Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

7 ideias para ganhar um trocado durante a faculdade

por Patrícia Carvalho em 21/03/19 280 visualizações

O Brasil é o país em que mais vale a pena ter uma graduação, de acordo com um estudo realizado por uma equipe da consultoria J.P. Morgan.

E, por mais que você tenha uma bolsa de estudos pela plataforma Quero Bolsa, entrar em uma faculdade também gera gastos com xerox, salgados e transporte.

Nem sempre o estágio é remunerado e, quando é, muitas vezes o dinheiro não é suficiente para pagar todos os boletos. Além disso, uma grana extra é sempre bem-vinda, não é mesmo?

Veja também:
Dicas para economizar na faculdade

Pensando nisso, a Revista Quero listou sete maneiras de você ganhar um trocado enquanto está cursando o Ensino Superior. Confira:


1. Monitoria

O monitor é responsável, principalmente, por realizar plantão de dúvidas e auxiliar o professor em atividades relacionadas a disciplina de seu curso selecionada durante a inscrição. Para isso, ele deve disponibilizar um horário flexível e que não comprometa a grade do seu curso.

As vagas e o edital para efetuar inscrições variam de acordo com a instituição, mas é possível se informar na secretaria do seu curso. As instituições oferecem ao monitor uma bolsa-auxílio em dinheiro ou em desconto nas mensalidades do curso. Além disso, a atividade vale horas complementares.

2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

O PIBIC é um estudo aprofundado sobre um tema escolhido pelo aluno realizado ao longo de um ano com um auxílio de um orientador. Embora pareça exigir muito esforço, o artigo final deve conter, no máximo, vinte páginas.

Veja também:
O que é Iniciação Científica?

Algumas faculdades que possuem centros de pesquisa oferecem bolsa-auxílio para os alunos, assim como instituições de incentivo à pesquisa, nas quais o aluno também pode inscrever o seu trabalho por meio de sua faculdade.

3. Revisão de trabalhos acadêmicos

Ao longo do semestre, há muitos trabalhos e atividades solicitados por professores de diferentes disciplinas. Muitas vezes a data de entrega dos trabalhos coincidem e, por esse motivo, a revisão do conteúdo produzido pode ser deixada de lado e resultar em notas mais baixas.

Por isso, revisar as atividades de seus colegas de classe e cobrar por isso pode ser uma boa forma de ganhar um dinheiro extra.

4. Venda de doces

Que a vida de estudante é uma correria e os congelados/comidas prontas passam a ser uma questão de sobrevivência, todo mundo já sabe. Vender alimentos, portanto, é uma forma de ganhar uma renda extra que pode dar certo.

Bolos de pote, brigadeiros e trufas são algumas das opções de venda. Embora eles demandem um certo esforço e um investimento inicial, o retorno financeiro também pode ser alto.

5. Brechó online 

Sabe aquela blusa de frio que está no cantinho do seu guarda-roupa e você sempre fala que vai usar, mas nunca usa? Um brechó online seria uma forma de você resolver esse problema e ainda ganhar um dinheiro com isso!

Os brechós podem ser feitos em páginas nas redes sociais, em um site próprio ou em sites voltados para isso, como o Enjoei.

6. Venda de livros

Assim como as roupas, também é possível vender os livros que você já leu, estão ocupando espaço na sua casa e podem ser muito úteis para outras pessoas!

As vendas podem ser feitas em redes sociais, assim como o brechó, mas também podem ser feitas para sebos. O retorno financeiro não é muito grande, mas já dá para pagar os salgados da faculdade.

7. Pesquisas online

Muitas empresas desejam compreender o mercado e seus consumidores e, para isso, desenvolvem questionários em plataformas online como o MeeSeems, Green Panthera e Myiyo Pesquisas. E o melhor: eles oferecem dinheiro ou descontos para os participantes inscritos nos sites.

Gostou das dicas ou tem mais sugestões sobre como ganhar uma grana extra? Deixe um comentário aqui embaixo. ;)

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54