Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

22 profissões mais impactadas com a pandemia em 2021

por Isabela Giordan em 30/03/21

Há mais de um ano a pandemia de Covid-19 está mudando constantemente a rotina e os hábitos de consumo da população mundial. Afinal, quantos serviços você utilizava no pré-pandemia e que foram deixados de lado para zelar pela sua saúde?

Atrelada à crise econômica causada pela doença, esses fatores alteraram permanentemente as prioridades do mercado de trabalho que, ao mesmo tempo que permitiu com que diversas ocupações ganhassem destaque,  levou outras profissões ao quase esquecimento. 

profissões mais impactadas pela pandemia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


De acordo com o levantamento Workplace Trends 2021, feito pela Glassdoor, empresa especializada em recrutamento e seleção, algumas profissões correm o risco de sofrer impactos ainda maiores neste ano por conta da pandemia. 

A maioria das profissões listadas são aquelas que tiveram que parar de atuar na pandemia devido às proibições de aglomerações como, por exemplo, a área da beleza, eventos, turismo e até mesmo educação. Além disso, serviços da área da saúde que não são prioridade, ou seja, atendimentos que podem ser postergados para o pós-pandemia também serão as que mais sofrerão perdas financeiras neste ano. 

Entretanto, o relatório apontou que este não é fim dessas profissões, mas que a sua recuperação será bem mais lenta do que de outros setores. Além disso, em alguns casos serão necessárias adaptações permanentes para garantir que determinadas ocupações continuem existindo em "harmonia" com as medidas de prevenção necessárias para evitar novas pandemias. 

Veja abaixo a lista completa das profissões que mais serão impactadas pela pandemia de Covid-19 em 2021:

  1.  Audiologista 
  2. Coordenador de eventos 
  3. Demonstrador de produtos 
  4. Oculista 
  5. Chefe de cozinha 
  6. Executivo assistente 
  7. Consultora de beleza 
  8. Vallet 
  9. Estilista 
  10. Coach 
  11. Embaixador de marca 
  12. Tosador de animais 
  13. Fisioterapeuta 
  14. Estagiário 
  15. Professor 
  16. Gerente de Recursos Humanos 
  17. Analista de Contas a Pagar 
  18. Recepcionista 
  19. Instrutor 
  20. Gerente de Vendas 
  21. Contador 
  22. Executivo de contas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Tendências do mercado de trabalho 

Além de apontar as profissões em risco, o levantamento também descobriu quatro tendências que vão se destacar nos próximos anos no mercado de trabalho. 

Diversidade em evidência

Antes, muitas empresas tinham a diversidade apenas em seus dicursos, mas agora será necessário agir e mostrar que esse valor não é apenas uma promessa. Além dos colaboradores, os clientes também estão de olho nessa questão e utilizarão cada vez mais esse fator como um critério para decidir qual será o seu consumo. 

Mudança nos escritórios

De acordo com o relatório, a estrutura dos escritórios nunca mais será a mesma. Com a obrigatoriedade do home office, foi possível descobrir que esse modelo de trabalho traz muitas vantagens, mas ainda precisa de adaptação para funcionar plenamente.

Por exemplo, apesar do corte de custos com gastos de escritório e possibilidade de flexibidade na rotina, o home office pode minar a espontaneidade e produtividade de algumas equipes, caso elas não estejam alinhadas e atuando em sinergia. 

O levantamento aponta que a tendência é que os escritórios adotem o modelo híbrido, em que é possível alterar os dias de trabalho presencial e remoto, permitindo com que as empresas encontrem o modelo que melhor atende as suas necessidades.

Adaptação da cultura para gerar engajamento

Mesmo os escritórios que possuem culturas coorporativas queridas pelos seus funcionários terão que adaptá-las para cada vez mais engajar seus colaboradores. 

E isso deve começar pela análise do design dos escritórios, a fim de permitir com que o ambiente seja confortável e acolhedor para garantir a produtividade de seus times. Para aqueles em home office, será preciso desenvolver formas para que o funcionário crie vínculos com a cultura da empresa. O relatório destaca que encarar e lidar com o sentimento dos colaboradores é uma das chaves para o sucesso em 2021.

Salário não terá o mesmo "valor"

Com a implementação do home office, muitas pessoas começarão a levar em consideração poder escolher onde trabalhar como um fator decisivo na hora aceitar um novo emprego, mudando a importância dada ao salário. 

Afinal, há a possibilidade de fugir de grandes centros em que o metro quadrado possui preços absurdos, dando margem para negociações salariais. Porém, há a possibilidade do movimento contrário acontecer, visto que, com o aumento na competitividade no mercado de trabalho por determinado profissional, o salário pode ser a saída para reter talentos.

Clique aqui e veja o relatório na íntegra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54