Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Alunos de Direito da Ucsal reativam o Centro Acadêmico Teixeira de Freitas

por Isaac Zedecc em 27/11/19

A vida universitária é uma constante evolução. Essa evolução começa desde a fase inicial quando ainda calouros, e passam a identificar os direitos e responsabilidades dentro de uma universidade. Porém, com o tempo, suas demandas vão mudando e a universidade precisa acompanhar essa evolução, adaptando-se às demandas dos estudantes, sempre que relevante e possível.

Na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), o Centro Acadêmico Teixeira de Freitas (CATEF) é a frente de representação dos estudantes de Direito. Sua principal função é aferir o que é de anseio coletivo dos estudantes e leva esses temas para discussão da coordenação e reitoria, para melhoria das mais diversas necessidades. O CATEF da Ucsal ficou fechado por dez anos, e somente em abril de 2019 o grupo de alunos da Gestão Reconstruir decidiu reativar o centro acadêmico, por meio do processo de candidatura e eleição, assumindo assim a gestão por um ano.

direito ucsal
Alunos integrantes da gestão (RE)Construir (Foto: Reprodução/Comunicação (RE)Construir)

A gestão (RE)Construir é composta por mais de 20 coordenadores, separados em setores de coordenação acadêmica, eventos, política, geral e de comunicação. Mesmo com as divisões, é uma coordenação horizontal, que não existe escala hierárquica e as decisões são feitas a partir de discussão e votação. Ainda existem os apoiadores, que não fazem parte das coordenações, mas integram a gestão de forma aberta.

Veja também: A estrutura e a formação pelo olhar de um estudante de Direito da Ucsal

“Tem sido um processo desafiador. Por se tratar de um movimento fechado há dez anos, tem todo um descrédito, assim como por conta do movimento de criminalização dos movimentos estudantis, onde as pessoas querem fazer assimilações político-partidárias, e principalmente o fator de baixa aderência do alunado”, disse Alex Vandiego, aluno do 8º semestre de Direito da Ucsal e participante da gestão (RE)Construir.

Para além das dificuldades, a gestão eleita para a reativação do CATEF tem realizado diversos projetos de apoio e integração aos estudantes, contando com parcerias com os professores e a universidade. Recentemente, foi realizado o Aulão Pré OAB para formandos de Direito. Além disso, uma série de medidas institucionais está em discussão com a coordenação para implementação de melhorias gerais no curso.

direito ucsal
Evento de integração gestão (RE)Construir (Foto: Reprodução/Comunicação (RE)Construir)

Outros eventos integradores, como “Roda de conversa: debates de gênero” e “GRIÔ: colóquio anti-racista”, acontecidos na Ucsal foram presentes nas pautas de realização da gestão. Esse tipo de evento promove contato com a gestão de outras universidades e até mesmo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), trazendo assuntos pautados na atualidade e relevância. 

“Fazer parte de forma efetiva desse ciclo enriquece muito a vivência acadêmica dentro de um curso, até porque isso acaba proporcionando momentos de lazer também, cria laços, vínculos e isso enriquece. Já que desopila a pressão de estar cursando ensino superior”, destaca Alex. 

Além de tudo, a gestão ainda conta com o apoio da coordenação do curso e reitoria da universidade, a fim de ouvir as demandas e dialogar as melhores formas de execução das solicitações.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54