Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

3 motivos para você prestar o Enem em janeiro

por Giovana Murça em 10/11/20

A suspensão das aulas presenciais e o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para 2021 foi um balde de água fria para os estudantes que sonhavam com o ingresso na faculdade no início do próximo ano.

Enem em janeiro

Longe das salas de aulas, muitos estudantes não conseguiram manter o ritmo de estudos em casa, seja pela falta de acesso a internet, de professores para tirar dúvidas ou orientar, outros nem sabem se irão conseguir concluir o Ensino Médio remotamente. 

Além disso, com a prova adiada para janeiro e fevereiro de 2021, o ingresso no primeiro semestre de 2021 ainda é um mistério. Isso porque as notas do Enem serão divulgadas somente em março, o que prejudica o calendário das instituições.

Para evitar atrasos, um veto presidencial de agosto deste ano permite que a seleção do Prouni e do Sisu seja desassociada do resultado do Enem. Algumas universidades já anunciaram que não terão ingresso pelo (Sisu) ou pela nota do Enem para o primeiro semestre.

Veja:
Unicamp não terá ingresso via Enem em 2021
IFMT não terá Sisu como processo seletivo no primeiro semestre de 2021
UFMS só usará o Sisu no segundo semestre de 2021

Em meio a tantas incertezas, eis a questão: fazer ou não fazer o Enem em janeiro? Será que vale a pena prestar a prova mesmo sem ter estudado o suficiente ou sem a possibilidade de usar sua nota para ingressar na faculdade ainda no primeiro semestre do ano?

nakaridore/freepik
enem em janeiro

Para te ajudar a resolver essa dúvida, a Revista Quero conversou com a Maria Fernanda Alves (Mafê), psicóloga e orientadora profissional da página Orienta Mafê e também colunista da Revista, e listou 3 motivos para você prestar o Enem em janeiro. Confira!

Você garante seu “bilhete de entrada” para a faculdade

O Enem é a maior porta de entrada para o Ensino Superior no País, e dá acesso até a universidades em Portugal. Ao prestar a prova, você pode usar sua nota como forma de ingresso a faculdade públicas e privadas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade Para Todos (Prouni) de meio de ano.

Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e diversas faculdades particulares aceitam a inscrição com a nota do Enem de anos anteriores. Assim, mesmo que você não pretenda estudar em 2021, sua nota ainda pode facilitar a entrada na graduação nos próximos anos. 

Simulador de notas de corte do Enem: veja as notas necessárias para entrar na faculdade com Fies, Prouni ou Sisu

Você ganha experiência para os próximos anos

Ainda que você não se sinta preparado para prestar o Enem em janeiro ou não pretenda utilizar a nota da prova no próximo ano, a orientadora garante: “A experiência por si só já é motivo suficiente”. 

Ao invés de perder sua inscrição, você pode usar a prova desta edição como uma oportunidade de treinar para o próximo ano, se familiarizando com a estrutura do Enem e seu formato de aplicação. “Mesmo que a nota não seja boa, o estudante poderá se sentir mais preparado para o próximo ano por conta dessa vivência”, completa a orientadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

A maioria dos candidatos teve os estudos afetados

O medo de ir mal no Enem - já comum em tempos normais - piora no ano da pandemia. Entretanto, é necessário entender que você não é o único a se sentir triste e despreparado por não ter ido bem nos estudos ou ter a sensação de que os seus concorrentes estão muito à frente. “Todos os estudantes foram afetados, em algum nível, pela pandemia e enfrentam as mesmas dificuldades”, enfatiza Mafê. 

“É importante buscar conversar com outros pré-vestibulandos e professores com intuito de partilhar o seu sentimento. Dessa forma, o estudante cria uma rede de apoio e poderá até mesmo se sentir mais motivado para fazer a prova. Como o país ainda está seguindo medidas de distanciamento social, uma boa alternativa é buscar grupos no Facebook, Whatsapp e Telegram”, ela orienta.

Mas, a psicóloga e orientadora faz uma ressalva: “Alguns estudantes vão ouvir sobre pré-vestibulandos que estão estudando 10 ou 15 horas por dia apesar da situação atual, mas é importante não se nivelar com os extremos ou exceções e evitar a prova por conta disso”.

Veja também: 
Plano de estudo Enem Corridão: baixe gratuitamente
Quais são as matérias que mais caem no Enem?

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54