Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular

5 possíveis temas de Redação do Enem 2017

por Natália Plascak Jorge em 19/06/17 740 mil visualizações

Dê só uma olhada nestes cinco possíveis temas de Redação do Enem 2017, sugeridos pela coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho. Eles podem ajudar para que você treine com bons argumentos.

Segundo ela, os temas de Redação do Enem tendem a seguir uma mesma linha desde a criação da prova, em 1998.

“A ideia é que se possa avaliar a postura do candidato frente à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que traz luz ao respeito e à dignidade de um ser humano em relação a outro e ao meio em que vive.”

O foco são as questões cotidianas que desencadeiam violência, desigualdade ou intolerância. Eles sempre abordarão problemas da sociedade atual que possam estar, por alguns motivos, interferindo na possibilidade de relações mais harmônicas e respeitosas.

  1. Refugiados cada vez mais acuados por guerras
    A crise de refugiados tem se agravado cada vez mais ao redor do mundo. As imagens dos migrantes que estão fugindo das guerras comovem as pessoas e destacam um problema evidente.
  2. Urbanização e transporte
    As questões que envolvem a vida nas grandes cidades e a mobilidade urbana também podem ser tema de discussão. Fique atento!
  3. Memória e patrimônio público
    O papel da memória na formação da vida em sociedade assim como a importância do patrimônio público podem gerar grandes reflexões e conclusões nos dias de hoje.
  4. O que é cultura
    Por se tratar de um termo bastante amplo, tome cuidado para analisá-lo sob diversos aspectos. Esse conceito é um dos mais básicos e relevantes da Sociologia.
  5. Democracia e seus desdobramentos
    O conceito de democracia pode levantar diversas discussões, especialmente com os acontecimentos recentes no Brasil e no mundo. O que essa forma de governo pode trazer para uma sociedade pode gerar grandes debates.

A dica de ouro que a Gabriela deixa é que a melhor maneira de abordar qualquer um desses temas é por meio de uma estrutura organizada, que respeite os Direitos Humanos e que culmine em uma proposta de intervenção social. Por isso, fique atento a essas questões!

Todos os temas de Redação abordam mais ou menos o mesmo assunto: a sociedade em que a gente vive. A mesma sociedade que tem uma violência contra mulher também tem uma intolerância religiosa, ou intolerâncias de outra ordem, racismo e violência. Se você já pensou em algum tema anterior do Enem, não precisa pensar em um tema da estaca zero, completamente novo. Você pode aproveitar algumas informações que já tenha utilizado antes ou até mesmo reaproveitar exemplos. Isso ajuda você a pensar e desenvolver qualquer tema. 

Gostou das sugestões? Que tal começar a praticar esses possíveis temas da Redação do Enem 2017 para fazer bonito na prova? Dê uma olhada nos temas de Redação do Enem desde 1998 e também no Guia Completo do EnemRedação Nota 1000.

Mas se você sofre de ansiedade e não quer esperar até o fim do ano para fazer o Enem e saber se a sua nota vai ser suficiente para entrar na faculdade, a Revista QB tem uma dica ótima! O site Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 70% e você não precisa ter feito o Enem para garantir a sua. Veja como aproveitar essa oportunidade:

Saiba como estudar com desconto


*Matéria atualizada em 26/09/17

Tags

Vestibular e Enem

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2018 CNPJ: 10.542.212/0001-54