Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

4 filmes que todo jornalista deve assistir

por Brida Rodrigues em 12/06/18 1,6 mil visualizações

Os filmes podem ser uma representação da realidade, a imaginação do futuro e o conhecimento sobre fatos do passo. Eles estimulam a criatividade e levam a reflexões sobre temas de grande importância.

Exatamente por levarem à reflexão, a Revista Quero selecionou alguns filmes ESSENCIAIS a que todo estudante de Jornalismo e comunicação deveria assistir. Vale lembrar que a formação do jornalista é mediada pela análise crítica e os filmes estão inclusos nesse processo.

Dentro de uma enorme lista de filmes clássicos, selecionamos três dos mais atuais, que foram bastante discutidos na internet e por profissionais da área.

Os filmes são inspiradores, uma vez que representam a postura dos jornalistas, tanto com relação à forma de apuração como sobre os limites éticos e morais que devem ou não ser ultrapassados em busca de uma notícia valiosa.

Confira essa lista maravilhosa que fizemos para vocês ;)

Spotlight

O filme é baseado em uma história real que abalou o mundo. A trama deu visibilidade para uma série de casos de pedofilia que aconteciam em uma igreja católica na cidade de Boston.

“Spotlight” era o nome da equipe editorial do jornal Boston Globe, responsável pelas reportagens especiais. Três repórteres desdobraram o caso com uma apuração profunda e detalhista.

Ao assistir ao filme, você acompanha como a equipe abordou suas fontes em um momento extremamente delicado e conhece cada estratégia que eles usaram para publicar o escândalo, buscando respeitar a veracidade dos fatos e a preservação das fontes.

Mesmo diante da necessidade de se reinventar constantemente, os jornalistas conseguiram denunciar e enfrentar tamanha hipocrisia, do estado, da sociedade, da igreja e da imprensa, que não tratou adequadamente do caso, anteriormente.


The Post: A Guerra Secreta

Katharine Graham e Ben Bradlee, do jornal Washington Post, arriscam suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais que duraram três décadas.

Baseado em fatos reais, a trama mostra os conflitos sobre publicar ou não informações que foram ocultas durante a Guerra do Vietnã, o que afeta a família americana, o governo e o mundo.

Pelo fato de misturar o profissional com o pessoal, as relações estreitam-se e a situação fica ainda mais delicada. Algo comum entre o universo jornalístico, campo em que há uma dependência e troca de favores para se ganhar destaque, os responsáveis pelo jornal lidam com vários conflitos pessoais, profissionais e éticos.


O Abutre

O filme trata da história de um jovem que vive de pequenos delitos e, uma noite,  diante de uma acidente no trânsito, ele se depara com o universo dos cineastas que fornecem notícias para o jornalismo sensacionalista. Fascinado pelo que viu, decide mergulhar na área.

Questões como “quais são os limites morais e éticos da mídia para se obter (ou manipular) informação” e “até que ponto deve-se chegar por uma história” são apresentadas na trama.

Além da performance do ator e sua personalidade, o filme também problematiza como nos dias atuais a imprensa e a sociedade têm lidado ou se tornado indiferente diante do sofrimento alheio.


Capote

Baseado no livro clássico “A Sangue Frio”, o filme mostra como o jornalista e escritor Truman Capote apurou o assassinato de uma família tradicional de fazendeiros no Kansas, Estados Unidos.

Tudo iniciou depois de ver o episódio nos noticiários. Capote viaja até lá e surpreende a sociedade local com sua voz infantil e estilo nada convencional.

Ele ganha a confiança do agente policial da cidade e, aos poucos, dos outros moradores. O mais surpreendente é como ele se relaciona com os assassinos e demais fontes, o que faz ele ter detalhes assombrosos do caso. Além disso, o jornalista consegue apresentar preciosamente a mentalidade e a história de vida dos assassinos, Perry e Dick.

Capote os visita na prisão e percebe que a história pode render material suficiente para um livro que poderia revolucionar a literatura moderna. Assim o fez!


Sentiu falta de algum filme sobre Jornalismo que não entrou nesta lista? Dê a sua sugestão para nossos leitores nos comentários!

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54