Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

6 dicas de como melhorar a concentração na hora de estudar

por Natália Plascak Jorge em 18/06/18 45 mil visualizações

Toda vez que a gente está estudando para uma prova importante da escola ou faculdade, concurso público e até mesmo para o Enem bate aquela ansiedade para saber como melhorar a concentração e conseguir realmente estudar.

Às vezes, é difícil explicar o motivo de não conseguir fazer isso, não é mesmo? E, quando a gente vai ver, o tempo passou e nada foi estudado.

Como melhorar a concentração então quando isso acontece? A Revista Quero foi buscar as respostas com algumas estratégias indicadas pela Universidade de Harvard para resolver esse problema.

Como melhorar a concentração na hora de estudar

A ideia de melhorar a concentração na hora de estudar passa por dois principais pontos que devem ser avaliados:

  • Ambiente de estudo;
  • Estrutura das sessões de estudo.

O que é preciso considerar nesse momento e conseguir realmente estudar

  1. Livre-se das distrações
    Pense na última vez em que você parou para estudar. Quanto tempo você tentou estudar e quanto tempo você realmente estudou? Se as respostas para essas perguntas foram um número de horas bem diferente, você precisa repensar o que está causando esse problema. Você precisa se livrar das distrações. Dica: deixe o celular de lado, reavalie o ambiente que você escolheu para estudar e veja se as suas preocupações pessoais estão difíceis de controlar (se isso estiver acontecendo, procure a ajuda de um profissional para tentar resolver essa questão. Pode ser um orientador ou até mesmo um psicólogo, se achar melhor).
  2. Analise as condições do seu ambiente de estudo
    Você já parou para pensar que a cadeira em que você senta pode influenciar no seu tempo de estudo? Ela deve ser confortável o bastante para você conseguir ficar sentado de 45-50 minutos. A organização da sua mesa também influencia, assim como a iluminação, a temperatura e a ventilação do ambiente que você escolheu para passar aquele tempo estudando. Muita gente pode achar isso óbvio, mas não presta atenção na hora de arrumar o ambiente de estudo e acaba tendo problemas de concentração por causa disso.
  3. Esteja com todos os materiais de estudo 
    Quando você começar uma sessão de estudos, tenha certeza de que você está com todos os seus materiais necessários. Pense no que você precisa para cumprir as metas daquela sessão e leve para o lugar que você reservou para fazer isso. 
  4. Estabeleça metas realistas para as sessões de estudo
    É fundamental que você tenha metas realistas para as suas sessões de estudo. Isso pode ajudar você a administrar o nível de estresse, afinal, se você estabelecer metas muito difíceis de serem cumpridas, pode ficar desmotivado e bastante estressado.  
  5. Decida a ordem de assuntos que precisam ser estudados
    Isso faz com que o seu plano de estudo seja mais específico. Geralmente, é melhor começar pela parte mais difícil, porque a habilidade de concentração pode ser maior no começo dos estudos. É mais fácil encontrar motivação para você estudar o que você gosta e tem mais facilidade mesmo se você estiver cansado e com menos energia. 
  6. Planeje uma recompensa
    Pense em uma recompensa. Ela pode ser assistir ao seu seriado favorito, conversar com um amigo, ir ao cinema ou qualquer coisa que você goste muito de fazer. Faça uma lista de recompensas. Assim você não precisa parar e pensar todos os dias. Mas, lembre-se: você só terá a recompensa se você fizer tudo o que foi planejado para a sua sessão de estudos.

Outros pontos que podem ajudar a melhorar a concentração durante os estudos

  • Horários de estudo
    Estabelecer horários para as suas sessões de estudo é muito importante. Você pode planejar blocos de estudo de 25 a 30 minutos, com pausas para descanso.  
  • Anotações
    Fazer boas anotações faz com que você compreenda melhor os assuntos. Escrever com as próprias palavras o que foi lido pode ajudar muito na fixação do conteúdo e na melhora da concentração.
  • Hábitos saudáveis
    Manter hábitos saudáveis como dormir bem, descansar, alimentar-se bem e fazer exercícios físicos podem ajudar muito na rotina de estudos e na melhora da concentração. A sua disposição pode ser completamente alterada com essas mudanças.
Lembre-se! Algumas mudanças podem levar tempo, mas não desanime. Não se esqueça de que existe um objetivo maior que está em jogo.

Gostou das dicas? Pronto para colocá-las em prática e saber como melhorar a concentração nos estudos? 

O texto foi baseado nas estratégias para aprimorar a concentração e a memória do Departamento do Conselho de Estudo da Universidade de Harvard. 



O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54