Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

59% dos brasileiros que trabalham no modelo home office estão mais irritados, aponta pesquisa

por Giovana Murça em 10/03/21

Uma das consequências imediatas da pandemia de Covid-19 para o mundo do trabalho foi a migração repentina para o home office - ou teletrabalho. Apesar de agradar muitos profissionais e trazer várias vantagens, o home office não é nada fácil.

Além do cenário pandêmico lá fora, no home office, os profissionais precisam lidar com uma série de dificuldades, como problemas com a conexão de internet, falta de ergonomia, trabalho de mais ou de menos, falta de concentração, nova rotina da casa, filhos, pets… Enfim, a lista pode ser longa.

home office

Sendo experienciando há quase um ano, sem dúvidas, esse novo modelo de trabalho num contexto de pandemia impacta diretamente na saúde mental e no bem-estar dos trabalhadores

É o que comprovou o mapeamento “Saúde da Mente & Pandemia”, conduzido pela NOZ Pesquisa e Inteligência em parceria com o Instituto Bem do Estar, realizado entre maio de 2020 e fevereiro de 2021.

“O home office traz desafios, sobretudo à saúde da mente. Em alguns aspectos, proporcionou comodidade e qualidade de vida; em outros, trouxe transtornos, reforçando quadros de ansiedade e irritação, como demonstra o recorte da pesquisa”, afirma Juliana Vanin, fundadora da NOZ e uma das coordenadoras da pesquisa.

A pesquisa investigou o impacto do isolamento social no cotidiano do brasileiro, avaliando questões como hábitos e rotinas, sentimentos e reações físicas, alimentação e o impacto na libido de casados e solteiros. Dividida em duas etapas, a pesquisa coletou 2.565 respostas de brasileiros de todas as regiões, idades e classes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Alterações de humor independente do modelo de trabalho

O recorte "Impacto do home office no humor do brasileiro" da pesquisa revelou que 59% dos entrevistados que trabalham em casa estão mais irritados do que antes da pandemia.

Apesar da alta taxa de irritabilidade, a porcentagem pode ser ainda mais alta entre os profissionais que trabalham no modelo híbrido ou não atuaram em home office durante a pandemia. Entre eles, 65% estão mais irritados.

Os profissionais em home office são menos afetados no quesito insegurança em relação ao contágio do Covid-19. Enquanto 53% dos brasileiros que estão em home office estão se sentindo mais inseguros, o percentual é de cerca de 63% para os que estão no modelo híbrido ou trabalhando apenas presencialmente.

Além de mais irritados e inseguros, a primeira fase da pesquisa ainda concluiu que mais da metade dos trabalhadores, em home office ou não, estão se sentindo com mais medo (71%), excessivamente preocupados (70%), desanimados (56%), emotivos e sensíveis (65%).

home office

Segundo as pesquisadoras, os índices de irritabilidade são altos nos dois modelos, mas os dados mostram que permanecer em casa, mesmo com todos os desafios, pode reduzir o estresse

“Embora permanecer trabalhando em casa neste momento possa trazer maior segurança, os dados mostram que a modalidade ainda requer alguns ajustes para garantir o bem-estar de funcionários com diferentes perfis comportamentais”, alerta Juliana Vanin.

Veja: Trabalho Home Office: o que é, como funciona e tendências de mercado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Dicas para um home office menos estressante

Para manter o corpo e a mente mais saudável, seja no modelo híbrido ou 100% home office, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, enfatiza a importância de manter uma rotina e contar com a organização de tarefas.

 “A organização de tarefas faz com que os indivíduos tenham equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Ter em mente as prioridades e limitações, manter um cronograma do que precisa ser feito já ajuda a administrar bem as 24 horas por dia e os 7 dias por semana.”, explica Rebeca.

Mas, um home office melhor não depende apenas dos colaboradores. Segundo a especialista, cabe às empresas implementar novos recursos a fim de definir e reestruturar as necessidades dos profissionais, pensando em novas formas para manter a produtividade, o engajamento e o bem-estar.

“A palavra-chave para evitar desgastes entre os líderes e funcionários é planejamento e comunicação, seja ela síncrona ou assíncrona. Combinar com o time uma estratégia que alinhe valores pessoais e os da empresa, embora não seja fácil, é primordial”, garante.

Entre as dicas da especialista para as empresas manterem um home office saudável e eficiente estão manter um alinhamento das demandas, planejar e adequar tempo e tarefas, respeitar a dinâmica pessoal do colaborador e implantar programas para promover bem-estar e reduzir o estresse.

Leia também: 5 erros mais comuns do home office
Home Office: confira 9 dicas para trabalhar em casa
Saiba quais são os 15 empregos em alta para 2021, segundo o LinkedIn

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54