Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia

por Caroline Sassatelli em 26/02/19 43 mil visualizações

Atualizado em 06/07/2021

Se você quer entender melhor o comportamento humano, ideias, valores e emoções, a graduação mais indicada é a Psicologia. O curso, que teve mais de 11 mil buscas no site do Quero Bolsa, possui diversas opções de pós-graduação em Psicologia para quem deseja se especializar ainda mais nessa área da Saúde.

pós psicologia

Segundo um levantamento realizado pela Revista Quero, as opções de pós a distância são as mais procuradas nessa área. Logo em seguida, aparecem, empatados, os cursos presenciais lato sensu (como especializações e MBA) e os de doutorado e mestrado em Psicologia (que são caracterizados como cursos stricto sensu).

Se você quiser saber mais sobre qual pós-graduação escolher, preparamos este guia completo com diversas dicas

Já as áreas com mais buscas variam bastante. Existem especializações voltadas para o meio empresarial, para o esporte, hospitalar ou, então, clínica. Você pode encontrar diversas opções de pós-graduações em Psicologia clicando no botão abaixo:

Pós-graduações em Psicologia

Quais os cursos de pós-graduação em Psicologia?

Só na página de buscas do e-mec é possível encontrar maias de duas mil opções de especialização em Psicologia, sem contar os mais de 100 tipos de pós como mestrado acadêmico ou profissional e doutorado.

Por esse motivo, é recomendado acessar o portal e-mec ou a plataforma Sucupira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e utilizar filtros de busca, como nota, região ou instituição de ensino.

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) distribui as pós-graduações em 11 grandes áreas:

  1. Psicologia Escolar/Educacional
  2. Psicologia Organizacional e do Trabalho
  3. Psicologia de Trânsito
  4. Psicologia Jurídica
  5. Psicologia do Esporte
  6. Psicologia Clínica
  7. Psicologia Hospitalar
  8. Psicopedagogia
  9. Psicomotricidade
  10. Psicologia Social
  11. Neuropsicologia

As 10 pós graduações mais procuradas em Psicologia

Confira abaixo a lista com as 10 pós-graduações mais procuradas em Psicologia (por ordem de procura, sendo o primeiro, o curso com mais buscas):

1. Psicanálise

Essa pós-graduação foca no estudo da teoria de Sigmund Freud, considerando tanto a área clínica, quanto metapsicológica e cultural. Ela pode ser cursada por profissionais de diversas áreas da Psicologia e não apenas por aqueles que atuam em consultórios.

2. Psicologia Organizacional

O curso é direcionado a pessoas que tenha se formado em cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, como Psicologia, Administração, Gestão em Recursos Humanos, entre outras. O foco dessa pós é aperfeiçoar a gestão de pessoas no relacionamento com clientes externos e com outras áreas da empresa, além auxiliar no desenvolvimento de treinamentos, na liderança de equipes e administração de conflitos. 

3. Neuropsicopedagogia

Essa especialização é voltada a profissionais da área da saúde e da educação, focando no estudo dos mecanismos cerebrais para que, assim, seja possível criar e compreender estratégias que estimulem os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem.

Leia também:
+ 7 mitos e 9 verdades sobre o curso de Psicologia
Por que o curso de Psicologia passou a ser tão procurado?

4. Psicomotricidade

Voltado para profissionais da saúde e da educação, o curso foca na aprendizagem de crianças por meio da estruturação do esquema corporal. O objetivo principal é incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança para um melhor desenvolvimento de sua personalidade. A pós também trabalha a construção das habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização desses jovens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

5. Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia cujo objetivo é o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento. O psicólogo com essa especialização atua no diagnóstico e reabilitação das alterações cognitivas e comportamentais causadas, principalmente, por disfunções e lesões cerebrais.

6. Investigação Criminal e Psicologia Forense

O curso tem por objetivo capacitar os profissionais que tenham interesse em Segurança Pública, para que possam atuar em Investigação Criminal e Psicologia Forense.

7. Psicologia do Esporte

O curso foi criado para profissionais de Educação Física, Psicologia e outros cursos da área da saúde que atuam com o esporte e a atividade física. Ele aprofunda os estudos teórico-práticos para uma melhor compreensão sobre diagnósticos, além de determinar intervenções psicológicas utilizando instrumentos e técnicas específicas da área.

A matéria também realiza um estudo sobre a dinâmica do esporte de alto rendimento, no esporte escolar, recreativo e no esporte de reabilitação.

Leia também:
Como é o curso de Psicologia?
Áreas da Psicologia: saiba quais são as 14 áreas em crescimento

8. Psicologia Clínica

Essa especialização prioriza a produção do conhecimento referente à intervenção, prevenção e promoção de saúde. Ela visa desenvolver e estimular atividades de pesquisas com finalidade didática e científica por meio de estudos sobre a realidade psíquica no seu processo de evolução. A psicologia clínica analisa, entre outras matérias, a adaptação do indivíduo às novas configurações culturais e sociais.

9. Psicologia Clínica e Psicoterapia Infantil

O curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Psicoterapia Infantil estuda a infância e a adolescência à luz de várias abordagens da psicologia, com o intuito de especializar psicólogos para atuar na prática clínica com foco em tratamento para esses jovens. 

10. Psicologia Hospitalar

A hospitalização pode ser um momento muito complicado para o paciente e para seus familiares. Nesse caso, o papel do psicólogo é fundamental para auxiliá-los, além de dar apoio à equipe que realiza o tratamento. A proposta do curso é oferecer bases conceituais que possibilitem ao profissional aplicar seu conhecimento no ambiente hospitalar.​

pós em psicologia - Revista Quero

Qual a melhor pós-graduação em Psicologia?

Apesar de não existir uma resposta padrão sobre qual é a melhor pós-graduação em Psicologia, já que essa resposta pode variar de acordo com os interesses e objetivos de cada pessoa, existem algumas formas de encontrar a melhor opção para si.

O autoconhecimento é sempre uma saída muito mencionada pelos especialistas, pois é por meio dele que surge a compreensão das preferências individuais. Uma pessoa que se sinta mais confortável em trabalhar com atendimentos, por exemplo, pode buscar pós-graduações que estejam relacionadas a essa função. 

O mesmo vale para quem gosta da área de recrutamento, ou de educação e até mesmo de determinados públicos como crianças, adultos ou idosos.

Caso tenha dificuldade de chegar a uma resposta sozinho, é sempre válido buscar orientação profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 


Por outro lado, aqueles que desejam saber qual é a melhor pós-graduação em Psicologia do ponto de vista técnico, ou seja, com as melhores avaliações, uma dica é acessar a nota de avaliação dada pela Capes aos cursos e instituições de ensino. A consulta pode ser feita por meio da plataforma Sucupira.

Qual a diferença entre pós e especialização?

A pós-graduação é uma modalidade de cursos que devem ser feitos após o término da graduação, como MBA, mestrado acadêmico, mestrado profissional, doutorado e... especialização.

Sendo assim, a especialização é um tipo de pós-graduação, a qual, como o próprio nome sugere, confere ao formado o título de especialista em determinada área do conhecimento. Normalmente, é feito por quem deseja se aprofundar em sua área de formação ou atuação.

Bora começar a sua pós?

Se a resposta for sim, fique ligado: o site Quero Bolsa oferece mais de 110 mil vagas com desconto de até 80% em diversas pós-graduações espalhadas pelo Brasil. São centenas de opções para que você vire um especialista na área que desejar, inclusive em Psicologia! Confira as melhores bolsas abaixo (mas corre porque elas são ilimitadas, hein?):

Melhores bolsas de pós-graduação

Onde fazer pós-graduação em Psicologia?

É possível descobrir quais instituições oferecem pós-graduação na área de Psicologia no site e-mec, do Ministério da Educação. 

Ao selecionar a opção "Curso de Especialização" na aba "Consulta Avançada", preencher o campo "Curso" com a área desejada (nesse caso, Psicologia), clicar na alternativa "Ativo" no campo "Situação, digitar o código de verificação e, depois, em "Pesquisar".

Feito isso, a lista completa de instituições de ensino que oferecem especializações aparecerão na tela. Para encontrar outros tipos de pós-graduação, é necessário acessar a plataforma Sucupira.

Para quem deseja se especializar com bolsa de estudo, há opções específicas de instituições parceiras do Quero Bolsa. Confira algumas faculdades que oferecem desconto nas mensalidades de pós-graduação em Psicologia:

As instituições acima contam com diversos cursos que têm o valor da mensalidade reduzido durante toda a pós.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54