Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

7 dicas para potencializar seus estudos com as redes sociais

por Brida Rodrigues em 25/09/18 530 visualizações

Geralmente, as redes sociais são consideradas vilãs dos estudos. Afinal, elas podem facilmente tirar a concentração do aluno e diminuir a sua produtividade. Entretanto, não precisa ser assim, muito pelo contrário, elas até podem ajudar na hora de estudar.

Pensando nisso, a Revista Quero separou algumas dicas para que você possa usar suas redes sociais para melhorar seu desempenho e te deixar ligado em todas as novidades que englobam o aprendizado e o estímulo intelectual.

Curtiu a ideia? Então, confira!

1 - Calcule o tempo desperdiçado

Quanto tempo você gasta por dia no Facebook? 

Muitas vezes, não temos consciência do tempo que passamos nas redes sociais. Mas para isso, existem aplicativos que te ajudam a mensurar quanto tempo você passa nesses aplicativos.

Mesmo que seja uma olhadinha rápida, há casos em que esse tempo, se somado, estima em média de 2 a 4 horas por dia. 

A dica é: torne seu tempo produtivo e use-o a seu favor. 

Lembrando, não estamos propondo o corte absoluto das redes sociais, mas sim a busca por um equilíbrio que irá te ajudar a atingir seus objetivos, seja o de passar em um vestibular ou de ir bem em uma prova.

2 - Estabeleça horários específicos

Assim como você precisa estabelecer um período somente para os estudos, o ideal é separar um tempo só para usar as redes sociais com o foco no seu aprendizado.

Você precisa ir direto para as páginas do seu interesse e “mergulhar” no conteúdo. Porém seja cauteloso, caso contrário, você pode facilmente perder o foco e tornar as redes sociais um problema, comprometendo a absorção do conteúdo.   

3 - Tenha professores nas redes sociais

Os professores, em sua maioria, compartilham conteúdos muito relevantes de acordo com sua área. Ao segui-los nas redes sociais, você terá contato com materiais e ideias expressadas por eles e que te ajudarão a refletir e aprender cada vez mais.

4 - Desative notificações

Enquanto você estiver estudando, o ideal é esquecer assuntos que não dizem respeito à sua educação. Desativar notificações de aplicativos de conversa, por exemplo, é uma alternativa para você não cair na tentação de dar aquela olhadinha. Não deixe que isso atrapalhe a sua rotina e, principalmente, prejudique seu desempenho.

Mas, se você procura mergulhar nos estudo, uma alternativa é ativar somente as notificações de páginas ou aplicativos que trazem as informações que você precisa e mais se identifica. Afinal, a intenção não é se perder em meio a tantas informações.

5 - Siga páginas motivadoras

Entre em contato com conteúdos que possam motivá-lo a estudar. Páginas de curiosidades são ótimas opções para aprender conteúdos novos. Siga páginas, canais do Youtube e sites que falam sobre conteúdos específicos, como história, matemática e português, por exemplo. 

Outra alternativa são os portais que falam sobre conteúdos de vestibular. Existem muitos professores que trabalham nas redes sociais e que fazem análises de provas anteriores, explicando o conteúdo.

Caso você já esteja na faculdade, essas informações também podem te auxiliar ao mantê-lo atualizado e com certos conteúdos "fresquinhos" na sua cabeça. Isso te ajudará a fazer uma boa prova e até mesmo um concurso. Além disso, esses conteúdos te ajudam a ampliar seu repertório cultural e educacional. 

Vale lembrar que existem canais e blogs que os próprios estudantes compartilham suas experiências e estratégias de estudos, organização e rotina.

E, por fim, siga pessoas, críticos e profissionais que analisam temáticas específicas. Seja literatura ou política. Siga páginas e pessoas que te motivam e que oferecem bons conteúdos para a sua formação acadêmica e profissional e

6 - Veja os jornais todos os dias

Hoje em dia, a maioria dos jornais possuem todas as redes sociais, até aplicativos. Siga-os! Também é válido assinar a newsletter para receber conteúdos pelo e-mail ou ativar as notificações de vídeos para os que têm canal no YouTube, por exemplo.

Esse tipo de portal, geralmente, tem credibilidade e divulga materiais atuais de extrema importância. Como estudante e profissional é muito importante manter-se atualizado.

7 - Não tente saber de tudo

Algo que pode se tornar um grande problema, é querer aprender tudo que chega até você. Uma boa ideia é focar nos assuntos mais importantes, como notícias globais ou temas dos quais os professores falam que é importante estar por dentro, e conteúdos relacionados ao que você está estudando no momento.  

Veja também: Técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos
Veja também: 10 dicas para você gostar de estudar

E aí, gostaram das dicas? Conte para gente nos comentários o que vocês já fazem e o que precisam colocar em prática. 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54