logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

12 universidades com cursos online gratuitos no 2º semestre de 2022

por Isabella Baliana em 27/07/22

Se você já está fazendo uma graduação ou pensa em ingressar no curso superior, uma ótima maneira de ampliar seus conhecimentos e melhorar se currículo é fazendo ótimos cursos na área que você deseja. E se eu te dissesse que isso não só é possível, como também que existe a oportunidade de realizar cursos sem precisar sair de casa e sem pagar nada a mais por isso? 

Encontre bolsas de estudos de até 80% 

É verdade. Atualmente, existem várias instituições de ensino superior renomadas dentro e fora do país que oferecem cursos a distância (online) totalmente gratuitos. Muitas vezes, é necessário apenas fazer o cadastro na plataforma ou no site da faculdade para já começar a estudar. Ou seja, não tem desculpa!

Além de contribuir para o desenvolvimento pessoal e melhorar suas habilidades em determinada área, cursos online são uma boa opção para quem busca se destacar no mercado de trabalho ou até mesmo para quem deseja uma recolocação profissional. Afinal, os recrutadores sempre estão de olho em quem está se atualizando e qualificando constantemente. 

universidades com cursos online gratuitos

Pensando nisso, seja qual for o seu objetivo, separamos algumas instituições que oferecem bons cursos gratuitos e online para você fazer no segundo semestre deste ano. Confira abaixo:

Leia mais: Enem Portugal: conheça os cursos disponíveis nas melhores faculdades
Conheça os 10 melhores cursos de Biomedicina em São Paulo

Harvard

Uma das instituições de ensino superior mais famosas e prestigiadas em todo o mundo, a Universidade de Harvard está oferecendo mais de 100 cursos online e gratuitos. A maioria dos cursos são ministrados em inglês, mas alguns deles já possuem legendas em português. De qualquer forma, é uma boa opção para já ir treinando o idioma. 

Vale mencionar que os cursos são oferecidos e podem ser feitos gratuitamente, mas, caso o estudante queira adquirir um certificado, este é entregue mediante a uma taxa. A duração dos cursos é bem diversificada, geralmente variando entre 5 a 15 semanas. Para ter acesso, basta entrar no site da plataforma HarvardX (do Edx), encontrar o curso que deseja e se cadastrar. 

Os mais de 100 cursos são divididos em 11 áreas do conhecimento, tais como: 


USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das principais instituições do país, sendo a universidade brasileira mais bem colocada no ranking latino-americano da Times Higher Education, que avalia as instituições com melhor desempenho na América Latina. Ela possui a sua própria plataforma de cursos online gratuitos, chamada e-Aulas, com opções de cursos em três áreas do conhecimento: Humanas, Exatas e Biológicas. 

Para ter acesso a todos os conteúdos, o interessado deve fazer o cadastro na plataforma, o que também é totalmente gratuito. Depois de logar com o seu cadastro, basta procurar por vídeos de sua área de interesse na ferramenta de pesquisa. Entretanto, atenção: conforme a plataforma explica, o eAulas da USP não emite comprovantes de participação, certificados ou diplomas. 

Veja também: Universidades que participam da plataforma Carolina Bori
5 países com universidades que aceitam a nota do Enem

PUC-RS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) está oferecendo três cursos online e gratuitos com professores renomados. São eles: "Produtividade, gestão do tempo e propósito", com Carla Furtado e Christian Barbosa; "Como alcançar seus objetivos profissionais e metas financeiras", com Sidnei Oliveira e Leandro Rassier e "Mentalidade do desenvolvimento contínuo", com Leandro Karnal e André Duha.

Em todos os cursos, os certificados são emitidos gratuitamente pela PUC-RS, com carga horário de quatro horas. Para se inscrever, é necessário acessar o site da plataforma online da instituição aqui e fazer o cadastro preenchendo todas as informações solicitadas no curso que deseja.

FGV 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também disponibiliza vários cursos online e gratuitos em sua plataforma, devido a sua parceria com a Open Education Global (OEG). Membro desde 2008, a faculdade foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino superior de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.

Atualmente, a FGV oferece 157 cursos online e gratuitos na sua plataforma sobre temas variados, que vão desde "Saúde física e mental na internet" até "Introdução aos conceito de gênero", por exemplo. Para se inscrever, o interessado precisa acessar a plataforma de cursos gratuitos neste link, e se inscrever no curso que deseja informando todos os dados solicitados pela instituição. 

É importante mencionar que os cursos gratuitos da FGV não geram certificado. Obtendo nota igual ou superior a 7,0 (sete) no pós-teste, o participante pode imprimir, diretamente no sistema, uma declaração que possibilitará comprovar a  participação no curso. Caso o aluno não tenha alcançado essa nota no teste, será necessário refazer para conseguir a declaração. 

Confira mais: Metaverso na universidade? Veja as instituições que já aderiram
Conheça os 10 maiores cursos de graduação, segundo o Inep

MIT 

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), é outra instituição de ensino superior renomada em todo o mundo que possui uma plataforma própria onde disponibiliza cursos online e gratuitos variados, chamada MIT Open Course Ware (OCW). Lá é possível ter acesso a cursos com temas muito diversos: psicologia, cultura, elementos químicos, algoritmos, política, armas nucleares, e mais uma infinidade de opções. 

Os cursos são divididos entre "graduated" (para aqueles já formados), e "undergraduated" (estudantes universitários). Contudo, qualquer pessoa interessada pode acessar a plataforma e realizar os cursos, uma vez que o seu acesso é livre e não é necessário fazer cadastro ou inscrição para entrar.  Cada curso inclui uma programação, material instrucional e algumas atividades de aprendizado, como tarefas ou exames.

Além disso, segundo a própria plataforma, "muitos cursos têm palestras em vídeo completaslivros didáticos on-line gratuitos insights de ensino do corpo docente. Embora alguns conteúdos OCW sejam criados sob medida para uso online, a maior parte vem direto da sala de aula do MIT". 

 Boston University 

A Universidade de Boston oferece seus cursos por meio da sua página na plataforma Edx, chamada BUx.  Lá é possível encontrar 17 cursos online e gratuitos de diferentes temáticas, que possuem uma duração variada, indo desde 3 até 16 semanas, por exemplo. Alguns temas presentes nos cursos são: transformação digital, ensino inclusivo, gestão de produtos, liderança ética, dentre outros.

Para ter acesso aos cursos, o interessado deve entrar na plataforma, escolher qual curso deseja e clicar em se "matricular", etapa na qual deve informar seus dados para criar um registro. A plataforma reitera que os cursos são totalmente gratuitos, mas os alunos podem "optar por receber um certificado verificado por uma pequena taxa". Alguns cursos possuem datas específicas para início e término, por isso, é importante ficar atento.

Leia mais: O que as melhores faculdades do mundo têm em comum?
Faculdades brasileiras com maior empregabilidade, segundo ranking mundial

Berkeley (University of California) 

A Berkeley  - Universidade da Califórnia, é outra instituição com muito prestígio nos Estados Unidos e fora dele. Entre o corpo docente atual, há nove ganhadores do Prêmio Nobel e quatro vencedores do Prêmio Pulitzer. 

A universidade também oferece cursos online e gratuitos pela plataforma denominada BerkeleyX, da Edx, todos ministrados em inglês e com legendas no mesmo idioma. Segundo o site, desde que ingressou no consórcio em 2012, a Berkeley ofereceu mais de 100 aulas para 4 milhões de alunos de 150 países e regiões em todo o mundo. 

Os cursos gratuitos possuem assuntos e áreas do conhecimento muito variados, indo desde "ciência da felicidade" até "tecnologia blockchain", com durações entre 3 e 14 semanas. Entretanto, a universidade também oferece na mesma plataforma cursos com certificados profissionais com desconto, voltados para aqueles que desejam impulsionar sua carreira com muita qualidade. 

Sorbonne Université

Em parceria com a renomada Universidade Pierre e Marie Curie, a tradicional Universidade Sorbonne oferece 14 cursos na plataforma SorbonneX, também da Edx. As instituições são frequentemente vistas na lista das melhores do mundo. Assim, como são francesas, alguns cursos são fornecidos em francês, enquanto outros, em inglês. 

Há conteúdos voltados para programação, outros sobre teatro e, ainda, sobre filosofia e mudanças ambientais. Para se inscrever, basta acessar a plataforma e se registrar informando todos os dados. As aulas e todos os materiais são 100% gratuitos, já o certificado é obtido por uma taxa, depois que todas os conteúdos forem assistidos e completados.

The Hong Kong Polytechnic University

Foto: Reprodução/Keystone Bachelor Studies
Fachada da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China

Reconhecida internacionalmente e se destacando como uma universidade de muito prestígio, a Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, também oferece vários cursos online e gratuitos na sua página da Edx, denominada HKPolyUx. Segundo a instituição, ela prepara seus alunos para se tornarem cidadãos globais, o que pode ser exemplificado pelo fato de possuir um programa de intercâmbio com outras 220 universidades renomadas em 28 países. 

Em seus cursos, são abordados temas como anatomia humana, indústria 4.0, análise de dados para finanças, Big Data, e mais uma variedade de assuntos. Também há uma série de cursos voltados para a recolocação no mercado de trabalho, visando preparar o aluno para as entrevistas. A maioria dos cursos é ofertada em inglês, mas há alguns no japonês. Os certificados também são emitidos por meio do pagamento de uma taxa. 

Veja também: Melhores faculdades de Medicina Veterinária, segundo o Guia da Faculdade 2021
Conheça os melhores cursos de Administração EaD, segundo o Guia da Faculdade 2021

Insper  

Em parceria com a plataforma Coursera, o Insper, instituição de ensino superior e pesquisa oferece cursos gratuitos e online nas áreas de Marketing analítico, Gestão de operações, Capitalismo consciente e Administração financeira. 

O conteúdo dos cursos é geralmente dividido em vídeo-aulas, materiais para leitura e testes para testar o aprendizado. Para ter acesso ao curso e começar a estudar, o interessado deve entrar na plataforma e criar um cadastro. Todos possuem a opção de gerar certificado de conclusão ao final. 

Mackenzie 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie também possui uma plataforma de ensino a distância (EaD) chamada Mackenzie Cursos Livres, na qual fornece uma série de 14 cursos gratuitos e online com foco na área de tecnologia e negócios, com temas como Inteligência Artificial, Estratégia Empresarial, Inovação e Cultural Digital, dentre outros.

A plataforma da instituição pode ser acessada por celular ou computador e os cursos possuem um tempo médio que varia de de 4 a 8 horas de duração. Cada aluno pode fazer várias capacitações, de acordo com seu interesse e agregando mais habilidades à carreira.

Para começar a estudar, basta selecionar o curso desejado, criar uma conta na plataforma da universidade e seguir as instruções enviadas por e-mail. Vale destacar que um único cadastro já permite acesso a todos os módulos.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

UnB

A Universidade de Brasília (UnB) também está oferecendo, por meio da plataforma Una-SUS, dois cursos online e gratuitos sobre os temas: Documentos Médicos e Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública. Após completar o estudo com bom aproveitamento, os participantes recebem um certificado gratuito da instituição.

O curso de "Documentos Médicos" possui 60 horas de duração e é voltado para médicos e estudantes de medicina e ponto de assistência em todo território nacional. As matrículas podem ser feitas até o dia 1 de dezembro e devem ser realizados até o dia 31 de dezembro de 2022 neste link.

Já o segundo curso ofertado tem 45 horas de duração e se destina a profissionais formados em ciências biológicas, engenharia, medicina veterinária, zootecnia e profissionais de outras áreas que se interessem. O prazo das inscrições também termina em 1 de dezembro e os interessados podem se escrever neste link

Veja: UFCSPA: conheça a universidade da área da saúde com nota máxima em avaliação do MEC

Afinal, onde fazer faculdade?

Com tantos cursos online e gratuitos disponíveis ofertados, não tem desculpa pra ficar sem estudar, né? Pensando nisso, se você ainda não entrou no ensino superior, saiba que fazer uma graduação é a maior porta de entrada para boas oportunidades no mercado de trabalho e uma melhor remuneração. E, diferente do que alguns pensam, entrar na faculdade não precisa ser algo que comprometa o seu bolso.

Na Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas da América Latina, você encontra bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.100 instituições de ensino superior de todo o país. Há graduações de todas as áreas do conhecimento, na modalidade presencial, semipresencial ou a distância (EaD). Para encontrar a bolsa de estudo ideal, é só entrar na plataforma, procurar pelo curso que deseja e, se preferir, escolher o local. Acesse abaixo:

Encontre bolsas para graduação

Dentre tantas opções de instituição para fazer graduação, uma boa dica é escolher pela qualidade de ensino e do corpo docente, além de uma boa infraestrutura, caso o curso seja a distância. Entretanto, o mais importante é que a faculdade seja reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Confira abaixo algumas dessas instituições, que ainda oferecem descontos especiais em suas mensalidades:

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54