Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

5 dificuldades encontradas na primeira prova do Enem 2017

por Maria Fernanda Alves em 06/11/17 6,5 mil visualizações

CADÊ A REDAÇÃO??? Com certeza você sofreu até achar a bendita escondida no meio do caderno de provas!



Eu me formei no Ensino Médio em 2009 e já fiz minha faculdade, mas mesmo assim faço o Enem sempre que posso para me manter atualizada. No dia 5 fiz a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias e senti algumas dificuldades durante a prova e vou compartilhar com vocês e no final vocês me contam se encontraram essas dificuldades também, ok? :)

5 dificuldades Enem 2017 

  1. Demora no processo de entrega de prova e recolhimento de digitais

    Os aplicadores de prova aparentavam estar despreparados em várias situações, mas o que prejudicou minha sala foi a demora para a entrega da prova e problemas com as digitais. A fiscal conferia todos os dados da prova sem se preocupar em ser ágil e o chefe de sala só se dispôs a ajudá-la quando o sinal para início da prova bateu. O chefe de sala colheu as digitais depois do início das provas, interrompendo o raciocínio da pessoa que estava se identificando e de quem estava próximo, pois ele não diminuía o tom de voz para falar. 
  2. Textos muitos longos na prova de Linguagens e suas Tecnologias

    Com exceção da prova de inglês, a maior parte dos textos da prova de Linguagens foi  de textos extensos e complexos, o que consumiu muito tempo dos candidatos. Apesar de ser uma prova, em sua maior parte, de interpretação, era preciso reler alguns trechos dos textos mais de uma vez, o que me fez gastar mais de duas horas só nessa prova.
  3. Tema da redação complexo e específico

    Na Redação do Enem 2017, o tema abordado foi "Desafios para formação educacional dos surdos no Brasil" pode ter deixado muita gente perdida por conta da especificidade do conteúdo. O tema complexo pode também ter criado um sentimento de insegurança na escrita de muitos jovens que nunca foram expostos à questão antes. Até mesmo para mim que sabia um pouco a respeito do tema por já ter trabalhado com capacitação de Pessoas com Deficiência (PCD) o tema foi difícil de abordar, mas segui os textos de apoio e redigi uma redação simples, justamente pela falta de tempo citada no tópico anterior. 
  4. Prova de Ciências Humanas e suas tecnologias muito conteudista

    Apesar de apresentar textos mais curtos, a prova de Ciências Humanas exigiu muito mais conhecimento prévio dos candidatos do que leitura de gráficos e interpretação de dados. No meu caso, fiz as 45 questões sob a pressão do tempo e usei o modelo de Pega Varetas para garantir os acertos e só chutar em questões que eu realmente não sabia. Mas a pressão me fez errar algumas questões muito fáceis, como a leitura de um climograma.
  5. O tempo foi o meu vilão

    Vocês já perceberam que para mim a prova foi bem corrida, não é mesmo? Eu entreguei o gabarito faltando 4 minutos para o encerramento da prova. E acredite, eu usei várias estratégias para administração do tempo e pressão, como por exemplo, fazendo a redação entre as duas provas, respondendo as fáceis e depois voltando nas difíceis para não perder o ritmo, preenchendo o gabarito direto, enfim, fiz de tudo para aproveitar bem o tempo e mesmo assim foi super justo. Penso que muitas pessoas se perderam no tempo nessa prova, pois ela exigia muita atenção e paciência do candidato, ao ver pela minha sala, onde mais de 60% dos candidatos saíram da sala nos últimos 15 minutos.

    Bem pessoal, a prova foi realmente puxada e para mim ainda foi mais tranquilo porque eu não tenho o fator ansiedade que desestabiliza muitos candidatos e acaba prejudicando o desempenho de muitos. Faço a prova apenas para me manter atualizada e testar meus conhecimentos, mas a maioria pode ter o destino mudado por essa prova, por isso é normal um alto nível de ansiedade e nervosismo. 

    Ah, é sempre importante lembrar que, se você foi mal no Enem, não se desespere, ele não é a única porta de acesso ao Ensino Superior. Se precisar, o Quero Bolsa vai estar aqui para te ajudar <3

    Agora me conta você, o que achou da primeira prova do Enem?
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54