Irei compartilhar com vocês um bate-papo que realizei com a Tainá Santana, estudante de Enfermagem da FMU. Com essa entrevista, busquei trazer um pouco da rotina dela para que os leitores possam conhecer o cotidiano nessa instituição e o método oferecido pela mesma.
Guia da Faculdade: Tainá, o que levou você a escolher a FMU?
Tainá Santana: O fato da FMU ser uma faculdade de qualidade e renome, e também por ter me identificado com a metodologia de ensino.
GF: Além das aulas teóricas, vocês possuem alguma outra rotina?
Tainá Santana: Sim, temos as aulas práticas que são muito importantes para os alunos, porque possibilita que a gente tenha um contato com a profissão.
GF: Qual o seu ponto de vista em relação à metodologia de ensino?
Tainá Santana: A FMU possui uma metodologia muito realística, posso dizer que traz um pouco da realidade para a sala de aula e isso é motivador.
GF: Das disciplinas que você teve até o momento, teve alguma que te impactou ou superou suas expectativas?
Tainá Santana: Sim, a disciplina “Estilo de vida, Saúde e Meio Ambiente”.
GF: Poderia falar um pouco sobre a disciplina?
Tainá Santana: Essa matéria meio que nos faz mudar um pouco a nossa perspectiva em relação a como nos vemos hoje. Muitos acham que o meio ambiente não se associa diretamente com a nossa saúde. Mas estão errados, se o meio ambiente estiver bem e for cuidado, nós também ficaremos bem podendo ter uma saúde melhor.
GF: Poderia nos dar um exemplo disso?
Tainá Santana: Claro, tem um exemplo que todos já conhecem: a poluição que danifica o meio ambiente e consequentemente nos prejudica.
GF: Esse é um ótimo exemplo!
Tainá Santana: Ainda podemos ir além, com um assunto atual, os descartes incorretos de lixo, como o plástico, por exemplo, que demora muitos anos para se degradar... acaba impactando não só em nós, como os animais marinhos que são os que mais sofrem com isso.
GF: Obrigada pelos exemplos, você gostaria de compartilhar algum diferencial?
Tainá Santana: Ah, tem algo que achei muito bacana, estudamos sobre a saúde de cada indivíduo por tópicos, não unem os assuntos e assim permite uma melhor compreensão.
GF: Poderia exemplificar?
Tainá Santana: Claro, estudamos separadamente a saúde da mulher, saúde do idoso, saúde mental, etc. Pois cada um tem sua particularidade e merece atenção total e facilita nosso aprendizado.