Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Alunos da disciplina de "Felicidade" da Unicamp arrecadam mais de meia tonelada de alimentos para entidades beneficentes

por Marina Borges em 07/08/20

No início deste ano, a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (FEEC) passou a oferecer a disciplina “Felicidade”, inspirada em uma matéria que já existe há mais de dez anos na Universidade de Harvard. Embora tenha sido oferecida em uma faculdade de engenharia, o curso foi aberto a todos, inclusive para alunos de fora da Unicamp.

Leia também: Inspirada na Universidade de Harvard, Unicamp oferecerá a disciplina “Felicidade”

Neste primeiro semestre, foram mais de 500 inscritos, com idades entre 18 e 70 anos, das mais variadas áreas, de médicos e psicólogos a estudantes de filosofia e engenharia elétrica. De acordo com Marco Linhares, um dos idealizadores da disciplina, a diversidade de participantes foi um dos critérios de seleção, com o intuito de ter uma pluralidade de conhecimentos e alunos das mais diversas áreas, mas com um único objetivo em comum: aprender sobre felicidade.

Sucesso mesmo em meio à pandemia

(Foto: Acervo pessoal)
disciplina felicidade unicamp
As aulas da disciplina “Felicidade” foram on-line e contaram com diversos professores durante a pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, a disciplina, que ocorreria de maneira presencial, adaptou-se à nova realidade e seguiu no formato online, utilizando uma plataforma de reuniões. Dessa forma, alunos e professores passaram a se encontrar virtualmente todas as segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h. 

“Abrimos a primeira turma com 100 vagas, mas algumas aulas especiais são abertas à toda a comunidade e transmitidas ao vivo pelo YouTube, com as gravações disponibilizadas no nosso canal. Nas aulas, já tivemos a participação de professores como Lúcia Helena Galvão, Rossandro Klinjey, Luiz Gaziri, Lama Rinchen, Renan Hannouche e Dante Freitas”, informa Marco Linhares.

Um dos alunos da disciplina, Augusto Gouveia, que também é estudante de graduação em Matemática Aplicada e Computacional na Unicamp, comenta que desde o início do isolamento social houve um grande esforço para adaptar as atividades e os conteúdos presenciais ao meio virtual, o que, na visão dele, foi um grande sucesso.

“Eu diria até que as aulas foram essenciais para a saúde mental dos alunos nesse período, porque conseguimos conectar as pessoas por meio das atividades e gerar discussões profundas e insights úteis para toda a vida. A disciplina foi muito bem organizada e conseguiu criar uma comunidade incrível de pessoas dispostas a se ajudarem. Grande parte dos alunos pretende manter contato e continuar discutindo sobre diversos tópicos”, destaca Augusto.

Além disso, o estudante ressalta que o mais incrível foi terem fundado uma comunidade engajada na felicidade coletiva, algo que os alunos não costumam ver nas disciplinas da faculdade: a felicidade na prática.

Ação solidária

(Foto: Acervo pessoal)
disciplina felicidade unicamp
Alunos da disciplina arrecadaram mais de meia tonelada de alimentos para entidades beneficentes de Campinas

Após uma aula sobre empatia e solidariedade, os estudantes da disciplina “Felicidade” tiveram a iniciativa de promover uma campanha de arrecadação de alimentos para entidades beneficentes de Campinas. “Os próprios alunos se organizaram, escolheram as entidades que receberiam as doações e iniciaram o trabalho de arrecadação, que durou cerca de dois meses. A campanha contou com o apoio das empresas Selmi e Alibra, as quais forneceram parte dos alimentos”, explica Marco.

Os alimentos arrecadados ficaram na república de Augusto, em Campinas. Na primeira parte da doação, foram distribuídos quase 500 kg de alimentos para as entidades Perifa Campinas Contra a Fome, Seareiros Casa de Jesus, Esperança Sem Limites a Fome e União Cristã Feminina, tudo feito seguindo os protocolos de segurança. 

disciplina felicidade unicamp
Representantes das entidades beneficiadas foram buscar as doações (Foto: Acervo pessoal)

Augusto conta que a arrecadação surgiu justamente com a percepção de que os alunos deveriam aplicar aquilo que aprenderam na disciplina, transformando a compaixão estudada em uma ação aos que passam grandes apertos nesse período.

“Foi muito divertido, conseguimos arrecadar muito além do que esperávamos, tivemos alunos super engajados em falar com as empresas dos alimentos e vimos que mesmo um pequeno grupo pode fazer bastante diferença quando está engajado. Ao meu ver, é uma grande evidência de que mudamos o mundo a partir de pequenas atitudes”, declara o estudante.

disciplina felicidade unicamp
Augusto Gouveia participa da doação de alimentos (Foto: Acervo pessoal)

Para acompanhar como foi a distribuição dos alimentos arrecadados na primeira parte da doação, confira o vídeo a seguir:

Para quem quiser colaborar com a campanha, os organizadores estão recebendo a segunda parte dos alimentos, os quais serão distribuídos no dia 19 de agosto. Os interessados em ajudar essas entidades beneficentes podem realizar doações pela conta criada no PicPay, no perfil: @felicidade.unicamp.

Perspectiva da disciplina

De acordo com Marco Linhares, a pretensão é dar continuidade à disciplina “Felicidade” no próximo semestre. “Temos uma lista com centenas de alunos esperando abrir a próxima turma. Estamos viabilizando com a Unicamp o processo, tentando oferecer a disciplina em um novo formato, que contemple tanto os alunos que já fizeram a disciplina e querem continuar como toda a comunidade que está esperando a próxima turma. Por enquanto, os interessados podem se cadastrar por meio deste formulário”, aponta o coidealizador da disciplina. 

Para além das perspectivas, uma surpresa está confirmada: no encerramento do semestre da primeira turma da disciplina “Felicidade”, o escritor e professor Mario Sergio Cortella estará presente em uma transmissão ao vivo aberta para toda a comunidade. O fechamento do semestre ocorrerá no dia 17 de agosto, segunda-feira, às 10h, pelo canal do YouTube.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54