Fala galera, tudo beleza? Meu nome é André, sou estudante de Sistemas de Informação, na modalidade a distância (EaD) pela Universidade Estácio de Sá. Neste mês, a Estácio está promovendo o "Alfabetização Estácio", um projeto muito bonito que oferecerá aulas de alfabetização gratuitas por quatro meses.
Apesar de nas últimas décadas as taxas de analfabetismo terem caído de forma vigorosa, o Brasil ainda possui 7% da sua população como analfabetos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 11,5 milhões de brasileiros.
Desses 11,5 milhões brasileiros, 19,3% são idosos. Também existe uma grande diferença na distribuição desses analfabetos, só na região nordeste 38,6% dos idosos são analfabetos, totalizando 3 milhões de pessoas. De acordo com o IBGE, “as diferenças etárias, regionais e raciais nesses índices são reflexos das desigualdades sociais na estrutura histórica brasileira”.
Diante desse panorama, a Estácio decidiu ajudar a combater o problema e trazer mais dignidade e liberdade com o projeto gratuito "Alfabetização Estácio". As aulas são abertas a todas as idades e terão duração de quatro meses, iniciando em março.
O projeto acontece em cinco unidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão. É importante apoiarmos o projeto da Universidade nesse início, para que seja possível a expansão por todo o país!