Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

50 anos de UFSCar: conheça as iniciativas que a universidade promove

por Marina Borges em 13/03/20

Há 50 anos, no dia 13 de março de 1970, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebia seus primeiros alunos. Na época, a faculdade iniciou sua trajetória acadêmica com a oferta de dois cursos: Engenharia de Materiais e Licenciatura em Ciências.

Foto: Reprodução/UFSCar
ufscar 50 anos - REVISTA QUERO
UFSCar completa 50 anos de existência

Durante a semana que passou, pessoas que tiveram suas vidas transformadas a partir da UFSCar promoveram homenagens à universidade. Além disso, uma programação recheada de sessões solenes, atividades artístico-culturais, esportivas e um encontro de toda a comunidade universitária fizeram parte desse período de comemoração.

Algumas das atividades foram planejadas para que a UFSCar pudesse reviver momentos históricos, como a reedição do hasteamento da bandeira, as badaladas do sino e a homenagem à "Sessão Maldita", que marcou a história do cinema e da vida cultural na universidade.

Preparamos para você, membro ou não da comunidade da UFSCar, uma lista com projetos e iniciativas que a faculdade promove. Confira!

1. Prática de Samba e Choro: o aprendizado musical na roda

ufscar 50 anos - REVISTA QUERO

O projeto de extensão, coordenado pelo professor Eduardo de Souza, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, pretende reunir pessoas de áreas, experiências e origens diversas, sejam elas amantes do samba, músicos, estudantes ou profissionais para compartilhar repertório e praticar coletivamente. 

Essa prática musical coletiva terá como base o acesso ao conhecimento referente à formação histórica e social do samba, suas ligações estéticas com outras manifestações tradicionais da cultura afro-brasileira e com a formação do maxixe e do choro.

Durante as atividades, os participantes não terão aulas formais de instrumentos musicais, portanto, a iniciativa se destina a quem já apresenta familiaridade com algum instrumento. A intenção é realizar uma prática musical coletiva focada no aprendizado do repertório em comum. 

Com início no dia 24 de março, os encontros serão semanais, às terças-feiras, das 18h30 às 21 horas, no Teatro de Bolso, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Para obter mais informações e realizar a inscrição, acesse o formulário eletrônico.

Leia mais:
USP e UFSCar comandam projeto que explora tecnologia aeroespacial
+ Saiba como se matricular na UFSCar

2. Projeto Cinésio

UFSCar 50 anos - REVISTA QUERO
(Foto: Enactus/UFSCar)

Chamado de Projeto Cinésio, a parceria entre a equipe Enactus, rede mundial de empreendedorismo social, e a Unidade Saúde Escola (USE), unidade que atende a população de São Carlos e região por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), busca desenvolver órteses para os membros inferiores mais baratas e acessíveis.

Esses equipamentos ortopédicos servem para evitar que lesões e deficiências progridam. Atualmente, o custo de uma órtese desse tipo varia de R$ 1 mil até R$ 5 mil. Por meio da tecnologia desenvolvida na UFSCar, esse custo chega a ser reduzido em até 80%.

Os membros do projeto são graduandos de Engenharia de Materiais na UFSCar, professores e outros profissionais da área.

Leia mais sobre o Projeto Cinésio

3. Curso de extensão “Educação Matemática”


Coordenado por Klinger Ciríaco, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, o curso de extensão “Educação Matemática” tem como proposta o desenvolvimento de sessões de estudos, reflexões e apropriação de referenciais teórico-metodológicos acerca de tendências da área.

O curso também abrange o âmbito da Psicologia da Educação Matemática, bem como a organização, na perspectiva da colaboração, de situações didáticas que promovam atitudes mais positivas frente ao conhecimento matemático e de trabalho na Educação Básica.

Aberto ao público em geral, o curso tem carga horária de 60 horas, com encontros quinzenais das 19 horas às 21h30, em uma sala na área Sul do campus de São Carlos da UFSCar. As aulas têm início em 16 de março e os participantes receberão certificado. Mais informações podem ser solicitadas pelos e-mail de inscrição.

Veja mais: UFSCar promove pesquisa internacional com universidade portuguesa sobre o HIV no Brasil

4. Espaço Ciência


Coordenado pelo professor Edemar Benedetti, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So), o projeto “Espaço Ciência” é uma atividade de divulgação científica envolvendo o uso de experimentação, palestras e outros meios de comunicação para levar aos alunos do ensino fundamental discussões sobre a importância da ciência no dia a dia.

Por meio de atividades ilustrativas e lúdicas, o projeto visa desmistificar o paradigma de que a ciência é “chata” e longe do nosso cotidiano. Para isso, os participantes levam aos alunos temas da atualidade e sua relação com a ciência. 

Durante o andamento do projeto, a equipe executora realiza constantemente avaliação do mesmo a fim de verificar a aceitação das atividades e se os objetivos estão sendo atendidos. 

Os resultados deverão fornecer subsídios para que os integrantes da equipe realizem publicações em eventos científicos e em revistas especializadas na área de extensão universitária.

Meio século de história da UFSCar

Essa foi uma breve divulgação dos projetos que a universidade promove e incentiva. Durante seus 50 anos de história, a UFSCar já transformou diversas esferas do conhecimento e da sociedade e a tendência é que continue proprocionando uma programação rica para a comunidade universitária ou não. 

Dessa forma, a faculdade continua levando adiante o título de pública, gratuita e de qualidade. Para saber mais sobre os cursos, projetos e estudos que a UFSCar oferece, acesse o site da universidade.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54