Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

7 dicas para lidar com a maratona de Enem e vestibulares

por Isabela Giordan em 01/11/19 1 mil visualizações

Acabou a contagem regressiva, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa no próximo domingo (03). Como estão os seus estudos? Afinal, agora é o começo de uma maratona de vestibulares.

Para aqueles que desejam ingressar em uma universidade em 2020, seja ela privada ou pública, não há mistério: é preciso passar por um processo seleção, seja ele o Enem, outros vestibulares ou pelos programas do governo. 

maratona de vestibular

Para aqueles que vão enfrentar a prova de seleção da Unesp ou da Unicamp, por exemplo, os exames serão aplicados nos dias 15 e 17 de novembro, respectivamente. Ou seja, o candidato terá apenas um dia para descansar entre uma prova e outra. 

Para te ajudar nesta missão, a Revista Quero conversou com Daniel Perry, diretor no Anglo Vestibulares, e listou 7 dicas para lidar com a maratona de Enem e outros vestibulares. Dá uma olhada! 

1 - Equilíbrio é a palavra-chave

Vai fazer vários vestibulares? Então, lembre-se de equilibrar o seu tempo de descanso com o tempo de estudo. "Entre um vestibular e outro, o candidato deve manter a rotina equilibrada. Ele não deve estudar mais do que ele já vinha estudando ou deixar de dormir as horas necessárias, porque a lógica que se estabelece a partir desse momento é a de aprimoramento, manutenção, então ele não deve exagerar", reforça Daniel.

2 - Dê um tempo entre os estudos 

Apesar dos vários dias de prova, é importante que o estudante estabeleça um tempo para estudar e outros para descansar, alimentar-se e ter horas de lazer. Lembre-se que tudo em excesso faz mal, incluindo estudar. Dê tempo para a sua mente descansar.

3 -  Cuide da sua saúde mental

"Para lidar com a saúde mental, nesse período é muito importante o sono, a alimentação adequada e não exagerar na carga de estudos. Também é importante entender nesse momento que cada prova é uma prova, haverá oscilações, haverá provas que o candidato vai melhor e provas que ele vai pior, e isso faz parte do processo", destaca o diretor no Anglo Vestibulares.

Ter uma boa saúde mental é a chave para que o estudante possa lidar bem com o cansaço das provas, além de poder lidar melhor com as possíveis frustrações que surjam no caminho. 

Saiba mais: Saiba como lidar com a ansiedade pré-Enem e vestibulares

4 - Foque no principal e no que você ainda não domina

Para otimizar os seus estudos, uma boa estratégia é dar uma maior ênfase nos assuntos que mais caem nas provas que você irá fazer e dar uma atenção especial para as temáticas que ainda não domina.

5 - Mantenha-se motivado (independente dos gabaritos)

Para Daniel, é importante que o estudante mantenha-se motivado com as provas que estão por vir, mesmo que ele não tenha ido muito bem em um ou outro vestibular.

Para lidar com a frustração, o diretor sugere analisar onde o candidato falhou e descobrir o motivo pelo qual ele não foi bem. "Foi uma questão de estratégia? Controle do tempo? Foi emocional? Haviam muitas lacunas em termos de conteúdo? Tem que fazer essa análise e buscar na prova seguinte superar esses pontos problemáticos, sempre lembrando que cada prova é uma prova", explica.

Porém, não mude de estratégia! Afinal, está muito em cima para mudar a metologia de estudo. Nesse caso, a dica é focar naquilo que o estudante tem mais dificuldade e apostar naquele conteúdo. 

6 - Descanse no dia após a prova

O ideal é não estudar antes do dia do vestibular, mas, caso a ansiedade seja mais forte, é indicado ler a teoria, mas deixar de lado os exercícios. "O ideal mesmo é ele fazer uma atividade física, passear, assistir um filme, não se preocupar tanto, porque no dia anterior a prova não há muito o que fazer", alerta.

7 - Entre primeira e segunda fase, mantenha os estudos

Fez a primeira fase do vestibular? Mesmo que o resultado não tenha sido divulgado: foque seus nos estudos.

"Entre a primeira e a segunda fase, o candidato deve estudar como se tivesse passado, porque a nota de corte pode subir, se manter ou cair, isso varia de ano a ano. Então, o candidato deve fazer uma análise do seu desempenho e, caso ele não tenha atingido uma pontuação muito abaixo da nota de corte [do ano anterior], estudar como se tivesse passado, treinando a resolução de questões dissertativas e redação", reforça Daniel. 

Anotou todas as dicas? Então, agora chegou o momento de respirar fundo e lidar com a maratona de provas. Boa sorte! :)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54