Se você é aluno, independente do seu nível escolar, com certeza já se deparou com as tão temidas avaliações.
Muitas instituições selecionam uma semana por bimestre para a realização das provas, e o fato de todas elas ocorrerem em datas bem próximas pode dificultar a organização dos estudos.
Pensando nisso, a Revista Quero reuniu quatro técnicas de estudo que podem te ajudar a garantir aquele dez!
Cada pessoa possui um método de estudo que lhe oferece um resultado maior, por isso, a lista é formada apenas por sugestões. Veja a seguir e descubra qual é a melhor para você:
1. Resumo
O bom e velho resumo é muito eficiente no processo de aprendizagem, principalmente se for escrito com suas palavras, interpretações e comentários.
Mas, como o próprio nome indica, ele deve ser curto e pode ser feito em tópicos. Dessa forma, revisar os conteúdos se torna mais fácil.
2. Técnica Pomodoro
A Técnica Pomodoro consiste em intercalar estudo e descanso. Recomenda-se que a cada 25 minutos de aprendizagem, cinco minutos sejam dedicados para descanso, mas esse tempo pode variar.
Veja também:
Técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos; conheça essa solução
O ideal é utilizar um despertador para respeitar os prazos e cabe ao aluno decidir qual é a melhor forma de aproveitar os períodos para relaxar.
3. Mapas Mentais
Ao contrário das técnicas anteriores, o Mapa Mental trabalha com aspectos visuais. Por meio de imagens, setas, palavras e ícones, o aluno constrói um diagrama. Geralmente, ele é formado por um tópico principal que são ligados a tópicos paralelos.
Veja também:
Mapas Mentais: um canivete suíço para sua mente
Para que ele funcione, as informações precisam respeitar uma ordem lógica. Caso contrário, o mapa não passará de informações jogadas e, em vez de ajudar nos estudos, pode causar confusão.
4. Autoexplicação
No método de autoexplicação o aluno deve estudar o conteúdo e explicar o que compreendeu para si mesmo logo em seguida. Se possível, sem o auxílio do material para que ele perceba quais conteúdos ele memorizou e quais ainda geram dúvidas.
A autoexplicação também pode ser feita por meio de perguntas e respostas, feitas pelo estudante, e por meio de anotações.
Veja também:
6 dicas de como se preparar para uma prova
Como controlar a ansiedade no período de provas
E aí? Gostou das dicas? Caso você tenha algum outro método de estudo, compartilhe nos comentários abaixo! ;)