Querendo saber a visão dos alunos da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) sobre os diversos assuntos que envolvem a universidade, eu, estudante dessa importante instituição trago aos leitores da Revista Quero um panorama do posicionamento de um grupo de alunos entrevistados sobre questões variadas envolvendo a PUC.
Como foi feita a pesquisa?
No total, 40 estudantes de 12 cursos diferentes (Jornalismo, Direito, Teologia, Administração, Ciências Sociais, Filosofia, Ciências Econômicas, História, Pedagogia, Engenharia Civil, Relações Internacionais e Design) responderam ao pequeno questionário. A pesquisa não reflete a totalidade do pensamento do corpo universitário, mas é uma chave para compreender como alunos de cursos distintos enxergam os mais variados temas sociais na PUC.
Veja abaixo a opinião dos alunos da PUC-SP
Você concorda com a ligação da Igreja Católica com a sua universidade?
Pluralista e católica, a PUC-SP é uma das instituições educacionais mais importantes do Brasil e o cristianismo, desde sua fundação, faz parte da essência acadêmica. 70% (28 alunos) afirmaram que a ligação com alguma denominação religiosa desvirtua a essência de um ambiente educacional com tantas ideologias pensantes, portanto, a PUC-SP deveria ser secular. 30% (12 alunos) coloca o percurso histórico da faculdade como justificativa para a catolicidade. Afirmam que a instituição foi fundada pela Igreja Católica, portanto, é imoral pedir que a Igreja saia, sendo ela a mantenedora da universidade.
Como você encara o banheiro unissex instalado no Campus Monte Alegre?
Polêmico e controverso, o banheiro unissex da PUC-SP foi a causa de grandes debates na sociedade e também na instituição. 60% (24 alunos) dos entrevistados afirmam não se incomodar com a ideia, porém desse total apenas 25% (6 alunos) já utilizaram a instalação compartilhada. Os outros 40% (16 alunos) do total de entrevistados (a maioria mulheres) dizem se sentir constrangidos com a novidade e não pretendem usar o banheiro.
A PUC-SP é um ambiente saudável para o aprendizado?
Um dos fatores decisivos para estudantes escolherem a PUC-SP é o seu potencial acadêmico e sua influência na sociedade brasileira. Dos entrevistados, 85% (34 alunos) afirmam que a universidade é adequada para o ensino, mesmo com alguns problemas estruturais. Os outros 15% (6 alunos) dizem estarem insatisfeitos com o atual cenário educacional da instituição e pretendem trocar de universidade no futuro, caso a situação não melhore.
A mudança de reitoria no ano passado foi boa para a universidade?
No ano de 2016, eleições nos diversos âmbitos da PUC-SP elegerem a professora Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery como reitora da instituição. Aprovada pelas autoridades eclesiásticas, (Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo) a nova reitora tem uma fama ainda neutra entre os alunos. 75% (30 alunos) dos estudantes da pesquisa disseram que não sentiram mudanças substanciais na PUC-SP sob a reitoria de Maria Amália 15% (6 alunos) dizem que não gostaram da vitória da reitora nas eleições e esperavam que outra pessoa fosse escolhida para o cargo. O restante (10% - 4 alunos) afirmam que conheceram o bom trabalho acadêmico dela e acreditam que ela mudará a realidade da PUC.