Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

3 Dicas Infalíveis Para Mandar Bem no Enem

por Maria Fernanda Alves em 30/05/16 3,7 mil visualizações
O Enem 2016 será nos dias 05 e 06 de novembro e foram registradas mais de 9 milhões de inscrições. O motivo de tanta concorrência é que a prova do Enem tem várias aplicações:


- pode ser usada para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio;

- é exigência para quem quer ingressar no Ensino Superior por meio do Sisu, ProUni ou FIES;

- e até para o acesso ao programa Ciências sem Fronteiras (espero que você não tenha perdido a inscrição este ano!)


Como é de se esperar, tem muita gente se descabelando para ter uma nota boa no exame. Existem relatos na internet de pessoas que dedicam dez horas por dia nos sete dias da semana

Mas atenção: esse plano nem sempre dá certo, viu? Isso porque cuidados básicos com o cérebro e corpo podem não ter sido tomados. Vamos ver quais são esses cuidados? 

Deixar claro para o seu cérebro o motivo de estudar

Bem, muitas vezes as pessoas pensam em terminar o Ensino Médio e fazer um faculdade só para seguir o fluxo social. Por isso, acabam dedicando um esforço mecânico nos estudos, o que pode gerar uma leve confusão no seu cérebro, mais conhecida como estresse. Para evitar esse estresse é preciso fazer o seu cérebro entender por que você dedica tanto tempo a uma atividade que você não quer realizar. 

Mas Mafê, como eu posso fazer meu cérebro entender que eu preciso estudar muito?

Entenda o que VOCÊ quer. 

 Quer ir bem no Enem para entrar na faculdade? Então mantenha o foco nas coisas boas que a faculdade pode te trazer: um emprego melhor , por exemplo. Dessa forma, a motivação deixa de ser mecânica e o estudo passa a ser prazeroso para o seu cérebro.

Seu plano de estudos de acordo com o seu objetivo

Se você quer passar em medicina , por exemplo, deve imaginar que estudar somente às vésperas da prova pode ser em vão. Mas se o seu objetivo não exige notas muito altas na prova, não precisa se dedicar a tantas horas de estudo. 

É fundamental que você saiba as matérias em que tem mais facilidade e dificuldade. Dedique um tempo maior na aprendizagem e reforço do seu conhecimento naquilo que tem mais dificuldade e leia coisas novas sobre aquilo que já tem facilidade. 

Uma coisa que pesa muito é a redação. Uma dica de ouro é você escrever parágrafos sobre coisas que aprendeu em qualquer disciplina, como por exemplo em física, assim você estará reforçando o conteúdo no seu cérebro e também a habilidade da escrita.

Não se esqueça: Você não é uma máquina!

Muita gente foca tanto na necessidade de ter uma nota alta que acaba esquecendo da peça mais importante da prova! Não cometa esse erro: não se esqueça de VOCÊ

É preciso que, além de trabalhar, estudar, estudar e estudar, você tenha tempo para as coisas que te satisfazem. Reserve um tempo para essas atividades de lazer, que podem ser desde ver um vídeo de gatinhos no youtube até uma partida de vôlei com os amigos. Isso não é desfocar, muito pelo contrário! Isso significa manter seu cérebro (e no caso do vôlei, o corpo também!) saudável

Quando você desloca todos os seus esforços para os estudos e não se dedica à vida social, pode acabar cortando muitos laços e colocando o seu cérebro em uma pressão enorme na hora da prova. Fatos como: “deixei meu namorado para estudar mais e melhor, eu preciso passar!”, “deixei de viajar com minha família para estudar”, “pedi demissão para estudar”, o seu cérebro transforma em: “Minha nossa, não posso falhar, não posso falhar, não posso!”. 

Aí vem o estresse e o que acontece? O cérebro falha. Isso leva muita gente à depressão, pois abriu mão de muita coisa por um objetivo que não foi alcançado.   

Trocando em miúdos!

Manter o cérebro e o corpo saudáveis é o principal segredo, isso traz serenidade na hora de fazer a prova, e evita que o estresse atrapalhe o acesso às memórias de tudo aquilo que o seu cérebro assimilou nas horas de estudo. 

Sei que gera mesmo muita tensão estar prestes a fazer o Enem ou algum vestibular, mas seguir as dicas acima aumenta bem as suas chances de se dar bem no exame! 

Ah, mais uma dica: Curta aprender, não pelas provas, mas pela vida, ela é muito melhor com conhecimento! 

Beijo, gente! E até a próxima! 

Mafê

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54