Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

4 motivos do porquê fazer um curso técnico EaD

* Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo

A pandemia do novo coronavírus suspendeu aulas em escolas, universidades e outras instituições de ensino ao redor do mundo por tempo indeterminado. A alternativa encontrada por muitas dessas instituições foi oferecer aos estudantes o conteúdo que seria dado em sala por vias digitais, fazendo uso de tecnologias de ensino a distância

A crise tornou-se uma oportunidade de derrubar alguns preconceitos e mostrar que a modalidade de educação a distância — conhecida pela sua sigla EAD — pode ser tão eficaz no aprendizado do aluno quanto o ensino presencial, se aplicada de maneira eficaz.

Adolescente negra estudando na frente do computador
Descubra os 4 motivos do porquê fazer um curso técnico EaD

Apesar de ser um momento propício para a expansão de técnicas de ensino a distância, as aulas remotas que têm sido oferecidas hoje pelas instituições de ensino no Brasil em substituição às presenciais, no geral, não devem ser vistas como EAD. São apenas aulas ministradas no ambiente digital. Cursos a distância, de fato, permitem que o estudante tenha mais controle sobre o espaço e o tempo de estudo. 

E isso pode ser uma vantagem para quem precisa conciliar trabalho, filhos e afazeres domésticos, por exemplo. Uma das coisas mais importantes da educação é a emancipação. O estudante ganha autonomia

Ainda assim, o ideal é que as ferramentas permitam a interação com professores, o que é fundamental para o processo de aprendizagem, porque um ambiente de interação dá a possibilidade de expandir e ter a opinião avaliada e criticada. Não é só gravar o professor dando aula.

Leia Também:
+ Como os cursos EaD podem mudar após o fim da pandemia 
+ 9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um curso EaD 

A pandemia pegou o setor da educação de surpresa e as instituições de ensino ficaram sem saber como agir diante da crise. Gigantes de tecnologia, como o Google e a Microsoft, disponibilizaram o acesso gratuito às suas ferramentas para viabilizar ambientes virtuais de aprendizagem. Também há no mercado algumas ferramentas gratuitas que podem servir como sala de aula, e o próprio MEC mantém uma plataforma de recursos digitais, o MEC Red. 

Para que as aulas a distância funcionem, o planejamento deve vir antes da tecnologia — ou seja, encontrar uma metodologia, organizar o passo-a-passo e pensar como os alunos vão lidar com essa autonomia. Além disso, no Brasil os cursos em EAD são uma alternativa de ter uma formação a um custo baixo

A experiência da pandemia, em que as instituições estão sendo forçadas a rapidamente pensar em alternativas para manter a excelência e a interação entre alunos e professores mesmo a distância pode produzir grandes avanços para o EaD. 

Mas engana-se quem acredita que a modalidade é só para graduação. Ela funciona tão bem quanto para cursos dos mais diversos tipos. Quer aprender algo técnico? Ela pode servir.

Atualmente existem dezenas de opções de escolas técnicas espalhadas por todo o Brasil. É possível consultar aqui quais são elas por meio do cadastro no sistema de ensino, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Isso vale também para as escolas técnicas que oferecem cursos a distância.

Motivos do porquê fazer um curso técnico EaD

Antes de qualquer coisa, é necessário checar se a escola é reconhecida pelo MEC. Depois, como o curso pode agregar para o seu ensino e como ele ajudará na hora de encontrar um emprego. Falamos também de preço, então naturalmente fazer um balanço sobre a mensalidade do curso (você pode achar cursos que cabem no seu bolso aqui).

Confira também se a escola disponibiliza uma plataforma online onde você pode ter acesso às aulas, bem como ter contato com os professores e outros alunos; qual é o tempo de duração do curso; se a instituição de ensino exige encontros presenciais em seu campus mensal ou semestralmente; e, como são feitas as provas de seu curso (virtual ou presencialmente). 

Ou seja, com um curso técnico a distância você terá mais flexibilidade na sua rotina. Além desse diferencial, podemos citar mais 4 vantagens vitais que o estudante dessa modalidade terá:

1. Aprender técnicas essenciais ao mercado de trabalho

Fazer um curso técnico a distância traz ao aluno algumas características que são muito valiosas para os recrutadores na hora de escolher o candidato que ocupará uma vaga. Organização, responsabilidade, disciplina, determinação e proatividade são adjetivos comuns a quem faz esse tipo de aula - e isso não deixa de ser reconhecido na hora que você estiver procurando por um emprego.

2. Acesse o conteúdo mais facilmente!

Você consegue acessar o conteúdo das suas aulas de onde estiver pela plataforma online da escola. Isso também quer dizer que, além de poder ver e rever suas aulas quantas vezes quiser, você também terá acesso à biblioteca virtual da instituição de ensino, tendo contato direto com o material mais atualizado sobre aquilo que estiver estudando. 

3. Recursos práticos e interativos 

Para suprir as necessidades práticas dos cursos técnicos, as escolas costumam disponibilizar jogos e conteúdo interativo para que o aluno tenha um contato maior com aquilo que se está aprendendo. Porém, fique atento: é bastante comum que as instituições de ensino exijam que o estudante compareça algumas vezes ao polo para realizar alguma atividade prática. Esses encontros podem chegar a até quatro vezes mensais. Por esse motivo, não deixe de levar em conta a localidade da instituição escolhida. 

4. Economia

O curso técnico a distância, assim como um curso de graduação ou pós-graduação EaD, também traz uma grande economia. Isso porque as opções de cursos nessa modalidade costumam ser mais baratas do que as presenciais. Além disso, o aluno também economiza com o deslocamento até a escola, refeição e material didático.

Como conseguir uma bolsa de estudo para um curso técnico EaD?

Se você está em busca da melhor opção não apenas de ensino, mas também para o seu bolso, o Quero Bolsa tem a solução. 

A plataforma online traz centenas de opções de cursos técnicos EaD para você escolher. Ou seja, é possível encontrar uma grande variedade de cursos em diversas áreas, garantir o seu futuro no mercado de trabalho e ainda ter uma bolsa de estudo (de até 80%) válida por todo o seu curso. Demais, né?

Confira no botão abaixo algumas opções de bolsas de estudo para cursos técnicos EaD:


Encontre Seu Curso Técnico Aqui




banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54