Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

4 erros que os alunos cometem na hora de escolher o curso

por Que Curso? em 17/10/17 38 mil visualizações

Escolher um curso pra entrar na faculdade não é tarefa fácil. Mas ninguém disse que seria, então não precisa se desesperar! Esse textinho esperto com dicas da Que Curso? vai te mostrar os quatro maiores erros que costumamos cometer ao escolher o curso. Se liga pra não fazer igual!

#Erro1
“Gosto de Matemática, vou fazer Engenharia”

Esse erro é tão bobo e comum ao mesmo tempo...

E não vale só pra Engenharia/Matemática, mas pra todos os cursos e matérias que você pode associar dessa forma (História/Direito, Biologia/Medicina, etc.).

Você precisa entender que escolher o curso não é uma ciência exata, logo, nem sempre o gosto por uma matéria vai te levar pra mesma profissão.

Se você usar esse critério, terá no máximo uns cinco cursos em mente. E a gente sabe que existem centenas de opções. Você acha mesmo que a sua escolha vai ser a melhor possível desse jeito?

... Não!

Pra não cair nessa cilada, entenda o que te atrai nessas matérias. Como você poderia se aprofundar nesses assuntos aplicando na sua rotina profissional?

Converse com a galera que já se formou e atua na área dos cursos que você tá pensando em fazer para tirar dúvidas. Todo mundo já passou por esse dilema da escolha profissional! Com certeza alguém vai topar te ajudar.

#Erro2
Não pesquisar sobre as profissões na hora de escolher o curso

Isso aqui é importantíssimo! Pensa comigo: você só conhece as profissões que fazem parte do seu dia a dia, certo?

Não entendeu?

Vamos lá, você sabe dizer quais são todos os cargos de um laboratório farmacêutico, de uma usina de energia nuclear ou de uma agência de marketing digital?

Se você sabe a resposta pra alguma delas, é porque isso faz parte da sua rotina de alguma forma. Caso contrário, eu aposto 100 dólares (que valem mais que barras de ouro) que você não sabe a resposta.

Mas relaxa, eu também não sei!


A dica aqui é: pesquise o máximo possível sobre cursos e profissões antes de escolher o curso que vai fazer. Se você escolher só entre as que já conhece, não irá tomar a melhor decisão possível.

Essa melhor decisão possível é aquela em que você avalia todas as suas opções. Todas mesmo! E só depois de colocar na balança todos os fatores imagináveis, você poderá escolher um curso.

#Erro3
Não saber que existem vários caminhos pra chegar na mesma profissão

“Como assim?”

Imagine que você sonha em ser diplomata. Pra se tornar oficialmente diplomata, você precisa passar em um concurso. Mas pega essa: para participar do processo seletivo, você pode ter cursado Direito, Relações Internacionais ou qualquer outro curso superior.

A carreira de diplomata é só um de milhares de exemplos que eu poderia te dar aqui. E todos eles trazem a mesma conclusão:

Na hora de escolher o curso, pense na PROFISSÃO


O curso é o caminho, mas a profissão é realmente onde você quer chegar.

Claro que você pode ter um interesse menos específico e curtir uma área em geral, mas se o seu gosto for bem específico, o ideal é que você idealize uma profissão antes de escolher o curso que vai fazer.

#BateuODesespero: “eu não sei nem o curso e você já quer que eu decida uma profissão?”.

Você não precisa chegar em um nível de decisão do tipo “NUNCA MAIS PODEREI MUDAR”, mas pesquise sobre as possibilidades de atuação de um profissional da área. Veja onde ele trabalha, o que pode fazer, em que pode se especializar e como é o dia a dia dessa galera.

Quando você entender um pouco mais sobre a profissão, verá que existem inúmeros caminhos para chegar até lá! Fica aqui uma dica valiosa: quanto mais informações você tiver, menos angústia você irá sentir na hora de escolher um curso.

#Erro4
O pior de todos: o preconceito

Em pleno século XXI, nós estamos aqui, falando de preconceito.

Esse, com certeza, é o maior tiro no pé que você pode dar na hora de escolher o curso. Quer saber o motivo?

Eu te conto. É porque você tá eliminando opções pelo que os OUTROS acham, e não você. Me diz uma coisa: por que raios você deixaria que outras pessoas te digam o que você deve ou não estudar? Essa decisão é sua!


É muito normal que apareçam pessoas dizendo:

  • “Ah, isso aí ganha mal”;
  • “Não vai arranjar emprego nessa área”;
  • “Seu primo tá fazendo Engenharia e ganhando 700 mil dólares por minuto”;
  • “Vish, vai ficar 10 anos nesse curso aí”.

Agora vem a dica: se essas frases não saírem dos seus pais/responsáveis, pesquise se é verdade e tome a decisão por conta própria. Afinal, você não deve satisfação a nenhuma dessas pessoas.

Se são os seus pais dizendo isso, o buraco é mais embaixo. Eles têm direito SIM à satisfação. Logo, você vai precisar trocar uma ideia com eles pra explicar como fez pra escolher o curso. Conte como você chegou a essa conclusão e peça para eles te ajudarem a refletir sobre o assunto.

Lembre-se de manter o respeito e a calma. Deixar os seus pais irritados durante essa conversa não vai te ajudar em NADA, NEBA, NADINHA DE NADA MESMO.

Dicas Finais

Bom, se você chegou até aqui, é porque leu sobre os principais erros que os alunos cometem na hora de escolher o curso. Agora que você já sabe o que NÃO fazer, NÃO FAÇA!


Quando for escolher o curso, não elimine opções por preconceito (seu e dos outros), realmente pesquise sobre os cursos e não tome atalhos pra tomar uma decisão mais rápida. Leve o tempo que precisar, afinal, essa escolha é uma etapa importantíssima na sua vida.

Se você quiser pesquisar sobre os cursos e profissões, ou então descobrir o curso que mais combina com você, recomendamos que você conheça a Que Curso?. Temos uma avaliação grátis que pode ser um ponto de partida bem bacana para a sua escolha profissional!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54