Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Orientação Profissional: ainda não decidi minha carreira, mesmo tendo feito teste vocacional

por Maria Fernanda Alves em 19/09/19 210 visualizações

O leitor Renato*, que é do estado Ceará, está na fase de escolher sua carreira enviou uma pergunta para o nosso serviço de Apoio à Orientação Profissional. A dúvida dele foi escolhida para ser respondida aqui na Revista Quero.

Como escolher uma carreira profissional? Já fiz vários testes vocacionais e ainda não consigo decidir. - Renato, 28 anos.

Olá, Renato!

Escolher uma carreira profissional pode ser um processo um pouco mais demorado do que imaginamos. É claro que algumas pessoas que ainda estão no Ensino Médio já determinam uma trajetória a ser seguida, mas não podemos tomar o tempo do outro como base, sem contar que muitos jovens escolhem cursos superiores às pressas apenas por conta de pressão familiar/social e podem acabar se deparando com arrependimentos futuros.

Com relação aos Testes Vocacionais, eu sinto lhe dizer, mas eles não te trarão uma resposta esclarecedora já que devem ser usados apenas como ferramenta complementar no processo de escolha profissional. O que possibilita uma escolha profissional mais acertada são dois tipos de "pesquisa", a "pesquisa interna" e a "pesquisa externa".

Pesquisa interna

A "pesquisa interna" é o que chamamos de autoconhecimento. Precisamos saber o que gostamos de fazer, com que pessoas gostamos de nos relacionar, qual tipo de rotina e ambiente nos fazem felizes, dentre outras coisas.

Um exercício muito legal é reservar um momento no qual você possa ficar sozinho e tentar escrever sua história de vida para você mesmo, falando um pouco das coisas que gostava na escola, das experiências de trabalho que teve que gostaria e que não gostaria de ter de novo, sobre como gostaria de estar em dez anos, escreva se pretende estudar em uma cidade diferente ou na sua, etc.

Você pode aprimorar o seu texto com o máximo de informações que você conseguir, o importante é reservar um tempo para se aproximar de você mesmo.

Quando você passa a se conhecer melhor, começa a filtrar melhor as possibilidades e se sente mais confiante no processo. Por exemplo, se você sabe que não gosta de trabalhar sozinho começará a descartar as carreiras nas quais os profissionais precisam trabalhar operando apenas computadores, sem um trabalho de equipe constante ou sem contato com o público.

Pesquisa Externa

Todos nós praticamos diariamente a "pesquisa externa", que consiste em buscar informações a respeito de temas do nosso interesse. No processo de escolha profissional essa pesquisa é super importante e é uma aliada da "pesquisa interna".

Invista um tempo acessando sites de faculdades da sua região, lendo as ofertas de emprego que têm descrição das atividades que chamam sua atenção, visite faculdades, vá a feiras de carreiras, siga profissionais de áreas que te geram curiosidade nas redes sociais, etc. 

No site do Quero Bolsa você encontra informações importantes sobre diversas profissões, como por exemplo: nota de corte, salário médio, grade curricular do curso valores de mensalidades, melhores faculdades, dentre outras.

Conforme você for encontrando carreiras que despertem seu interesse, faça uma lista com os aspectos que mais te agradam em cada carreira, assim você poderá fazer pesquisas mais aprofundadas a respeito das carreiras que mais tiverem aspectos relevantes para você.


Fazer uma escolha profissional não é tarefa fácil e muitas pessoas nunca estarão 100% certas das suas decisões, isso se dá porque escolher uma opção envolve abrir mão de diversas outras que também são interessantes. A sensação de "estarmos sempre perdendo algo" pode acabar gerando uma ansiedade que nos trava.

Se você não notar uma evolução no seu processo de decisão, recomendo que procure um psicólogo. Algumas faculdades de Psicologia oferecem o serviço de orientação profissional gratuitamente, pesquise se há a possibilidade na sua região.

Espero ter te ajudado de alguma forma. Boa sorte!


* o nome do estudante foi alterado pois a divulgação não foi autorizada.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54