Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

10 fatos históricos que completam aniversário em 2021

por Giovana Murça em 02/02/21

Todos os anos, é comum que os noticiários, as escolas ou até mesmo alguns vestibulares relembrem alguns acontecimentos que marcaram a história - os chamados fatos históricos. Mesmo passados 50, 100, 150 ou 200 anos, esses eventos são lembrados, tamanha sua importância na história do Brasil e do mundo.

Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Santos Dumont no 14-bis, que deu seu primeiro voo há 115 anos

Para quem irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros vestibulares, ficar ligado nos fatos históricos que completam aniversário em 2021 pode ser ainda mais importante.

Isso porque as provas podem abordar esses assuntos nas questões de História e da área de humanidades. Além disso, conhecer mais a fundo alguns fatos históricos podem ajudar os estudantes na hora de escrever a introdução ou os argumentos da redação de estilo dissertativo-argumentativo.

Para você ficar por dentro dos acontecimentos que serão relembrados neste ano, a Revista Quero preparou uma lista com 10 fatos históricos que completam aniversário em 2021. Confira!

Primeira volta ao mundo (1521)

Há exatos 500 anos, se conclui a primeira volta ao mundo, idealizada e comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães. Partindo da Espanha, o objetivo inicial de Fernão era de chegar à atual Indonésia, onde se encontravam preciosas especiarias. 

Mas, o navegador decidiu chegar ao seu destino por uma rota oposta e não convencional, cruzando o oceano Atlântico e as Américas, onde ficou tempos procurando uma passagem para um oceano ainda desconhecido, batizado por ele como Pacífico.

Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Mapa da expedição: a vermelho a rota percorrida por Magalhães, a laranja a rota percorrida por Elcano (Wikimedia Commons)

Devido às péssimas condições das viagens marítimas da época, aos erros cartográficos e a diversos outros obstáculos, apenas 18 dos 250 homens concluíram a volta ao mundo. O próprio Fernão não sobreviveu para comemorar o grande feito, pois foi morto durante conflito com nativos das Ilhas Filipinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Coroação do Imperador Dom Pedro II no Brasil (1841)

Após o famoso golpe da maioridade, há 180 anos, Dom Pedro II foi coroado imperador do Brasil com apenas 15 anos de idade, inaugurando o Segundo Reinado. Seu pai, Dom Pedro I, abdicou ao trono em 1831, quando ele tinha apenas cinco anos, dando início ao chamado Período Regencial, marcado por uma forte instabilidade política e revoltas.

Manuel de Araújo Porto-Alegre/Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Coroação de D. Pedro II (Manuel de Araújo Porto-Alegre)

Dom Pedro II foi o último monarca do Brasil e também o que permaneceu mais tempo no poder. Comparado ao período anterior, o Segundo Reinado teve relativa estabilidade e de importância fundamental para a História do Brasil.

Veja também: 12 curiosidades sobre o Brasil Império

Primeiro voo do avião 14-bis (1906)

Em 2021, completa-se 115 anos do primeiro voo do avião 14-bis, criado pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont. Inicialmente, o avião se tratava de um modelo de aeroplano unido a um balão de número 14. Após vários ajustes e testes, Santos Dumont conseguiu fazer o aeroplano levantar voo sem ajuda do balão. 

Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Foto do 14-bis

A façanha aconteceu na França, diante da Comissão Oficial do Aeroclube da França, e outras milhares de pessoas, onde o 14-bis conseguiu percorrer 60 metros em sete segundos, a dois metros de altura.

Fim da ditadura de Porfirio Díaz no México (1911)

Em plena Revolução Mexicana, há 110 anos, o presidente mexicano Portirio Días foi deposto e exilado, encerrando uma ditadura de mais de 30 anos. Iniciada no ano anterior, a revolução foi liderada por Francisco Madero, que conseguiu rebelar a população e subir ao poder.

Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Emiliano Zapata e outros revolucionários

Entretanto, os conflitos estavam longe de acabar. O liberal de governo de Madero não cumpriu com sua promessa de realizar uma reforma agrária, o que levou ao desavenças com outros revolucionários, como Emiliano Zapata e Pancho Villa. A Revolução Mexicana só foi se encerrar em 1920, com a criação de um novo governo constitucional e a morte dos líderes revolucionários. 

Confira mais:
Ditadura Militar no Brasil: o que você precisa saber para o Enem?
15 filmes para estudar sobre a ditadura militar no Brasil e se preparar para o Enem

Abolição da escravatura na Mauritânia (1981)

Dá para imaginar que há 40 anos a escravidão ainda era permitida num país? Pois é o caso da Mauritânia, o último país do mundo a abolir a escravatura. Apesar de ter abolido a escravidão em 1981, o governo da Mauritânia só considerou a escravidão ilegal em 2007. Infelizmente, mesmo ilegal, a escravidão ainda é uma prática comum nesse país do continente Africano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Acidente nuclear de Chernobyl (1986)

Há exatos 35 anos, a humanidade presenciou um dos maiores acidentes nucleares da história na Usina V. I. Lenin, localizada a poucos quilômetros da cidade de Chernobyl, na extinta União Soviética (URSS).

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, após uma falha no sistema de segurança, um dos reatores da usina acabou sobrecarregado, desencadeando um incêndio que durou dias, deixando o núcleo do reator exposto e liberando material radioativo na atmosfera. Dois dias depois, as partículas de radiação já haviam sido detectadas na Suécia.

Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Reator da Usino Nuclear de Chernobyl destruído após explosão

Por conta do momento político tenso da Guerra Fria, a URSS demorou dias para assumir que havia ocorrido um acidente, o que aumentou ainda mais o número de mortes e de pessoas afetadas pela radioatividade - estimado entre quatro mil e cinco milhões de pessoas. A cidade de Chernobyl e arredores permanecerão inabitáveis por cerca de 20 mil anos.

Saiba mais: Chernobyl: tudo o que você precisa saber sobre o maior acidente nuclear da história

Fim Guerra do Golfo (1991)

Iniciado em 1990, o conflito do Golfo começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque, liderado por Saddam Hussein. Sendo o Kuwait um grande produtor de petróleo, logo o conflito tomou proporções internacionais. Com apoio de países como Arábia Saudita, Reino Unido, França e Canadá, os Estados Unidos lideraram o ataque contra o Iraque.

US Air Force/Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Aeronaves dos EUA sobrevoam o Kuwait

Após dias de conflito, as tropas iraquianas se retiraram do Kuwait, em fevereiro de 1991, encerrando a Guerra do Golfo. Anos mais tarde, entretanto, os conflitos entre Estados Unidos ainda continuaram, na ocasião em que os EUA invadiram o Iraque em 2003.

Fim da Guerra Fria e da União Soviética (1991)

Neste ano, comemora-se 30 anos do fim da Guerra Fria, o conflito político e ideológico entre as potências capitalista Estados Unidos e socialista União Soviética (URSS). A tensão entre os blocos hegemônicos chega ao fim justamente com a extinção da URSS, em 31 de dezembro de 1991.

Durante as décadas de Guerra Fria, se destacaram a divisão do mundo bipolar, sendo representado pelo famoso Muro de Berlim, as corridas espacial e armamentista, além da eclosão de conflitos paralelos, como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã.

Na década de 1980, com crise econômica, pressões internas e externas e derrota na Guerra Afegã-Soviética, o regime comunista se enfraqueceu. Ao longo de 1991, a crise política se intensificou e diversos países que formavam o bloco se declararam independentes, culminando na dissolução permanente da URSS.

Teste: o que você sabe sobre o Muro de Berlim?

Atentado terrorista de 11 de setembro (2001)

Há 20 anos, acontecia uma das maiores tragédias do século XXI: o atentado terrorista de 11 de setembro. Na manhã daquele fatídico dia, liderados na época por Osama Bin Laden, terroristas da rede extremista Al-Qaeda colidiram dois aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center e um avião contra o Pentágono, deixando quase três mil mortos.

Robert/WikimediaCommons
fatos históricos 2021
As Torres Gêmeas no momento do ataque (Robert/WikimediaCommons)

O objetivo da Al-Qaeda era atingir os símbolos de poder dos EUA, mostrando sua insatisfação com a presença dos EUA na Arábia Saudita, o apoio americano a Israel e as sanções contra o Iraque. O ataque motivou a criação da campanha militar Guerra ao Terror.

Veja: 11 de setembro: 11 questões sobre terrorismo no Enem

Manifestações da Primavera Árabe (2011)

Parece que foi ontem, mas já faz 10 anos desde a Primavera Árabe - a onda revolucionária de manifestações por melhores condições de vida e contra governos ditatoriais em diversos países do Norte da África e do Oriente Médio.

Jonathan Rashad/Wikimedia Commons
fatos históricos 2021
Mais de um milhão de egípcios na Praça Tahrir exigindo a remoção do regime e a renúncia de Mubarak, em 2011 (Jonathan Rashad/Wikimedia Commons)

As manifestações eclodiram na Tunísia, em 2010, quando o jovem ateou fogo no próprio corpo em protesto à corrupção e repressão policial do país, e logo se espalharam para outros países da região. Apesar da queda de diversos ditadores, os movimentos resultaram em instabilidade política, crise econômica, violência, calamidade social e guerras civis no mundo árabe, num período denominado Inverno Árabe.

Leia mais:
BBB21: faça o teste e descubra o que você ouviria no Big Fone
12 filósofos brasileiros que você precisa conhecer

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54