logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

6 dicas para criar um plano de estudos em 2022

por Leonardo Messias em 23/12/21

Atualizado em 30/03/2022

Manter de forma regrada um plano de estudos é um desafio para muitos estudantes. Por vezes, falta de tempo ou ânimo desmotivam o aluno a prosseguir. Se você também se encontra nessa situação, as dicas do youtuber e professor Thiago Ryo, podem te ajudar a manter um plano de estudos ideal para sua aprovação nos vestibulares.

Ryo é proprietário do canal Aprenda Qualquer Coisa, no qual ele mostra ao aluno maneiras diferentes do tradicional para estudar e se preparar para vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), entre outros.

plano de estudos


Leia mais:
+75 dicas de como estudar para o Enem: todas as disciplinas
+EaD: Como estudar em casa? 9 dicas para manter a produtividade

Crie uma rotina consistente e simples de estudos

Para criar uma rotina consistente, de acordo com Thiago Ryo, não basta apenas estudar, o aluno deve fazer isso de um modo simples e natural. Apenas se regrar não é o bastante. Sua rotina de estudos deve ser genuína, levando em conta suas dificuldades e questões pessoais. 

Coloque em evidência as matérias e questões com maior dificuldade e trabalhe de forma natural, lidando com elas da melhor maneira possível.

Seja flexível na hora de lidar com os problemas

Reconheça suas limitações e seja flexível para lidar com elas. Atrasou a matéria? Tudo bem! Enfrente esse problema e siga adiante em seu objetivo.

Segundo Ryo “O mais importante é não enxergar os estudos como uma tortura, mas, sim, como um desafio”.

 Deixe de lado o perfeccionismo

Comece pelo simples e evolua com o tempo. Não exigia de si mesmo uma rotina de 8 horas de estudos se você ainda não é capaz de suportar essa jornada. Comece com um tempo menor e aos poucos evolua

Nesse processo, também é necessário entender que seu plano de estudos nunca será perfeito, será necessário estudar um tema de forma mais aprofundado que outro. Mesmo não seguindo um plano perfeito, você ainda poderá alcançar seu objetivo.

Tenha um propósito claro e forte quando estudar

Ao estudar, tenha em mente seu objetivo. Para Ryo, sua motivação deve ser forte e fundamentada, caso contrário, ela logo se apagará. É necessário entender que terá de trabalhar duro, e, para isso, sua motivação deve estar não apenas no presente, mas também no caminho que você deseja chegar.

Veja também:
+Não sabe como estudar por videoaulas? Veja 4 dicas de especialistas
+Confira 4 dicas de como conseguir uma bolsa de estudo

Estude de maneira inteligente

Estudar de maneira inteligente inclui não somente estudar, mas também aproveitar o tempo disponível da melhor maneira possível. Existem diversas ocasiões em que o estudante tem de trabalhar horas por dia, restando pouco tempo para se dedicar aos estudos. Por isso, otimize seu tempo. Aproveite as horas de pausa para aprender, por exemplo, assistindo documentários e escutando os podcasts certos sobre temas da grade dos vestibulares.

Para Ryo: “Se tratando do vestibular, o ideal é tirar um pouco da cabeça que você precisa fazer tudo em um ano de estudo. Você já trabalha, então não precisa sair correndo”.

Revise temas anteriormente vistos

Sempre será necessário revisar temas já estudados. É importante separar um dia da semana para revisar de forma breve assuntos anteriormente vistos. Em vestibulares como Enem e Fuvest, os temas são abrangentes, por conta disso, ter a memória fresca com relação a eles é essencial.

Plano de Estudo Enem de Boa 2022

Estude para o Enem 2022 sem pagar nada: é só baixar o cronograma de estudo on-line e gratuito da Quero Bolsa, o Plano de Estudo Enem de Boa. Comece a estudar em abril com textos, vídeo-aulas e exercícios. Saiba quais são os conteúdos mais cobrados no exame e fique por dentro dos temas de atualidades que podem ser cobrados na redação do Enem 2022.

Plano de Estudo Enem de Boa

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54