente o que você precisa. É bem provável que algo esteja mais barato em uma loja do que em outra, enquanto um terceiro material estará mais em conta em outro lugar. Isso pode garantir uma boa economia no final das compras!

6. Fique de olho na etiqueta


Não compre algo só por causa da marca ou do personagem. Existem muitos materiais mais básicos (e tão bom quantos) que têm valores bem menores do que esses que estão mais "na moda". Fique atento aos preços!

7. Estabeleça um orçamento máximo


Coloque um limite no orçamento antes de sair para as compras. Saiba o quanto você realmente pode gastar e, enquanto estiver comprando os materiais, calcule quanto está ficando sua conta para não ter surpresas no final. E lembre-se: se for usar o cartão de crédito, não se esqueça que o valor continuará o mesmo, mas a dívida se estenderá por um tempo a mais. 

Leia também:
Lista de material escolar: itens que vão fazer você voltar no tempo
3 dicas para economizar sendo estudante da UNIP

8. Tente negociar descontos

Não precisa ter vergonha de pechinchar! Se você está comprando, por exemplo, o material de uma lista inteira, é bem provável que o valor da conta fique bastante alto. Então peça desconto e tente negociar o máximo possível. A dica é pedir descontos ao vendedor e não diretamente no caixa, pois as chances de conseguir é maior. 

9. Busque os livros em sebos


Procurar por livros em sebos é sempre uma dica muito importante. Se você não está precisando de alguma edição muito recente, é bem capaz de encontrar um exemplar em bom estado de algum dos livros que está precisando. 

10. Procure na internet


Hoje em dia existem muitos sites que vendem cadernos, canetas, livros e vários outros materiais que você pode usar no seu novo ano letivo. Use sites de comparação de preços, confira a credibilidade daquela loja, o prazo de entrega e se joga na rede para tentar comprar o que precisa com descontos ainda maiores. 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54