A Agência Júnior de Comunicação (AGJR) é um espaço dentro do Mackenzie para que os alunos de comunicação possam sentir na pele a sensação de trabalhar dentro dos moldes de uma empresa no mercado que os espera.
Com o slogan ‘A mais júnior das juniores’, a agência está ativa há 14 anos e tenta ao máximo se destacar dentro da faculdade, para que os alunos tenham interesse em fazer parte da equipe.
Atual vice-presidente da AGJR, a estudante de Publicidade e Propaganda Clarice Cobra incentiva os alunos a participarem.
Segundo ela, pode parecer estranho trabalhar sem ganhar dinheiro, mas o retorno profissional é tão gratificante quanto.
E é possível conciliar as atividades com a rotina de estudos. “Todo mundo aqui se ajuda. Dá pra dar conta de tudo”, explica.
Mesmo parecendo um projeto muito voltado para a Publicidade, a agência também é muito indicada aos alunos de Jornalismo. Afinal, qualquer empresa de comunicação, precisa de comunicadores das mais diversas áreas.
Crescimento pessoal e indicações no mercado
Para Bárbara Pereira, ex-associada da AGJR, a experiência é tão incrível que é quase impossível descrever. “Cresci mais do que quando realmente ingressei na faculdade. A gente coloca em prática a teoria”, resume.
Bárbara tem muito orgulho de tudo que conquistou na agência. Em um ano e meio, tempo máximo de permanência, ela integrou a equipe de Jornalismo e participou da elaboração de três edições da revista Whiz.
“Não é fácil, claro, mas já conseguimos levar o trio fitness “Vem Com Nóis”, a dupla Anavitória e o rapper Rincon Sapiência para o stand de lançamento da revista, que acontece dentro do campus da universidade”, lembra.
Outro ex-integrante da AGJR é Pedro Osório, último diretor de Jornalismo. Para ele, a experiência foi enriquecedor para o seu portifólio e seu currículo como jornalista.
“Saí com duas indicações de trabalho. Falando assim, nem parece muito, mas é gratificante ser reconhecido por algo que você desenvolveu fora da sala de aula”, comenta o mackenzista que, atualmente, trabalha numa startup na Avenida Paulista.
Seleção
Como em todo trabalho profissional, existe um processo seletivo um tanto quanto exigente para fazer parte desse time. Ele acontece duas vezes por ano, uma em cada semestre, e é aberto para todos os períodos, com prioridade para alunos que estão entre o primeiro e o terceiro.
A primeira fase é uma prova de conhecimentos gerais, onde o candidato escolhe sua preferência entre as áreas oferecidas pela agência: atendimento, planejamento, redação, criação e, claro, jornalismo. Ele pode passar em todas as áreas escolhidas ou ser selecionado para a que tem mais a ver com as suas respostas.
A segunda fase é uma prova específica sobre a área em que o candidato foi aprovado. Já a terceira é uma dinâmica em grupo. Por fim, a última é uma entrevista com o presidente e o diretor da área em que o aluno passou. Ufa!