Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

7 programas do Roda Viva para estudar para o Enem e vestibulares

por Isabela Giordan em 30/07/20

Você conhece o Roda Viva? Lançado em 1986 pela TV Cultura, esse é o programa de debates e entrevistas mais antigo do Brasil

Desde a sua estréia, centenas de convidados já participaram do programa, entre eles, políticos, filósofos, escritores, diretores de cinema e teatro, esportistas, músicos e outras personalidades brasileiras e internacionais. Atualmente, a âncora e mediadora do debate é Vera Magalhães, mas outros 14 jornalistas já foram responsáveis por apresentar o programa. 


Por trazer para debate figuras públicas, o Roda Vida é uma ótima fonte de estudo, seja para concursos, vestibulares ou até mesmo o Enem. Para te ajudar, a Revista Quero elencou 7 edições históricas do programa para você assistir (sendo vestibulando ou não). Confira:

1 - Silvio Almeida 

Autor do livro "Racismo Estrutural" e "Sartre: Direito e Política", Silvio Almeida é advogado, filósofo, professor universitário e militante no movimento negro. Atualmente, Silvio é uma das maiores vozes do movimento no Brasil e, durante a sua participação no Roda Viva, trouxe diversos autores que discutem a questão racial no Brasil e no mundo. 

2 - Átila Iamarino 

Enquanto o Covid-19 era apenas uma doença que acometia a Ásia, o pesquisador e doutor em virologia Átila Iamarino já discutia em suas redes sociais o risco da doença se transformar em uma pandemia e também quais seriam os riscos para o Brasil e as medidas de segurança que deveriam ser tomadas. Sua participação no Roda Viva chegou a 3,7 milhões de visualizações.

3 - Drauzio Varella

Drauzio Varella é uma figura brasileira que dispensa apresentações, seu histórico como médico, cientista e escritor falam por si só. Nos mais de 30 anos de programa, Varella foi entrevista quatro vezes, trazendo em todas as discussões assuntos de alta importância,  como desigualdade social e saúde pública.

 4 - Mulheres no Brasil

Em edição histórica, o Roda Viva realizou o debate "Mulheres no Brasil" para discutir quais são as questões mais que afetam as mulheres na atualidade. Na bancada estavam: Monica Benício, ativista dos direitos humanas e viúva da vereadora Marielle Franco; Dona Jacira, mãe do rapper Emicida e líder comunitária; Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo; Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Lígia Ferreira, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé.

5 - Darcy Ribeiro

Antropólogo, sociólogo, escritor e professor, Darcy Ribeiro é um dos maiores acadêmicos brasileiros. Defensor da causa indígena, suas pesquisas incentivaram o estudo da identidade latino-americana, além de influenciarem uma reforma educacional, em busca da democratização da educação no Brasil.

6 - Ariano Suassuna

Autor do clássico "O Auto da Compadecida", Ariano Suassuna foi um escritor, dramaturgo e professor brasileiro. Em sua obra, Suassuna retratava o folclore nordestino e, com isso, lançou o "Movimento Armorial", que visava valorizar as artes populares. Além disso, ele ocupoua a cadeira nº32 da Academia Brasileira de Letras. 

7 - Milton Santos

Considerado por muitos o maior pensador da história da Geografia brasileira, Milton Santos foi jornalista, cientista, geógrafo, escritor, advogado e professor. Em suas pesquisas, Milton analisou a urbanização do Terceiro Mundo e também a globalização. Em 1994, o geógrafo ganhou o prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da geografia. 

Quais foram os seus convidados favoritos do Roda Viva? Conte nos comentários! 

Saiba mais: 9 escritoras brasileiras que todo estudante precisa conhecer

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54