logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

4 erros comuns na Redação do Enem que podem prejudicar sua nota

por Natália Plascak Jorge em 25/10/19 40 mil visualizações

Mesmo faltando pouco tempo para o primeiro dia de prova, ainda dá tempo de dar uma olhada nos erros mais comuns na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que podem causar problemas e prejudicar a sua nota.

Por isso, a Revista Quero procurou uma especialista no assunto para ajudar você: a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho. Além de apontar esses erros mais comuns cometidos pelos candidatos na Redação, ela ainda mostrou possíveis soluções para você mandar bem na prova.

Anote aí!  

erros comuns redação enem

  1. Desvios gramaticais
    É fundamental tomar cuidado com o respeito à norma padrão. 200 pontos, dos 1000 da prova, são destinados à conferência de itens como uso de concordâncias adequadas, acentuação, pontuação e regência, por exemplo. Uma releitura do texto, ao final da prova, pode evitar alguns deslizes por falta de atenção.
  2. Proposta de intervenção inexistente ou inadequada
    O Enem é uma prova que tem como característica a exigência de uma proposta de solução ao final do raciocínio. Outros 200 pontos, dos 1000 disponíveis, são reservados para a avaliação de uma proposta adequada. Ela deve ser composta de um conjunto: "QUEM" fará "O QUE" e "COMO". Além disso, é importante lembrar que a proposta deve estar intimamente relacionada ao desenvolvimento do texto.
  3.  

    Fuga ao tema
    Os temas da prova geralmente vêm com comandos bastante claros. É fácil identificar o que deve ser desenvolvido. Em um tema como "A persistência da violência contra a mulher", por exemplo, basta que não seja esquecida nenhuma palavra-chave para que a redação seja considerada dentro do tema. Será importante tratar de "persistência", de "violência" e de "mulher". Essa identificação das palavras-chaves pode ser repetida em qualquer tema.
  4. Desorganização do raciocínio
    Para que o que se quer defender fique claro, pensar em "introdução", "desenvolvimento" e "conclusão" pode ser uma saída adequada. Não adianta ter boas ideias, mas não conseguir transmiti-las. Sendo assim, treinar essa organização pode garantir a segurança necessária para o momento da prova.

E aí? Você já sabia quais eram os erros mais comuns na Redação do Enem? Sabe agora como resolvê-los?


Guia sobre a Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Confira dicas valiosas para você arrasar na redação no Guia sobre a Redação do Enem. Para baixar o e-book, é só clicar aqui.

Atualizado em: 25/10/2019
Publicado originalmente em: 30/10/2018
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54